3 estratégias para promover um produto de forma inovadora

Você quer começar um negócio on-line, mas não sabe quais estratégias para promover um produto você deve seguir? Você tem uma loja física e está procurando novas maneiras de promover ofertas on-line?

Bem-vindo ao amplo mundo do marketing digital. Nele você pode compartilhar informações sobre quase tudo, em qualquer lugar e sem gastar muito dinheiro. Além das atividades básicas das redes sociais, existem uma série de estratégias que podem ser úteis.

Quais estratégias para promover um produto são as que funcionam melhor?

Existem várias estratégias de marketing digital que podem funcionar para você. No entanto, é necessário primeiramente ser claro sobre seus objetivos e necessidades. A fim de definir qual estratégia será a melhor, de acordo com o seu negócio. Aqui alguns delas:

1. Email marketing

O e-mail marketing ainda é um dos métodos menos custosos e mais eficaz, pois tem um ROI quatro vezes maior em comparação a outros métodos de marketing digital. Na verdade, quase

90% dos profissionais de marketing o usam como ferramenta principal para gerar oportunidades de negócio. Mas, por que o marketing digital é tão eficaz? Por um lado, não custa nada iniciar e executar uma campanha. E por outro lado, as ferramentas de e-mail marketing atualmente disponíveis vêm com vários recursos integrados que permitem que você permaneça organizado e alinhado

com campanhas específicas. Se você já recopilou uma lista de e-mails, por exemplo dos seus clientes, você já está na metade do caminho. É claro, vale ressaltar que, as vezes é necessária uma organização extra para desenvolver uma campanha de e-mail com bons resultados. Veja também: Pesquisas web, o que são?

Construa uma campanha de email eficaz para promover um produto

Primeiro de tudo, você pode escolher uma ferramenta de gerenciamento de e-mail e automação para se organizar melhor. Depois disso, você pode criar uma linha do tempo que atenda aos seus objetivos de marketing em geral. Planeje enviar seus e-mails consistentemente, mas sem carregar a caixa de entrada de seus clientes, que pode ser percebida como SPAM.

O próximo passo é criar um título que se destaque na caixa de entrada. As linhas de assunto são fundamentais para maiores taxas de abertura e taxas de cliques. Para chamar a atenção das pessoas, considere fazer uma pergunta peculiar, oferecendo um desconto ou qualquer valor único que você possa oferecer ao cliente.

Você também pode enviar um questionário por e-mail para coletar informações de seus clientes e criar estratégias para promover um produto que seja eficaz e atenda às suas reais necessidades.

Crie conteúdo que leve os clientes a dar o próximo passo

Certifique-se de que seu conteúdo agregue valor específico à vida de seus clientes. Também se a maneira como você apresenta é fácil de acessar. Por exemplo, se você estiver anunciando um seminário on-line, deixe um link onde possa se registrar facilmente. E, em seguida, inclua sempre todas as informações necessárias para que seu e-mail seja exitoso.

O conteúdo para atrair seus clientes deve ser informativo e educativo, uma vez que o objetivo do email é que as pessoas tenham conhecimento sobre a marca e qualquer outro tipo de informação relacionada. Ele incentiva as pessoas a passar para a próxima etapa, que pode ou não estar comprando seu produto. A chave para que esse tipo de estratégia promova um trabalho de produto é que suas etapas sejam simples, claras e específicas sobre o valor único que você oferece. Leia também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Dê acompanhamento constante

Finalmente, você vai querer acompanhar para saber o que está funcionando e o que não está sendo monitorado. Por exemplo, aberturas e vendas. Também é necessário prestar atenção para onde os fluxos de tráfego estão estagnados e observar qualquer taxa de cancelamento de assinatura. É importante que você não se esqueça de cuidar de seus clientes em potencial e que eles não percam o interesse. 

