Ética de trabalho: saiba como medi-la em sua empresa

Ética de trabalho: saiba como medi-la em sua empresa. Neste artigo, teremos algumas dicas que poderão ser utilizadas como ferramentas poderosas para o departamento de Recursos Humanos de sua empresa. O departamento de RH poderá compreender e medir a atitude das pessoas individualmente e em grupos, o que determina sua disposição de cooperar na organização. e alcançar as metas estabelecidas. Leia mais em: Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos
A moral do empregado é basicamente um comportamento humano, uma atitude dos membros de uma organização em relação ao ambiente geral que se reflete em seu comportamento de bem-estar, satisfação e felicidade.

Ter alto moral no trabalho é o resultado de altos níveis de satisfação e comprometimento dos funcionários, daí a importância de saber como medir a ética de trabalho e fazer as mudanças necessárias.

Perguntas para saber como medir a ética de trabalho

É essencial que as organizações saibam o motivo pelo qual sua equipe de trabalho não está comprometida ou feliz. Uma maneira inteligente de saber isso é se atentar para as preocupações dos funcionários e estar aberto a receber o feedback deles.
A implementação de uma pesquisa para funcionários é uma boa maneira de medir seus esforços a fim de melhorar a comunicação e receber seus comentários.
As perguntas a seguir devem ser adicionadas à sua pesquisa para receber o número máximo de respostas:

1. Com base em sua experiência, em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar essa organização para  seus amigos e colegas?

Essa é uma pergunta do Net Promoter Score que ajuda a entender a disposição de um funcionário em recomendar a empresa a seus amigos.

Esta é a pergunta mais poderosa e deveria fazer parte da pesquisa. Com base nas respostas recebidas, os funcionários podem ser classificados em três categorias:

Detratores: Funcionários que responderam com uma pontuação entre 0-6, não estão dispostos a recomendar a organização a nenhum dos seus conhecidos. Eles são aqueles considerados extremamente infelizes por alguma razão e o ressentimento se traduz na pontuação.

Passivos: Empregados que responderam com uma pontuação entre 7-8. São aqueles que não são considerados nem satisfeitos, nem insatisfeitos com a organização. Mantêm uma postura neutra.

Promotores: Funcionários que responderam com uma pontuação entre 9 e 10. Eles são os mais leais e promoverão sua organização e encorajarão seus amigos a participarem dela. Uma das razões pelas quais atuam assim se dá porque estão muito satisfeitos e comprometidos.

Leia mais em: Como elaborar um plano para participação dos funcionários

A importância do feedback dos funcionários

Uma coisa que vale a pena mencionar é que os detratores lhe darão um feedback honesto. Esses são os funcionários que estão extremamente insatisfeitos por fazerem parte da organização.

Obviamente você não pode deixar todos felizes, mas se você agir com base nos comentários genuínos recebidos desses funcionários, há possibilidades justas de que você pode aumentar sua ética de trabalho e ajudá-los a se destacar no ambiente laboral. Saiba mais em: Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona
2. Você acha que recebe reconhecimento pelo seu trabalho?

Dependendo da resposta do seu funcionário: “Sim ou Não”, você poderá entender se eles se sentem devidamente reconhecidos ou não na empresa. Se a resposta for sim, tudo bem. Mas, se a resposta for não, é de responsabilidade do gestor ir até a causa raiz do problema e descobrir o que não está funcionando. Por isso, é importante saber como medir a ética de trabalho e agir sobre ela.

3. Como você percebe a moral da empresa?

Você pode saber a opinião que os funcionários têm sobre o nível de moralidade da organização. Com base nas respostas recebidas, você poderá ser capaz de encontrar melhores maneiras de interação na equipe de funcionários e, deste modo, ajudá-los a estarem mais satisfeitos no ambiente de trabalho.

4. O estresse em seu local de trabalho está afetando sua vida fora da empresa?

Esta é outra questão importante. Se você quiser saber como medir a ética de trabalho, este questionamento deve fazer parte da sua pesquisa. A resposta para essa pergunta pode ajudar as empresas a determinar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de um funcionário.

Considera-se que o estresse é um dos fatores que mais levam à insatisfação no trabalho. Se esse for o fator, a organização deve procurar medidas corretivas que ajudem os funcionários a equilibrar suas vidas dentro e fora da organização.


5. Você consegue gerenciar sua carga de trabalho com eficiência?

É essencial fazer essa pergunta para entender qual é a quantidade de carga de trabalho atribuída a um funcionário. A distribuição da carga de trabalho deve ser criteriosa, cada membro da equipe deve estar ciente de seus papéis e responsabilidades, juntamente com a natureza do trabalho.


6. Você se sente respeitado em seu local de trabalho?

O respeito é um dos fatores mais importantes no ambiente de trabalho. Se seus funcionários não se sentirem respeitados, sua ética certamente diminuirá. É importante tratá-los com máxima dignidade. Através de uma pesquisa para medir a ética de trabalho, as organizações podem saber como seus funcionários se sentem com respeito a isso.


