Questionário de recursos humanos para funcionários

Um questionário de Recursos Humanos para funcionários é um conjunto de perguntas enviadas aos trabalhadores de uma organização. Por exemplo, através de uma pesquisa on-line, com o objetivo de compreender seu nível de responsabilidade com a organização em geral.

Todas as empresas reconhecidas mundialmente possuem uma cultura de trabalho em que o comprometimento dos funcionários é valorizado. É um fato que os trabalhadores empenhados conseguem mais clientes, enquanto aqueles que não se perderão.

Algumas das principais métricas para medir o envolvimento dos funcionários são:

  1. Nível de motivação dos funcionários.
  2. Alinhamento do empregado com os objetivos gerais da organização.
  3. Humor e moral dos funcionários.
  4. Recolha de informação sobre como melhorar a produtividade do trabalhador através do compromisso.
  5. Analise as respostas da pesquisa no nível da equipe para uma avaliação comparativa entre as equipes.

A aplicação de um questionário de Recursos Humanos para funcionários e sua análise é fundamental para a criação de uma cultura de trabalho que cultive positivamente sua moral e seu estado de ânimo. E, assim, alcançar um aumento na produtividade e manter um ambiente de trabalho feliz.

Perguntas para um questionário de RH

Compartilhamos 20 perguntas importantes sobre o comprometimento dos funcionários que devem fazer parte do seu questionário sobre recursos humanos para funcionários. Essas perguntas ajudarão você a obter melhores respostas e medir níveis de comprometimento e identificar áreas que precisam ser melhoradas.

1. Você gosta de ir trabalhar todas as manhãs?

Esta é uma pergunta importante que você deve fazer a seus funcionários para saber se eles estão dispostos todos os dias ao ir trabalhar. De acordo com estudos realizados, 12% dos funcionários não têm motivação para comparecer ao trabalho todas as manhãs porque consideram suas tarefas chatas. Isso afeta sua produtividade e, ao mesmo tempo, seu compromisso.

2. Você sabe quais são as expectativas da organização para você?

Quando um funcionário se incorpora a uma organização, ele deve ter uma lista de suas principais áreas de responsabilidade. No entanto, com o passar dos anos, as expectativas mudam. É importante que o funcionário esteja ciente do que a empresa espera dele. Além disso, a organização deve saber se o funcionário está ciente disso.

Incluir esta pergunta em um questionário de Recursos Humanos para funcionários ajudará a tomar as medidas necessárias com base nas informações fornecidas nas respostas da pesquisa realizada.

3. Você está feliz em fazer parte da organização?

Essa é outra pergunta para um questionário sobre recursos humanos para funcionários. Quando uma organização tem essa pergunta em sua pesquisa sobre o comprometimento dos funcionários, a intenção é saber se eles estão felizes e se fazer parte da empresa faz parte de seus objetivos pessoais. Ao responder a essa questão, os trabalhadores podem declarar seu nível de felicidade e saber, dependendo da resposta, se sentem que possuem um futuro na organização.

4. Você acha que tem as habilidades necessárias para atuar nesse trabalho?

Se os funcionários tiverem as habilidades necessárias para realizar as tarefas designadas, eles serão contratados rapidamente e se sairão bem. Pelo contrário, se eles não têm o treinamento ou as ferramentas certas e não se comprometem o suficiente, isso pode afetar sua produtividade. Através das respostas coletadas ao aplicar um questionário de RH, uma organização pode saber o que precisa ser corrigido para melhorar seu comprometimento e desempenho. Veja: Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

5. Você se sente feliz em contribuir com suas ideias para a equipe?

O sucesso de uma organização depende em grande parte do trabalho em equipe. Ao incluir essa pergunta em um questionário de Recursos Humanos para funcionários, você pode saber se eles se sentem felizes e confiantes em compartilhar certas ideias. Isso significa que a organização está fazendo as coisas bem e isso certamente levará a uma força de trabalho mais envolvida.

6. O seu gerente ajudou você a ter sucesso na posição atual?

Dizem que os funcionários não saem de uma organização, eles deixam o gerente. Se uma empresa ajuda os funcionários a fazerem bem o seu trabalho e os equipam com as informações e ferramentas corretas, eles podem executar suas tarefas sem qualquer obstáculo, o que, por sua vez, ajudará a aumentar seus níveis de comprometimento no trabalho.7. Você acha que seu trabalho é reconhecido pela organização?

Aplicar um questionário de Recursos Humanos aos funcionários ajudará você a saber se sua equipe de trabalho se sente valorizada e se suas sugestões, comentários e contribuições são considerados importantes ou não. Se eles não se sentirem valorizados, há chances de que não sejam tão comprometidos como você esperaria que fossem. Veja também: Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

8. Você pensa em procurar trabalho em outra organização?

Essa é uma pergunta importante que você deve fazer ao implementar uma pesquisa para funcionários. Se um funcionário não está comprometido ou não está disposto a trabalhar em uma organização, certamente estará pensando em mudar de emprego. Se um número de funcionários responder “sim” a essa pergunta, então certamente há algo que a organização não está fazendo bem. 

9. Onde você se vê nesta organização nos próximos 5 anos?

Alguns funcionários têm metas de curto prazo e outras metas de longo prazo. Idealmente, o objetivo é associado à organização. Essa pergunta na pesquisa de engajamento dos funcionários ajuda a saber se os funcionários estão comprometidos em planejar seu futuro na organização. A resposta a essa pergunta pode determinar sua disposição de fazer parte da empresa.

