5 dicas para comunidades digitais de sucesso

O que são as comunidades digitais?

Uma comunidade digital é um ponto de encontro de clientes engajados que compartilham feedbacks importantes para as empresas que usam essas informações para tomar decisões.

É uma plataforma constituída por consumidores que são estimulados a participar dos fóruns de discussão, grupos focais, pesquisas, etc, dando opiniões e sugestões, de maneira descontraída e natural, unicamente por contar com a ideia de comunidade, de fazer parte de algo. As pessoas gostam de serem incluídas e também de serem ouvidas. E uma comunidade online oferece isso tudo.

Ao criar comunidades digitais, você terá uma fonte infinita de coleta de dados quantitativos e qualitativos. É mais que um canal para engajar e construir relacionamentos, é também um canal de estudo para uma empresa que busca aplicar pesquisas de mercado e pesquisas de satisfação com altas taxas de resposta e baixa margem de erro.

5 dicas de sucesso para comunidades digitais

1. Recrute os participantes mais adequados

Geralmente, as comunidades digitais são formadas por pessoas de interesses em comum, nesse caso, pessoas que buscam as mesmas coisas com a empresa.

Tudo depende do objetivo do seu projeto. Sua comunidade pode ser formada por clientes ou não, pessoas que compartilham ideias ou não, o importante é que você e esse grupo participante tenha o mesmo propósito.

Você pode criar a sua própria lista de participantes conforme a sua intenção, ou contratar um painel online de pessoas qualificadas, selecionadas profissionalmente.

 

2. Engaje os membros das comunidades digitais

O software de comunidade online da QuestionPro conta com uma série  de ferramentas diferentes para que você possa criar um ambiente mais dinâmico.

A personalização da comunidade é importante para aumentar a autoridade da sua marca e facilitar a navegação para os participantes. É possível customizar com a sua identidade visual e definir quais widgets você gostaria de acrescentar.

Além das pesquisas, você pode criar fóruns, chats ao vivo e chamada de vídeo. Tudo no mesmo lugar.

 

3. Incentive os participantes com recompensas

Para que os membros das comunidades digitais estejam mais ativos, você pode eleger a melhor maneira de recompensá-los por sua participação.

Seja por método de pontuação, medalhas, ou por gift cards e descontos, estimular o envolvimento dos participantes aumentará a taxa de resposta de suas pesquisas e os incentivará a estarem sempre atentos, esperando por novas atividades.

>>> Veja o caso da comunidade das Havaianas que alcançou uma taxa de resposta de 50%.

 

4. Ofereça segurança aos participantes

Leve a privacidade em consideração para criar um ambiente de confiança.

Os membros estarão mais dispostos a responder se sentirem-se seguros em comunidades digitais protegidas por senhas, possibilitando que apenas as pessoas selecionadas e convidadas participem.

 

5. Gerencie as comunidades digitais com responsabilidade

Seja claro com a informação dividida, com os tempos pedidos para a participação das atividades e com os incentivos que oferecerem. Honre com o prometido que o resultado obtido será uma comunidade forte e ativa. 

Utilize uma plataforma de comunidades digitais de qualidade que proporciona um gerenciamento organizado, seguro e responsável. Certifique-se de que ela conte uma base de dados completa para que os participantes recebam convites e não tenham problemas com o acesso.

Responda todas as dúvidas e comunique-se, mostrando que você se importa com o que pensam e precisa de suas opiniões.