Comunidades digitais, conheça o perfil de seus participantes

Você já fez parte de uma comunidade digital? Quantas pessoas haviam? 50, 100, 200? São poucas as comunidades online que possuem um número grande de integrantes. A finalidade das comunidades digitais é que os participantes tenham interesses em comum, interajam e proporcionme informações de grande importância para os pesquisadores.

Regularmente a comunidade digital forma parte de um projeto de duração de curto prazo; não mais que meio ano. Quando estamos fazendo uma pesquisa de caráter qualitativo, temos que utilizar a metodologia adequada para administrar uma comunidade online e que cumpra com a obtenção dos resultados esperados.

Comunidades digitais: recomendações para ter êxito 

  • Qual é seu grupo de interesse? Defina o seu alvo e tenha segurança de entender as necessidades do cliente. Confirme que todas as partes envolvidas no processo de seleção dos participantes tenham esta informação de maneira clara. A fim de que não convide a sua comunidade, pessoas que não tenham o mesmo propósito do estudo da pesquisa.
  • A integração dos membros da sua comunidade é um dos passos mais importantes, assegure que isso ocorra por meio dos canais corretos, para assim alcançar a taxa de resposta adequada. Escolha a plataforma de recrutamento de participantes mais eficaz e revise que seus convites não cheguem aos e-mails dos usuários em forma de spam.
  • Se um ou mais participantes não cumprem com as características que se requer para formar parte das comunidades digitais, o melhor será não inclui-lo; ou substitui-lo caso ele já faça parte do projeto.
  • Meça seus tempos. Estabeleça um plano corretamente para que você possa participar da comunidade online e que o objetivo seja alcançado. Participe as vezes que necessites ou com uma frequência que convenha a seus interesses; para assim obter a informação desejada no tempo estimado para realizar sua pesquisa.

A importância da informação

Um dos pontos mais importantes a considerar é a informação da plataforma online, na qual se encarrega de captar a atenção dos participantes da Comunidade. Sempre deve-se apostar na qualidade do recrutamento dos seus participantes e oferecer toda a atenção necessária para que se sintam parte do projeto; e assim alcançar o êxito desejado.

Dar segurança aos participantes de uma comunidade é outro requisito indispensável para alcançar os objetivos. Leve em consideração privacidade para criar um ambiente de confiança.

Há pessoas que possuem dúvidas no momento de escolher os participantes de uma comunidade online; outros preferem recorrer à pessoas que tenham participado de outras dinâmicas. Como por exemplo, respondendo pesquisas online. Tenha em conta que parte do êxito das Comunidades Online é que seus membros participem dos foros de discussão, interagindo, expressando, perguntando e opinando com outros membros da comunidade.

O recrutamento dos participantes de uma comunidade é o primeiro filtro para alcançar o que queremos. Por isso é importante não apenas escolher as pessoas adequadas para nosso estudo. Mas, que estas possam se expressar de maneira geral. Por exemplo respondendo perguntas abertas. E, assim, obter informação suficiente para conhecer suas opiniões em torno do tema de investigação que estamos realizando.

Sejam claros e objetivos com sua comunidade digital

Sejamos claros com a informação dividida, com os tempos pedidos para sua participação e com os incentivos que oferecemos. Isso pode ocasionar ter mais ou menos participantes interessados. Garanto que os participantes da sua comunidade responderão como você planejou, sempre e quando você esteja em constante comunicação com eles; e resolva todas as dúvidas que possam surgir pelo caminho.

A plataforma digital que você utiliza é outro ponto a considerar. Certifique que tenha a base de dados completa para que os participantes da sua comunidade recebam convites e não tenham problemas com o acesso.

Tenha muita atenção, pois será a porta de entrada de cada um dos participantes. De modo que a recepção deve ser a melhor possível com a finalidade de que continuem colaborando; e respondendo de acordo com as expectativas do projeto.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.