Aprenda como criar um perfil do cliente e conheça seu público

Compreender os consumidores é essencial para qualquer negócio. Se você passou muito tempo em marketing ou vendas, ouviu o termo perfil do cliente. Ele é criado para representar os usuários típicos de um produto ou serviço. E, é usado para ajudar a tomar decisões centradas no consumidor sem confundir o alcance do projeto com a opinião pessoal.

Dependendo da empresa e do contexto, o perfil do cliente pode incluir elementos diferentes. Você pode criar um perfil geral que mostre o tipo de consumidor com maior probabilidade de visitar sua empresa. Como encontrar o seu mercado-alvo?

Dicas para criar um perfil do cliente adequado ao seu negócio

Em seguida, temos para você um guia rápido do caminho que você deve seguir para criar o perfil do cliente certo.

Conheça os produtos e serviços que você oferece e a maneira como eles são usados

Este é o primeiro passo para criar um perfil do cliente e entender seus produtos, serviços e a missão da organização. Além disso, permite que você entenda quem quer como cliente. Também como isso se relaciona com a maneira como você desenvolve seus produtos.

A maneira como posiciona seus produtos e serviços afeta o tipo de pessoas que decidem usá-los e devem ser monitorados para garantir que sejam de grande valor para seus clientes.

Examinando o uso que o cliente faz de seus produtos e serviços, você poderá ver as alterações que ocorrem ao longo do tempo e responder. Ou seja, a maneira como você se adapta às necessidades deles. Veja: Comunidades Online: Conheça o Perfil de Seus Participantes.

Receba feedback dos clientes

Para obter um perfil do cliente mais preciso, é necessário pesquisar seu público e obter sua opinião sobre suas ofertas e a percepção de sua empresa.

É possível conseguir que os clientes participem. Por isso, oferecer incentivos pode ser uma ótima ideia para motivá-los. Também recomendamos que você faça uma pesquisa agradável. Os clientes não vão parar de responder se começarem a se sentir sobrecarregados. Também recomendamos: 3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

Identifique o cliente com base em fatores demográficos e comportamentais

Você está no processo de encontrar seu público-alvo, mas também precisa identificá-los em um nível mais profundo. Descubra os seus interesses, sexo, função de trabalho, localização e muito mais. Quanto mais informações você puder reunir sobre elas, maior será a probabilidade de o cliente fazer negócios com você. Importância do feedback do cliente

Mantenha os perfis dos clientes atualizados

Depois de reunir todas as informações necessárias para criar seu perfil do cliente, documente as descobertas em um banco de dados.

Você pode organizar o documento por demografia, comportamentos, hábitos, psicografia, etc. Leia também: Confira os 10 passos para entender melhor o cliente

Pesquise seus clientes para entender melhor seus hábitos, preferências e interesses.

Por fim, recomendamos que você avalie seus clientes trimestralmente para se manter atualizado sobre seus hábitos, preferências e interesses. Isso sempre mudará com o tempo, com base na experiência do cliente e nas tendências do mercado.

Envie uma nova pesquisa quando sua empresa evoluir e tentar algo novo. É sempre importante obter feedback dos clientes depois que sua empresa lança algo. O feedback que você receberá lhe dirá o que funcionou e o que precisa ser melhorado. A experiência do cliente, saiba como melhorá-la na sua empresa

Conhecer o perfil do cliente permitirá que você tome melhores decisões relacionadas ao serviço oferecido pela sua organização, à medida que cresce e evolui.

A QuestionPro possui ferramentas on-line e off-line para ajudá-lo a coletar os comentários de que você precisa. Agende uma demonstração e conheça todas as funções da nossa plataforma.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.