Perfis dos clientes – como criar através de uma pesquisa

A desordem faz parte do mundo da publicidade. E isso acontece em todos os tipos de publicidade, não importa se é por telefone, anúncios, televisão ou rádio. O que todas as pessoas encarregadas da publicidade querem saber é como evitar esse distúrbio e criar perfis dos clientes para atingir o público-alvo. A empresa global Research Now, apresentou um estudo de caso focado em conhecer mais detalhes sobre os cuidados pessoais das mulheres, um dos mercados mais difíceis de atingir.

Como definir os perfis dos clientes

Você pode definir seus clientes de acordo com critérios como:

demografia: sua idade, sexo, renda etc.

Psicografia: seu tipo de personalidade, preferências, etc.

Research Now e seu parceiro Flurry Network se uniram para fornecer aos gerentes de marketing de uma empresa multiglobal um método para resolver esse distúrbio. Esse método inclui dados de comportamento móvel e perguntas de triagem em pesquisas para criar melhores conexões.

Existem quatro variáveis importantes quando nos referimos aos dados de comportamento móvel disponíveis: o conteúdo consumido, o tipo de dispositivo móvel usado, o local de uso e a hora. Essas variáveis foram coletadas através das redes de publicidade que distribuem os anúncios. Ao combinar essas variáveis, foram capazes de obter uma medida de comportamento.

As medidas comportamentais podem ser muito eficazes na previsão, mas não têm a capacidade de medir as atitudes e intenções por trás do comportamento. Este é o momento em que uma pesquisa deve fazer seu trabalho. No caso do estudo que hoje nos preocupa, uma mistura de questões psicográficas e de uso foi usada junto com os dados móveis obtidos.

Leia também: Aprenda como criar um perfil do cliente e conheça seu público

Qual o objetivo?

O objetivo do teste foi medir o reconhecimento da marca, o quanto eles se lembraram da mensagem e sua relevância entre um grupo de mulheres de 18 a 49 anos; sem exposição à publicidade e dois grupos aleatórios da mesma população. O resultado final obtido pelas conexões; que mediam a memória e a relevância da mensagem publicitária, foi um aumento significativo nas conexões no canal de vendas da marca.

Esse teste revelou que, com essa melhoria na orientação publicitária, uma marca pode atingir seus objetivos; direcionando sua mensagem de acordo com os perfis de clientes. O teste também abriu as portas para testar esse método de orientação por meio de outras categorias. (Comportamentos móveis e melhorias na pesquisa). Também existem outros planos de teste que podem se concentrar na variação do formato do anúncio. Assim como também na otimização da mensagem para diferentes segmentos de destino.

 Por isso, uma pesquisa on-line é a ferramenta ideal para conhecer os perfis dos clientes.

Dicas para gestão de clientes: 5 passos que você precisa seguir

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Banco de informações para uma pesquisa: identifique seus clientes fiéis

Recomendações para sua próxima pesquisa on-line

Comunidades digitais, conheça o perfil de seus participantes.

Comunidades de marca, temáticas ou genéricas: qual me convém?