Estratégia de atendimento ao cliente: 5 passos para criar uma eficaz

Se você deseja ter uma cultura de serviço que realmente funcione, planeje sua estratégia de atendimento ao cliente corretamente. Além disso, devem fazer parte dos seus objetivos, tanto globais quanto de cada funcionário; para garantir que a organização realmente atinja seu objetivo geral relacionado ao atendimento ao cliente.

É por isso que é um fator vital que os funcionários realmente entendam a importância da experiência do cliente e definam uma estratégia que ajude a criar e fortalecer uma cultura de serviço.

 Como criar uma estratégia de atendimento ao cliente 

1.   Certifique-se de que todos saibam o caminho a seguir

 primeiro passo na criação de uma estratégia de atendimento ao cliente é comunicar aos seus funcionários a visão que você tem dele. Os funcionários precisam entender o que o serviço ao cliente significa para a visão e os objetivos da organização. Assim como entender sua responsabilidade individual para atingir a meta da organização.

Uma empresa que compartilha uma visão de atendimento ao cliente e ensina aos seus funcionários habilidades relacionadas ao assunto, oferecerá um serviço melhor e uma experiência incomparável aos seus consumidores, em comparação com organizações que permitem que apenas o gerente cuide problemas ou lide com as reclamações dos clientes.

Conheça a importância do atendimento ao cliente na sua empresa

2.   Avalie as necessidades de seus clientes

É essencial encontrar o que os clientes querem e fazer um plano para atingir essas necessidades e não lançar produtos e serviços que não atendam às necessidades dos consumidores.

 O primeiro passo é conversar com os clientes para ter uma ideia de sua percepção relacionada a seus produtos e serviços e determinar quais são suas expectativas e necessidades.

A avaliação das necessidades do cliente é feita solicitando comentários de seus clientes. Por exemplo, através de pesquisas de satisfação e desenvolvendo um plano abrangente para atender e superar suas necessidades.

Tenha em mente que o comportamento do consumidor está mudando constantemente devido aos múltiplos estímulos aos quais ele está exposto, então medir suas expectativas é uma necessidade.

Saiba sobre: Banco de informações para uma pesquisa: identifique seus clientes fiéis

3.   Contrate os funcionários adequados

Outra estratégia de atendimento ao cliente é contratar funcionários sempre tendo em mente que o cliente vem em primeiro lugar.

Ao contratá-los, verifique se eles têm a disposição e o conjunto de habilidades necessárias para ajudar no suporte ao seu serviço. Se você contratar corretamente, seus funcionários terão a capacidade natural de atender bem seus clientes. Treinamento e atualização constante são essenciais para alcançar bons resultados.

A empresa deve oferecer a seus funcionários as informações necessárias para que eles entendam a maneira pela qual devem responder às necessidades de cada cliente. Os funcionários devem ter clareza sobre o que você espera deles.

Por exemplo, ensine-os a responder a reclamações que os clientes possam ter, estar atentos aos clientes, trabalhar para atender às necessidades do seu público e todos os padrões gerais relacionados ao serviço da sua organização.

Escute a Opinião do cliente

4.  Defina metas relacionadas ao atendimento ao cliente

Uma vez que as necessidades e expectativas do cliente são identificadas e a satisfação é medida, é hora de criar objetivos para atingir as metas.

 Os funcionários precisam entender quais são os objetivos e que podem ajudar a organização a alcançá-los. Se os funcionários não corresponderem ao padrão estabelecido, encontre o motivo e corrija-o.

Como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente, crie uma pesquisa de ambiente de trabalho e alinhe os resultados aos objetivos de sua empresa.

Veja também: A voz do cliente: como usá-la para melhorar seu serviço

5. Meça seus resultados e reconheça seus funcionários pelo bom atendimento

Os funcionários devem entender realmente como o serviço deles afeta positiva ou negativamente toda a organização e seu desempenho. Compartilhe a experiência de compra do cliente com seus funcionários e, se houver algo negativo, cuide disso.

Também é importante recompensar os funcionários pelo bom atendimento ao cliente. Reforço positivo é sempre necessário, mas para conseguir isso, você precisa identificar quem são seus clientes; o que eles querem e, com base nisso, desenvolver estratégias para atender às suas necessidades. Uma boa estratégia de atendimento ao cliente é o que separa as organizações de sucesso das demais.

Também recomendamos:

Guia para atendimento ao cliente em pequenas empresas

O impacto do uso da internet no atendimento ao cliente

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.