2.   Marketing de referência

Marketing de referência é em realidade publicidade boca a boca. No passado, seria comum abrir uma loja em uma cidade pequena, distribuir panfletos e esperar que as pessoas escolhessem seus negócios. Claro, isso ainda acontece, mas é mais comum que as pessoas também se concentrem no uso de redes sociais e leitura de comentários antes de fazer uma compra. Por isso, que você precisa estar ciente de todos os lados.

A verdade é que as pessoas confiam no que é dito sobre uma marca e, às vezes, fazem isso sem perceber. Por exemplo, se uma pessoa anuncia algo, ela está se tornando a embaixadora da marca.

Pode parecer óbvio que as pessoas confiam mais em seus amigos e familiares do que em qualquer pessoa que não conheçam. Mas, na realidade, pessoas anônimas influenciam as decisões de compra dos outros. As avaliações, desde que sejam positivas, basicamente atuam como publicidade gratuita.

Se você tem detratores da marca, também é importante prestar especial atenção neles, evitando assim grandes problemas. Veja: A inspiração como fonte de transformação organizacional

Marketing de influência

Atualmente, esse termo tem estado muito presente nos negócios. As empresas usam esse tipo de estratégia para promover um produto trabalhando de mãos dadas com pessoas que criaram um nome em redes sociais. Não necessariamente famosas, mas que se dedicam a ser visíveis no cenário digital, e geralmente promovem vários produtos.

Como empresa, quando você se conecta a um influenciador e consegue promover seu produto, você terá automaticamente um grande público.

Dito isso, podemos usar a estrutura de marketing de influenciadores como um bom exemplo de por que o marketing de referência funciona muito bem nas redes sociais. As pessoas acompanham celebridades e outras pessoas influentes no Instagram porque estão interessadas em sua personalidade e nas atividades que fazem.

Portanto, se você encontrar alguém com um grande número de seguidores e que seja relevante para sua marca ou produto, não hesite em unir forças e tentar criar uma associação que beneficie a ambos. Veja também: Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Use essas estratégias para promover um produto e se posicionar. Por exemplo, faça as pessoas terem a oportunidade de “conhecer uma celebridade” para arrecadar dinheiro que beneficie algumas organizações. Desta forma, você consegue combinar referências ou marketing com influenciadores e emoções, o que pode ser eficaz em atrair a atenção das pessoas nas redes sociais. 

3. Programas de afiliação para promover um produto

Os programas de afiliados são uma excelente maneira de conhecer seu produto ou negócio sem gastar muito dinheiro. É essencialmente vendas baseadas em comissão. Em que um afiliado promove seus produtos e ganha dinheiro quando você faz uma venda.

Para começar com um plano de marketing de afiliação. É importante ter bem estabelecida uma maneira em que você será recompensado pela venda do produto e a forma em que será feito. Suponha que o cliente possa clicar na página do influenciador. Ela será direcionado para a sua página e nela os clientes podem comprar seu produto.

Esta é uma forma de publicidade gratuita.  Isto é, outra estratégia para promover um produto, e pode ser uma maneira útil de divulgar sua marca. Tenha em mente que isso funciona melhor para alguns produtos do que para outros. Pode valer a pena apenas para os profissionais de marketing afiliados se eles acharem que estão recebendo uma comissão decente. Estratégias de marketing e suas ferramentas

Em segundo lugar, você deve se certificar de que seus afiliados estão realmente entusiasmados com o seu produto . Assim como também se a publicidade é consistente com o que você oferece.

Concluindo

Finalmente, a pessoa que faz o marketing de seus produtos já deve ter conhecimento disso e entender os princípios básicos necessários para promovê-lo de uma forma que gere vendas.

Não esqueça de que existem muitas outras estratégias para promover um produto. Dessa forma, elas darão às empresas a oportunidade de serem mais criativas. Você não precisa de muito dinheiro para o tráfego fluir, mas um grande número de seguidores. Depois de tê-los, crie promoções e eventos inovadores para capturar a atenção dos clientes. Quais são os 4 C’s de marketing?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.