Estratégia de redes sociais com a participação dos seus funcionários

Muitas empresas têm a ideia de ter apenas uma pessoa encarregada de sua estratégia de redes sociais. Isso pode causar um risco na sua empresa, pois esses tipos de estratégias geralmente não são escalonáveis, nem existe uma oportunidade para os funcionários se encarregarem desse trabalho.

O que aconteceria se todos os seus funcionários fossem responsáveis por twittar sobre sua empresa? Quão boa seria a promoção que eles fariam à sua empresa e o nível de comprometimento que demonstrariam ao falar não apenas sobre a cultura de trabalho da sua empresa, mas também sobre seus produtos ou serviços? Seus funcionários seriam seus principais promotores?

Fatores a serem considerados para sua estratégia de redes sociais

Se seus funcionários farão parte de sua nova estratégia de mídia social, pense no seguinte:

  • Como obter aprovação legal e executiva para fazer isso?
  • De que modo uma organização pode confiar que todos os seus funcionários não vão twittar algo vergonhoso ou ofensivo?
  • Como reduzir o risco?
  • Você acompanha o que cada funcionário escreve?

Vendas nas redes sociais? Dicas para alcançá-las facilmente

As respostas para essas perguntas são simples: Contrate os melhores e treine-os para obter sucesso. Isso é tudo.

Mas aí está o problema. Quando você se esforça mais e observa os erros que alguns cometem, percebe que um grande talento não é apenas difícil de encontrar, mas também difícil de manter.

Veja também: Pesquisas nas redes sociais. Como aproveitar o seu uso?

Sentido coletivo

Vivemos em uma época pública. Hoje tudo é público. Mesmo documentos confidenciais ou mensagens privadas podem ser transformadas em coisas públicas.

Todos compartilham coisas, por isso é importante que seus funcionários entendam as implicações desse novo mundo interconectado.

Além disso, hoje mais do que nunca, você precisa manter uma cultura de trabalho positiva. Hoje, a privacidade de quase todas as pessoas é mostrada nas redes sociais e não permitir que seus funcionários façam isso significa que eles não estarão representando sua marca no mundo real.

Isso pode ser uma coisa muito boa, mas também uma coisa muito ruim.

Esses tipos de oportunidades não são mais opcionais. E muito em breve as coisas não se tratarão apenas sobre a marca. Poderia até dizer que oficialmente as coisas não são mais apenas sobre a marca. As empresas estão tentando se promover por meio de várias atividades de marketing, mas pense: quem poderia ser o melhor promotor que seus funcionários?

As redes sociais podem destruir seu negócio

Pare de se preocupar com sua estratégia de redes sociais

Em vez disso, converse com os gerentes de Recursos Humanos e planeje juntos; como eles podem envolver todos os funcionários na estratégia de redes sociais da empresa.

Faça perguntas como: O que você está fazendo para recrutar, treinar e manter as pessoas com os melhores talentos do negócio? Você os está treinando para que eles saibam como desenvolver uma marca pessoal? Está fortalecendo suas habilidades de maneira criativa e mantém esses funcionários felizes e engajados? Você está oferecendo aos seus funcionários oportunidades para alcançar seu próprio sucesso? Caso contrário, quero pensar que pelo menos você fez uma pesquisa no Twitter ou em outro lugar para ver as reclamações de seus funcionários.

Leia também: Marcas no Instagram: estudo de como as empresas usam as redes sociais

Ofereça incentivos a seus funcionários

Dê a seus funcionários a oportunidade de estender seus limites e aumentar suas habilidades de trabalho de forma criativa. O conteúdo também pode ser relevante, autêntico e gerar engajamento.

 Onde sua empresa está localizada? Você tem funcionários apaixonados dos quais deveria aproveitar sua estratégia de redes sociais? Você precisa educar os gerentes de RH da sua empresa e informar que eles precisam encontrar e reter pessoas talentosas?

 Seja qual for a resposta, considero que a pessoa responsável pela estratégia de mídia social deve informar ao restante da organização qual é o objetivo de ter uma presença on-line e aproveitar o talento de todos os membros da organização.

Redes sociais, entre os canais de atendimento mais utilizados

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

5 razões para focar em um público específico

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.