Comunidades de marca, temáticas ou genéricas: qual me convém?

Os painéis e comunidades de pesquisa on-line (MROC) são uma das tendências mais recentes relacionadas à pesquisa de mercado e extração de insights. Muitas organizações optaram por esse tipo de pesquisa para garantir altas taxas de resposta, enriquecimento de informações por meio de estudos longitudinais. Assim como também a possibilidade de realizar pesquisas qualitativas mais profundas; difíceis de alcançar usando apenas pesquisas ou questionários. Com esse boom, muitos departamentos de marketing de negócios e casas de pesquisa de mercado receberam a tarefa de criar suas próprias comunidades de marca. Ou formar parcerias com fornecedores para realizar investigações longitudinais. Com maior taxa de resposta e maior eficácia em criação de perfil do que estratégias convencionais.

Ainda que existam várias formas diferentes de como criar e gerenciar comunidades on-line; existem linhas de início recomendadas para gerar uma comunidade saudável que permitem obter informações confiáveis e valiosas para tomar decisões. Uma dessas linhas de inicio consiste em determinar a naturalidade que tende à comunidade em relação aos membros.

Existem três tipos de comunidades de pesquisa online:

  •     Comunidades de marca
  •     Temáticas ou de nichos
  •     Comunidades genéricas

A seguir, nos aprofundaremos na descrição de cada um delas. Assim como também as principais características e vantagens que obtemos ao realizar pesquisas de mercado.

Como podemos criar uma comunidade de pesquisa on-line?

Comunidades de marca

São comunidades que têm a identidade da marca de uma empresa em particular. Elas se dedicam única e exclusivamente à pesquisa com seus clientes e / ou fãs da marca. Como característica, têm uma taxa de fidelidade mais alta, dependendo da marca patrocinada pela comunidade. Além de serem preferidas por empresas com departamentos de marketing ou pesquisa próprias. Pois, oferecem a possibilidade de realizar estudos mais fundamentados; de acordo com os objetivos específicos da marca ou empresa, sem que este último seja um fator de desvio que afete a pesquisa. Criação de comunidades e a relação com a antropologia e o marketing

Algumas vantagens oferecidas por esses tipos de comunidades são a possibilidade de realizar estudos de avaliação da marca própria. Também o gerenciamento de comentários negativos e reclamações. Com a finalidade de evitar a viralidade de comentários ruins nas redes sociais. E, até a agregação de valor à marca por disponibilizar um espaço privado no qual os clientes se sintam ouvidos.

Um exemplo desse tipo de comunidade é o gerenciado pela TV Azteca. Uma das redes de televisão mais importantes do México e da América Latina. Ela realiza avaliações do conteúdo de seus canais usando esse tipo de comunidade com um público fanático da marca.

Veja: Dicas para comunidades on-line: as pessoas respondem a incentivos

Comunidades temáticas ou de nichos

 Esse tipo de comunidade tem a característica de não ter o patrocínio visível de uma marca comercial. Normalmente patrocinado por uma marca criada especificamente para a comunidade, esse tipo de painel concentra-se em alguma questão que atrai um determinado nicho de mercado para participar. Por exemplo, existem comunidades de viajantes, donas de casa, jovens, entre outros. Os principais administradores desse tipo de comunidade são os departamentos de marketing de empresas que buscam gerar pesquisas no mercado em geral; sem uma marca distorcendo a qualidade dos insights obtidos. Assim como também, as agências de pesquisa interessadas em conhecer o comportamento de uma empresa. nicho ou setor com o objetivo de vender as informações para diferentes empresas de tema semelhante.

A principal vantagem que esse tipo de comunidade pode oferecer é a concentração e a qualidade das informações obtidas sobre um tópico específico. Por exemplo, em uma comunidade específica de viajantes, foi possível obter informações detalhadas sobre tópicos de gastronomia exótica, destinos turísticos, hábitos de viagem, etc. Também é muito comum que a afinidade dos participantes defenda uma maior interação entre eles; o que se traduz no enriquecimento das informações obtidas por meio da extração de insights resultantes da conversa espontânea dos participantes do painel.

Leia também: 3 dicas para o sucesso da comunidade online

Comunidades genéricas

Utilizado quase inteiramente por agências ou casas de pesquisa de mercad; esse tipo de comunidade geralmente possui o maior número de membros do painel com uma infinidade de perfis. Com o objetivo de realizar estudos de várias áreas, dependendo do perfil dos membros de uma comunidade. .

Uma das características desse tipo de comunidade é a construção de amplos perfis por pessoa. (com informações geográficas, demográficas, psicográficas etc.) que permitem segmentar amostras da comunidade para realizar estudos específicos. Ou seja, em uma comunidade genérica podem ser realizados estudos sobre hábitos de dona-de-casa e bens de consumo relacionados ao setor automotivo. Comunidade de clientes: crie uma na sua empresa

Embora o índice de resposta e lealdade seja menor nesses tipos de comunidades, eles têm a vantagem de serem os mais lucrativos; oferecendo a possibilidade de obter informações genéricas mais fáceis de vender para empresas de diferentes setores.

Construir uma comunidade pode ser um trabalho árduo e caro se você começar a fazer sua própria programação. Felizmente hoje existem vários softwares especializados que permitem criar sua própria comunidade de pesquis. Isso sem ter que programar um site por conta própria. Nesse caso, é importante determinar quais são nossos objetivos de pesquisa. Assim, garantindo que a plataforma que escolheremos para construir nossa comunidade não tenha problemas na adaptação.

Conheça também Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Na QuestionPro, temos ferramentas para criar comunidades online para pesquisas que atendem às suas necessidades de informações. Entre em contato e obtenha mais informações.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.