Estudo de mercado através de inquéritos: como ser mais lucrativo

Sem dúvida, vivemos numa era de constantes mudanças no mercado. As vendas são cada vez mais difíceis de conseguir, pois os consumidores estão imersos em diferentes ambientes sociais, expostos ao uso de novas tecnologias. Portanto, é importante que as empresas conduzam um estudo de mercado através de inquéritos, entre outras coisas, para se adaptar a esse fluxo de mudanças e serem mais lucrativas.

Ao conduzir um estudo de mercado, podemos também ser mais competitivos. Oferecer os produtos ou serviços que os clientes precisam, lançar campanhas de marketing eficazes, obter informações para ter sucesso no mercado, entender os nossos clientes e muitas outras coisas.


 

Concentre-se em fazer um bom estudo de mercado

Lembre-se de que uma empresa existe por causa dos seus clientes. Por isso, deve trabalhar para criar e fortalecer vínculos com eles. Sempre tendo em mente que há concorrência que também procura o mesmo. Portanto, devemos conhecer os nossos clientes e mercado. Saber como eles recebem os nossos produtos, conhecer as suas necessidades e preferências. E, para isso, precisamos conduzir um estudo de mercado através de inquéritos em que possamos descobrir dados importantes. Por exemplo, o uso que eles dão ao nosso produto ou serviço. Também quais são as reclamações mais frequentes que têm, atender as suas necessidades, desenvolver novos produtos. Enfim, há muitas possibilidades à nossa disposição e devemos sempre procurar obter a melhor informação. 

Saiba o que é um inquérito transacional.

 

Estudo de mercado através de inquéritos e seus diferentes usos

  • Um estudo de mercado através de inquéritos ajuda-o definir o mercado no qual se deve concentrar. Também saber como a sua marca está posicionada e o crescimento do nicho de mercado em geral.
  • Com os dados obtidos de um inquérito terá as bases necessárias para criar uma campanha de marketing eficaz, dirigida ao público específico, com a mensagem certa e que atenda às suas necessidades de vendas.
  • Conhece os seus clientes? Identifique os motivos pelos quais este ainda não prefere sua marca, produto ou serviço. Aqui pode ter mais claro o tipo de segmento que vai abordar.
  • Acompanhe o processo de compra do cliente. Desde o momento em que conhece o produto ou serviço, passando pela sua intenção de comprar, quando realiza a venda e o que acontece depois de uma compra. Estes dados são, sem dúvida, de vital importância para a sua tomada de decisões.

Também:

  • Ao conduzir inquéritos de satisfação, fica a saber os detalhes que motivam os clientes a agirem. Isso ajuda-o a alcançar o comprometimento e a lealdade do cliente.
  • Da mesma forma, pode perceber se o produto ou serviço cumpriu com o que foi prometido na campanha publicitária, na embalagem ou nos benefícios oferecidos durante o processo de venda.
  • Conhecer os detalhes da operação do Customer Service da nossa empresa é sempre relevante para oferecer experiências positivas. Dar seguimento oportuno a essa área e conhecer a perceção dos clientes e como eles avaliam o modo de agir daqueles que estão em contato direto com os consumidores.

Por meio de um inquérito, temos acesso a detalhes importantes. Como por exemplo, intenção de compra, estimativa de preços, etc.

Leia também: 7 passos para criar um inquérito

 

Existem várias razões para realizar um estudo de mercado através de inquéritos. Quanto melhor conhecer os seus clientes, melhor será o seu conhecimento sobre o produto e o que deriva a uma ou mais compras futuras. Tenha em conta quais são os objetivos que deseja alcançar. Concentre o seu estudo de mercado na solução das necessidades que o ajudarão a alcançar os seus objetivos. 

 

 

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

Pedir demonstração