7. Qual é o relacionamento que você compartilha com seu líder ou gerente?

Uma relação de trabalho saudável com líderes ou gerentes é um sinal de ética elevada. Se seus funcionários responderem positivamente a esta pergunta, não há muito com o que se preocupar, mas se a resposta for negativa, a organização precisa pensar em traçar uma mudança de perspectiva na cultura de trabalho. Saiba mais sobre a cultura de trabalho em: A receita secreta para uma boa cultura corporativa

8. Você acha que a empresa se importa com você?

Manter os funcionários felizes é uma maneira de demonstrar preocupação. Se, por algum motivo, seus funcionários sentirem que não são bem cuidados, não corresponderão ao sentimento de pertencer à empresa. Se você quiser que eles se preocupem com os objetivos da organização, dê o primeiro passo se preocupando com eles.


9. Como você define sua comunicação com a direção?

A administração de muitas organizações começou a implementar uma política de portas abertas, na qual os funcionários podem dizer a verdade e ainda ter a confiança de que isso não terá repercussões negativas, como o fato de o funcionário perder o emprego. A comunicação deve ser transparente, sem preconceitos ou medos.


10. Você se sente seguro neste trabalho?

Esta deveria ser uma pergunta a seguir da questão anterior. Atualmente, um dos problemas mais importantes enfrentados por um funcionário é a segurança no emprego. Se você cometer um erro, a organização deve primeiro tentar corrigi-lo e, em seguida, encontrar o motivo do erro. Não decida simplesmente demiti-lo. Isso passará  uma mensagem negativa para toda a equipe de trabalho.


11. Quão satisfeito (a) você está com o salário e outros bônus fornecidos nesta empresa?

A questão financeira é um fator importante. Se os funcionários não estiverem satisfeitos com a remuneração oferecida, você deve entender o porquê isso acontece. Ou eles estão sobrecarregados e recebem mal ou simplesmente esperam um aumento no salário. Peça as razões da sua insatisfação e aja de acordo.

12. Nos últimos 6 meses, alguém no seu local de trabalho lhe informou sobre o seu progresso?

Se você quer que sua equipe de trabalho seja excelente, ajude-os dando um feedback genuíno e 100% autêntico que os ajudará a melhorar suas estratégias e mentalidade. Isso irá desenvolverá uma melhoria da comunicação. Como gerente e líder de uma equipe, é sua responsabilidade ajudar os membros de sua equipe a crescerem.

13. Você acha que sua opinião é importante para sua equipe?

Se um empregado não se sentir valorizado, certamente ele terá uma ética baixa. Isso pode afetar negativamente seu progresso, assim como o progresso de sua organização. Leia mais sobre comunicação com o líder em: Comunicação do líder com sua equipe

14. Com que frequência você recebe elogios no local de trabalho?

Aprecie o que seus funcionários fazem pela organização, mas não os repreenda se eles não tiverem sido capazes de realizar determinada tarefa. Permita-os fazer o melhor que puderem e sair de todas as situações desafiadoras de uma maneira positiva. Incentive-os a dar o melhor de si e experimentar a mudança. 

15. Você conhece as expectativas que a organização tem para você?

Uma organização deve mostrar as expectativas que tem dos funcionários e isto deve ser colocado na mesa para discussão. Se um empregado vai passar de 8 a 10 horas, 52 semanas e ano após ano em uma organização, ele é responsável por esclarecer todas as expectativas.


Elaborar uma pesquisa para medir a ética de trabalho

É essencial que o processo para saber como medir a ética de trabalho de uma organização comece com o desenho de uma pesquisa ou um questionário que contenha as perguntas certas.
Uma pesquisa é uma ferramenta poderosa que ajuda a coletar feedback e, se usada da maneira correta e com a abordagem adequada, pode ajudar a melhorar positivamente o ambiente de trabalho.

1. Crie sua pesquisa com as perguntas certas: as perguntas que você faz aos seus funcionários determinarão o tipo de informação que você receberá deles. Use perguntas essenciais. Faça uma mistura de perguntas abertas e fechadas para alcançar um equilíbrio.

2. Mantenha sua pesquisa simples: como humanos, temos uma tendência a complicar demais as coisas. É aconselhável que sua pesquisa seja simples e não inclua muitos termos técnicos que não sejam facilmente compreendidos.

3. Teste sua pesquisa antes de aplicá-la: é importante que você corrija sua pesquisa e tente detectar possíveis erros antes de enviá-la a seus funcionários. Algo tão valioso quanto o feedback, é o uso de uma plataforma livre de erros. Faça uma pesquisa teste antes de aplicar sua pesquisa final.  Saiba mais em: Modelo Racional de Perguntas e Perguntas de entrada


É mais fácil falar do que fazer. Se você quer resultados, é necessário investir tempo e esforço. Apenas o fato de aprender a medir a ética de trabalho não vai melhorar sua empresa. Como uma organização, os funcionários irão até você com as mais distintas preocupações. Abordá-los com a atitude certa, proporcionar capacitação, fornecer treinamento e outros workshops para ajudá-los a aperfeiçoar suas habilidades, também trabalhar para melhorar seus níveis de satisfação e comprometimento no ambiente de trabalho.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.