10. Você tem acesso a ferramentas que o ajudam a fazer bem o seu trabalho?

As organizações precisam garantir que os funcionários tenham acesso a softwares e materiais de treinamento adequados para realizar seu trabalho. Você precisa considerar todos esses fatores com antecedência, mas, fique tranquilo. Se você ainda não pensou sobre isso, não é tarde demais para implementá-lo. Também recomendamos: Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

11. Você acha que o sistema ajuda você a cumprir suas tarefas?

Em uma organização, não apenas os gerentes são responsáveis por ajudar os funcionários a se destacarem. Além disso, o trabalho é o suporte de uma entidade. Antes de responder ao seu questionário de Recursos Humanos para funcionários, a empresa deve garantir que está lidando com os aspectos essenciais que facilitam seu desempenho e aumentam seu nível de comprometimento.

12. Você acha que há boas oportunidades de carreira para você nessa organização?

Quando um funcionário vê uma carreira profissional positiva dentro da organização, certamente coloca um esforço extra para permanecer alinhado com as tarefas e outros aspectos importantes relacionados ao seu trabalho. Se a maioria responder “sim” a essa pergunta, devemos parabenizá-lo por ser um bom gerente que perceba a importância dos níveis de comprometimento dos funcionários.

13. Você acha que, como organização, estamos alinhados com seus objetivos profissionais?

Uma organização deve estar ciente das decisões que um trabalhador toma em relação aos seus objetivos profissionais. Ao coletar as respostas, você pode conhecer suas intenções e se sentem apoio da empresa. Como medir a ética de trabalho em sua empresa?

14. Quais são algumas das coisas que fazemos bem nesta organização?

Inclua uma pergunta aberta no seu questionário de Recursos Humanos, isso permitirá que expressem livremente suas opiniões. Ao fazer essa pergunta, você pode saber quais são as coisas que você está fazendo bem. É importante levar a sério esse tipo de feedback e garantir que as modificações necessárias sejam feitas dentro da empresa.

15. Você tem uma compreensão clara de sua carreira?

Es importante incluir esta pregunta dentro de tu cuestionario de Recursos Humanos para empleados, ya que conseguirás saber si conocen sus objetivos y trayectoria profesional. Si se comprometen, estarán lo suficientemente motivados para alinear ambos elementos y lograr increíbles resultados.

16. Considere hipoteticamente, se você estiver deixando a organização amanhã, qual seria o motivo?

Um funcionário comprometido não sairá da organização aleatoriamente. Deve haver uma razão substancial para isso. É aconselhável que as empresas descubram sobre qualquer motivo que possa causar a renúncia de um funcionário. Leia também: Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

17. Com que frequência você recebeu recompensas por atingir suas metas?

Um funcionário comprometido sempre vai mais além para atingir seus objetivos. Incluir essa pergunta no questionário ajudará você a analisar qual é o desempenho líquido e com que dedicação trabalha para atingir seus objetivos dentro da empresa.

18. Você acha que é capaz de alcançar todo o seu potencial nessa organização?

Esta é uma questão importante para seus funcionários. Motivação e comprometimento são os dois pilares importantes de uma organização. Portanto, é necessário saber se os colaboradores são capazes de dar o melhor de si no ambiente de trabalho.

19. Você se vê trabalhando nesta organização em um ano?

Ao usar essa pergunta em seu questionário de Recursos Humanos para funcionários, você pode ter uma boa ideia de onde eles estão dentro da organização. É sempre bom estar bem informado e pensar no futuro. Isso é chamado de gerenciamento de planejamento e irá beneficiar a empresa a longo prazo.

20. Há mais alguma coisa que deveríamos ter incluído nesta pesquisa?

Se você esqueceu de fazer uma pergunta, os funcionários podem sugerir. As respostas ajudarão você a avaliar as perguntas que você pode ter incluído para medir seu comprometimento e coletar informações em primeira mão para melhorar seus processos de RH.

Dicas para escrever perguntas para um questionário de Recursos Humanos

  1. Peça mais informações e fale menos

Este deve ser o centro das perguntas em seu questionário. O objetivo deste processo é “ouvir” e aprender mais sobre os funcionários. Embora seja verdade que algumas questões exigirão informações contextuais, mantê-las no mínimo é fundamental para o sucesso geral da campanha de pesquisa.

  1. Certifique-se de que suas perguntas são fáceis de entender

Se uma pergunta parece ser muito longa ou complicada, ela pode ser dividida em outras e obter respostas mais claras. Isso ajuda, em particular, a obter melhores relatórios.

  1. Tenha pelo menos uma pergunta aberta

Selecione as palavras mais usadas e realize uma análise que ofereça uma visão poderosa do sentimento geral dos funcionários e do local de trabalho. Saiba mais em: Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado

  1. Perguntas abertas contra questões fechadas

Ao projetar as perguntas para o seu questionário de Recursos Humanos para funcionários, você deve manter um equilíbrio sistemático entre o uso de perguntas abertas e perguntas fechadas.

Embora as perguntas fechadas possam ajudá-lo a obter feedback quantitativo, as perguntas abertas levarão a um feedback qualitativo. Portanto, é essencial incorporar ambos para coletar dados sistemáticos que o ajudarão a medir o comprometimento de seus funcionários.

As pesquisas com funcionários permitem que as equipes de Recursos Humanos coletem feedback e forneçam as ferramentas necessárias para atingir um alto nível de desempenho no trabalho.

O feedback é a chave porque representa as vozes coletivas de sua base de funcionários, e não as vozes mais fortes de algumas pessoas.

Se você quiser criar facilmente um questionário de Recursos Humanos para os funcionários, a QuestionPro possui as ferramentas on-line para alcançá-lo.

Agende uma demonstração sem custo e conheça todas as funções da nossa plataforma.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.