Inquéritos transacionais: o que são e quando usá-los?

Todos percebemos a importância de conhecer os consumidores. Conhecer a satisfação do cliente por meio de inquéritos transacionais é uma boa maneira de obter feedback. Isto ajuda as empresas a saberem o que aconteceu depois de terem feito uma transação, por exemplo.

Os inquéritos transacionais ajudam-nos a medir a satisfação do cliente num determinado momento. Como por exemplo, após o processo de compra, em vez de medir uma experiência geral com a marca ou com toda a organização.

Nesse tipo de inquéritos, o tempo é essencial, pois o que se procura é conhecer a experiência que um cliente teve com uma transação / interação específica. (o que é comumente chamado de ponto de contato). Não se trata de medir todos os pontos de contato, mas sim aqueles que afetam a experiência do cliente.


 

Como fazer inquéritos transacionais?

Uma boa estratégia é aplicar um inquérito de satisfação e acompanhamento por meio de inquéritos transacionais às áreas que não obtiveram um alto índice de satisfação.

Os inquéritos transacionais medem uma experiência separada e diferente, de modo que cada uma precisa da sua própria pontuação. Peça feedback ao cliente o mais rápido possível após o término da transação, ou mesmo antes do contato com a empresa começar.

Tenha cuidado para não enviar inquéritos com muita frequência. Se um cliente tiver que ligar para o apoio ao cliente duas ou três vezes por semana, não faz sentido que seja convidado a responder a inquéritos várias vezes por semana. 

Saiba mais:Questionário ou inquérito: conheça os 7 passos para criar um.

 

Vantagens dos inquéritos transacionais

  • Os inquéritos transacionais fornecem uma grande quantidade de informações. Elas podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente na próxima vez que interagirem com ele.
  • Dão oportunidades de melhoria às empresas, colocando a opinião do cliente em primeiro lugar. Já que podem investigar melhor como certos pontos de contato afetam o relacionamento de um cliente com uma empresa.
  • Permite concentrar recursos nos produtos mais valorizados pelo cliente e aqueles que não o são.
  • Dá a oportunidade de entrar em contato com os clientes que podem ter tido uma experiência má e fornecer detalhes sobre o que será feito para corrigir a situação.

Em muitos casos, o mais difícil ao realizar inquéritos transacionais é interpretar e analisar os resultados. Felizmente, existem ferramentas de inquéritos online, como a QuestionPro, que ajudam a fazer isto automaticamente e em tempo real.

Os inquéritos transacionais permitem identificar o que precisa de fazer para melhorar as experiências dos seus utilizadores/clientes. Não perca os seus clientes por prestar um mau serviço! Resolva melhor a sua situação aplicando inquéritos transacionais e conquiste a sua lealdade.

 

 

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

Pedir demonstração