Marcas no Instagram: estudo de como as empresas usam as redes sociais

Graças ao estudo das redes sociais conduzidas pela Metricool, você pode aprender com dados concretos e exemplos claros de como eles usam e beneficiam as grandes empresas com as marcas no Instagram.

Para alcançar esses resultados, o Metricool analisou mais de 63.000 contas reais. Embora o Instagram seja o protagonista deste post, outros dois “gigantes” também foram analisados: Twitter e Facebook. Deles falaremos muito brevemente.

Em que se baseiam os dados obtidos?

Metricool analisou mais de 4 milhões de postagens, assim como as respectivas interações e seus resultados. O que foi estudado no Facebook e no Twitter?

  • No Facebook, Metricool escolheu 18.618 páginas de marca para o estudo, com uma média de 20.470 fãs.
  • No Twitter, 10.594 contas com 5.510, 6 seguidores da mídia foram analisados.

Sem dúvida, as redes sociais devem se tornar uma parte essencial da sua estratégia. Leia também: Quais são os métodos quantitativos para uma investigação?

Como as marcas usam o Instagram?

O estudo da Metricool sobre marcas no Instagram foi baseado na análise de 24.576 contas com uma média de 6.858 seguidores cada. Nele, você pode ver em detalhes vários aspectos que determinam o uso do Instagram pelas marcas: frequência de publicação, tipos de publicações, melhores horários e melhores dias para publicar e interagir por tipo de publicação.

Antes de entrar completamente nos dados finais, deixo algumas curiosidades extraídas do estudo do Instagram:

  • Embora várias marcas usem filtros em suas imagens, o engajamento é maior entre as marcas que não as usam. As marcas no Instagram que não usam filtros recebem 21% mais interações do que aquelas que possuem filtros.
  • O upload de mais de uma foto por vez gera “curtidas”? Pelo contrário, os carrosséis do Instagram são o tipo de publicação menos utilizada pelas marcas.

Razões pelas quais um estudo de inquérito ajuda você a ser mais lucrativo

Frequência de publicação

A principal conclusão que você pode ver no estudo é a relação entre o número de seguidores e publicações. Quanto maior o número de seguidores, maior a frequência de publicação.

Essa conclusão pode ser uma faca de dois gumes, além de ser realmente curiosa. O normal é que, se você tiver poucos seguidores, você gera mais conteúdo que relata um aumento nos seguidores.

Em qualquer caso, os dados falam por si, no Instagram uma média de 21.03 publicações mensais é feita. Bem como 0,75 de publicações diárias nas contas analisadas. Recomendamos: 3 estratégias para promover um produto de forma inovadora

Tipos de publicações mais usadas

Como o Instagram evoluiu desde o primeiro dia? A rede social avançou em termos de conteúdo e formatos de imagens para vídeos, passando pelo famoso ‘boomerang’. Dadas essas mudanças, fizemos a seguinte pergunta:

Qual foi o formato de publicação favorito em 2017?

  • As imagens ocupam 83% das publicações.
  • 9% do conteúdo são vídeos.
  • 8% são de múltiplas imagens.

Para obter esses dados,  Metricool analisou 321.568 postagens no Instagram, o que evidencia o grande crescimento do vídeo. Mesmo assim, a imagem continua sendo o tipo de publicação mais utilizado.

É inevitável pensar que o vídeo oferece possibilidades de multimídia que nenhum outro meio possui. No entanto, o custo de produção e o tempo subtraem as oportunidades de uma imagem “simples”. Presença nas redes sociais, caminho para alcançar o sucesso

Interações de acordo com a publicação

Da mesma forma que vimos os tipos de publicações no Instagram e suas respectivas estatísticas, agora você pode ver o impacto que têm nos perfis: interações, curtidas, comentários etc.

Entre as 321.568 publicações analisadas, havia um total de 98.832.879 ‘curtidas’. Como as interações foram distribuídas?

  • Os gostos acumulam 307 em média por publicação.
  • Os comentários aparecem em uma média de 6,4 por postagem.

Esses resultados nos mostram a importância de “curtir” e comentário.

É muito possível que a comodidade de um e outro seja refletido nesses dois pontos.

No entanto, o mais surpreendente é que a seleção de imagens, que foi o menos usado, é o que gera mais interações. Por que isso? Isso se deve a um problema de probabilidade, pois se houver mais fotos, haverá mais chances de que despertem algo no usuário que visita o perfil. Inquérito explicativo: conheça este método de investigação

Qual é o melhor dia e horário para as postagens de marca no Instagram?

Mais de uma vez você se perguntou quando deveria postar no seu perfil. Há algumas horas melhores e outras mais fracas para fazer um post. Cada conta do Instagram é diferente, uma vez que tem um público específico, no entanto, analisando os dados, é possível determinar certas constantes.

Para obter esses resultados, o Metricool analisou a atividade dos seguidores das contas estudadas no Instagram. Com isso, foi possível determinar quando há mais interação com marcas e quando os seguidores são mais ativos e / ou receptivos

Quando é o melhor dia para postar no Instagram?

  • Domingo é o melhor dia para “postar”, sendo sexta-feira o segundo dia.
  • Os sábados são os piores dias da semana para postar.
  • O restante dos dias, de segunda a quinta, a atividade é inferior ao final de semana. Apesar disso, permanece ativo.

A razão? É possível que o Instagram seja considerado uma rede social puramente de ‘entretenimento’. É por isso que usamos mais durante o fim de semana, durante o tempo livre. Ao contrário do Facebook e do Twitter, em que podemos encontrar mais conteúdo informativo fluindo todos os dias da semana.

Além disso, as melhores horas para as marcas no Instagram fazere  suas publicações são geralmente entre as 21:00 horas. Voltamos ao parágrafo anterior, porque às 9 horas da noite é o horário em que você tem momentos livres ao sair do trabalho, aula, etc. Leia também: Redes sociais, entre os canais de atendimento mais utilizados

Conclusão

Como você pode ver, existem vários fatores que irão determinar o seu nível de sucesso nessas redes sociais, sem dúvida a constância e presença é um dos fatores-chave para alcançá-lo.

Esperamos que esses dados possam ajudá-lo a definir uma estratégia de conteúdo precisa para desenvolver marcas no instagram ou em outras redes sociais. Para atingir esse objetivo, recomendamos o uso de ferramentas especializadas na geração de insights, como Metricool, QuestionPro ou SurveyAnalytics.

Como você pode ver, existem vários fatores que determinarão seu nível de sucesso nessas redes

Os dados tornam-se a matéria-prima que lhe permitirá realizar uma análise estratégica e competitiva eficaz para ter sucesso na rede social que você propõe.

Se você tiver alguma dúvida ou estiver interessado em saber mais sobre seu público, envie um e-mail para: merca@questionpro.com

 

Juan Pablo Tejela: CEO Metricool

Metricool.com

Twitter: https://twitter.com/jptejela

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.