Opinião do cliente: saiba como obter feedback através de uma pesquisa

Os clientes são os ativos mais valiosos de uma empresa e, portanto, é muito importante ouvi-los. A comunicação bidirecional sempre melhora a qualidade do relacionamento. É por isso que escrever corretamente uma pesquisa de opinião com o cliente permitirá que você conheça as experiências, opiniões e preferências de pessoas que confiaram em seus produtos e serviços.

Uma pesquisa com clientes ajudará você a ouvir a voz dos clientes sistematicamente. Os dados coletados por meio de uma pesquisa de feedback podem fornecer informações que ajudarão você a tomar melhores decisões.

Fazer as perguntas certas ajuda a saber quem são seus clientes promotores, prejudiciais ou passivos. Ter esta informação em mãos irá ajudá-lo a prever a demanda no futuro e oferecer aos seus clientes o que eles querem.

Dicas para escrever uma pesquisa de opinião do cliente

1. Pense no propósito e dê a ele um título apropriado

Reflita sobre o motivo da criação de uma pesquisa de feedback. Dê-lhe um título que convida os leitores a darem seus comentários. As pesquisas geralmente são enviadas por e-mail ou incorporadas em um site.

Se o título da pesquisa não corresponder ao objetivo para o qual foi criado, você não obterá uma taxa de resposta suficiente. Faça uma breve introdução sobre o motivo da pesquisa para que as pessoas possam decidir se querem ou não responder.

Conheça O que é CX – e qual sua importância no âmbito corporativo

2. Selecione o público correto

Uma das chaves para obter mais respostas em uma pesquisa de feedback on-line é segmentar as pessoas certas. Se os seus clientes acharem que você está enviando o convite para responder à pesquisa de feedback aleatória, eles provavelmente presumirão que responder a pesquisa pode não valer a pena. Quando as pessoas sentem que receberão algo em troca (pelo menos satisfação), se sentem mais obrigados a agir e reagir.

Por exemplo, se você quiser investigar qual é o sabor de sorvete favorito da população feminina entre 18 e 25 anos, filtre seus contatos de e-mail com base nesses critérios e envie o link de pesquisa apenas para eles. 

Leia também: Faça uma pesquisa do NPS diretamente no Intercom com o QuestionPro CX

3. Selecione o software de pesquisa apropriado para a opinião do cliente

Na era digital, quase ninguém usa uma pesquisa em papel para coletar informações. Você pode usar o software de pesquisa para projetar, distribuir e analisar os resultados.

Escreva as perguntas para que as respostas sejam quantificáveis e mensuráveis.

Veja: Reclamações de clientes: 6 dicas para transformá-las em elógios

Ao escrever uma pesquisa de opinião do cliente, em vez de perguntar: “Você gosta do nosso produto?”, Pergunte: “Avalie as seguintes características de 1 a 5” ou “Em uma escala de 1 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nosso produto para seus amigos e familiares?

No primeiro caso, o entrevistado pode responder sim ou não, mas você não será capaz de distinguir o que ele gosta sobre seu produto e o quanto ele gosta dele.

Um software de pesquisa oferece uma ampla variedade de tipos de perguntas para você escolher. Você também pode usar um modelo de pesquisa já preparado ou uma biblioteca de perguntas para economizar tempo e esforço.

Além disso, com uma ferramenta de feedback de 360 graus, você pode gerar vários relatórios, como comparação de pesquisa, análise conjunta, análise GAP, análise TURF, etc. Também pode enviar lembretes para aqueles que ainda não iniciaram ou concluíram uma pesquisa de opinião do cliente.

Poucos programas de pesquisa também têm a capacidade de se integrar com aplicativos comerciais e de marketing comumente usados, o que facilita o processo.

3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

4. Personalize sua pesquisa de acordo com sua marca

Uma pesquisa de opinião ajuda você a interagir com seu cliente e garante que você se preocupe com ele. Certifique-se de criar uma imagem profissional que corresponda à voz de sua marca. Use fontes, cores, imagens e logotipos apropriados que os lembrem da sua marca e reforcem-a.

Veja também a Importância do feedback do cliente

5. Crie uma página de agradecimento

Conclua sua pesquisa com uma observação de “Obrigado por concluir a pesquisa. Agradecemos seu precioso tempo e nos ajude a atendê-lo melhor”. Você também pode recompensar seus clientes, oferecendo-lhes algum tipo de incentivo para responder sua pesquisa.

Escrever uma pesquisa de opinião do cliente corretamente, levando todos esses pontos em consideração, ajudará você a coletar informações úteis e aumentar o sucesso do seu negócio. Envie essas pesquisas uma ou duas vezes por trimestre e saiba o que você pode fazer para melhorar.

Recomendamos também: Conselho consultivo de clientes: como gerenciá-lo?

Você quer saber todas as funções oferecidas pela QuestionPro? Agende uma demonstração com um de nossos especialistas.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram