Banco de informações para uma pesquisa: identifique seus clientes fiéis

A lealdade é um conceito em que os especialistas em marketing investiram tempo e recursos para entender e dominar. Uma estratégia para isso é criar um banco de informações para uma pesquisa de clientes que identifique quem é o mais leal e gera mais recursos para o negócio.

A lealdade é uma das questões que mais preocupam a todos. Tanto os grandes negócios quanto os que estão apenas começando. Algumas coisas que aprendemos sobre os clientes e sua fidelidade à marca são:

  1. Compartilhar experiências com a família, amigos e colegas não é um problema para os clientes satisfeitos.
  2. Quando os consumidores encontrarem um fornecedor que eles gostem, voltarão e comprarão novamente.
  3. Eles sabem o que gostam e estão satisfeitos com sua escolha.

É importante mencionar que satisfação e lealdade não são a mesma coisa, mas que a satisfação é um componente de lealdade, mas não sua totalidade. Como cliente, você pode estar satisfeito com um produto ou serviço, mas pode decidir não continuar a relação comercial. É completamente provável que os clientes tenham mais de um fornecedor e, claro, que estejam satisfeitos com todos eles. Por isso, a importância de ter um banco de dados para uma pesquisa e obter o feedback que nos dá mais clareza ao agir.

Crie um modelo de banco de informações para uma pesquisa que funcione

Rentabilidade, no que diz respeito aos clientes fiéis, é muito importante. Uma análise aprofundada pode levá-lo à conclusão de que uma parte de sua base de clientes leais não é realmente lucrativa. Eles “recompensam” você com sua lealdade, mas podem não estar consumindo nada da sua empresa ou marca.

A identificação desse grupo e a criação de esforços para fazer com que esses clientes passem para a cadeia de lucratividade é uma questão que os especialistas de marketing devem levar em conta.

 Voltando à discussão de medir a lealdade, você pode criar um banco de informações para uma pesquisa que ajuda a identificar a satisfação do cliente. Assim como também, a probabilidade de os consumidores repetirem a compra e recomendarem seu produto ou serviço. Recomendamos usar a pergunta do Net Promoter Score ao aplicar seu questionário, é muito eficaz.

Veja também: Qual é a diferença entre os dados primários e secundários?

O quanto seus clientes te recomendam? Utilize a fórmula NPS

Classifique os clientes 

Um cliente seguro é um cliente satisfeito que definitivamente fará uma segunda compra e o recomendará a outras pessoas. Clientes que estão fora deste prazo podem deixar de ser clientes.

Depois que a pesquisa for aplicada ao seu banco de informações , verifique suas respostas e classifique-as como satisfeitas ou insatisfeitas. Aqueles que obtenham uma pontuação de 7 ou 8 em uma escala de 11 pontos podem ser considerados clientes fiéis, mas precisam de algo “extra” para movê-los para a área segura.

Os clientes que tiverem menos pontos do que os mencionados, devem ser tratados com urgência para não perdê-los; criar um banco de informações e aplicar uma pesquisa para conhecer suas necessidades ou problemas. Lembre-se: Cálculo NPS. Cliente insatisfeito = renda em risco

Ao acompanhar a lucratividade, você pode vincular a pontuação de segurança do cliente a sua lucratividade e avaliar melhor o impacto da lealdade no resultado.

Ter um banco de dados vale a pena. É importante saber quem são aqueles que mantêm uma empresa e aqueles que a fazem crescer mesmo em tempos estáveis. Crie um banco de dados para uma pesquisa e concentre seus esforços de marketing nos clientes certos e traga benefícios reais para sua empresa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Como elaborar uma avaliação NPS?

Análise de dados para o crescimento do seu negócio

Coleta de dados internacional: saiba do que se trata

O quanto seus clientes te recomendam? Utilize a fórmula NPS