Questionário ou inquérito: conheça os 7 passos para criar um

Para fazer um questionário ou inquérito, deve considerar uma plataforma competente em termos de design. Nunca deverá, no seu inquérito, considerar que as suas respostas têm boa qualidade e que uma recolha de dados foi bem-sucedida se não considerarmos este fator. A maioria de nós já estivemos numa situação na qual fizemos uma compra de determinada marca ou comemos num restaurante e nos deram um questionário para preencher.  

Quantos de nós simplesmente não respondemos aos questionários porque são confusos ou longos demais? Na maioria dos casos, o design de um inquérito diminui o entusiasmo do entrevistado e este acaba por não responder corretamente. Os questionários devem ser projetados de uma forma extremamente simples de entender para o entrevistado.

Um bom questionário é parte integrante do sucesso de um estudo de mercado. Não é possível extrair informações corretas dos inquiridos se não pensarmos num questionário bem elaborado. Em conclusão, o inquérito não tem valor a menos que os dados recolhidos sejam de grande utilidade para o entrevistador.


 

Como fazer um bom questionário ou inquérito?

O design do questionário é um processo de várias etapas que requer atenção aos detalhes em cada um deles. A criação de um questionário é complexa, porque um inquérito deve ser baseado em tópicos diferentes (e não devemos cair na tentação de perguntar tudo ao mesmo tempo!) 

Os responsáveis pelos estudos de mercado esperam sempre que a resposta ao seu inquérito ofereça bons dados. No final do dia, tudo se resume a quão bons ou maus são os dados recebidos através dos inquéritos. Se este for muito complicado, existe uma possibilidade justa de que o entrevistado tenha ficado confuso ou fatigado e seja incapaz de responder adequadamente.

Antes de fazer um questionário ou inquérito, deverá realizar um pré teste. Esse teste pode ser feito internamente e ajuda-nos a obter uma melhor compreensão de como o inquirido interpreta e responde nesse teste. Um inquérito piloto é uma boa prática, pois ajudará a perceber, se precisamos de fazer algumas alterações aos questionários ou inquéritos.

Conheça também: Inquérito comercial: conheça as principais características e Inquérito operacional: conheça as principais características

 

7 passos para fazer um questionário ou inquérito

1. Identifique o que deseja abarcar no inquérito

Mesmo antes de pensar em como o seu inquérito será, pense no que o seu inquérito incluirá. A clareza no assunto é de grande importância, uma vez que é o primeiro passo para projetar um inquérito. Uma vez que esteja claro sobre o que tratará o inquérito, as outras etapas sucedem-se de forma natural.

2. Escolha as palavras corretas

É essencial que as palavras ou frases que utilizar ao criar o questionário sejam fáceis de entender, porque existe a possibilidade de que nem todos os entrevistados entendam o significado que elas implicam. Se as perguntas não forem claras para os respondentes, estes certamente escolherão outra opção e, no final, terá dados imprecisos.

Veja também: Uso de novas tecnologias em estudos de mercado

 

3. Faça uma pergunta de cada vez no questionário ou inquérito

Por vezes, o criador do inquérito pode ser tentado a adicionar duas perguntas semelhantes. No entanto, isso também é algo que deve ser evitado, perguntas redundantes duplicam informação e geram desconfiança no inquirido.

4. Seja flexível com as suas opções

Às vezes, o entrevistado não deseja necessariamente escolher entre as opções de resposta fornecidas pelo criador do inquérito, assim dê-lhe um ponto de fuga acrescentado a opção “Outra. Qual?”. Vai ficar surpreendido com as coisas que lhe tinham escapado inicialmente.

Saiba mais: Uso de novas tecnologias em estudos de mercado

 

5. Perguntas abertas ou fechadas?

O tipo de perguntas deve ser escolhido com cuidado. Se em determinado momento se exigir que o entrevistado não limite seus pensamentos, as perguntas abertas serão a melhor opção. Mas, se quiser uma resposta específica, deve considerar as perguntas fechadas.

Saiba mais sobre: Perguntas abertas: conheça o que opina o seu entrevistado

 

6. É importante conhecer o seu público no questionário ou inquérito

Como regra geral, antes de fazer um questionário ou inquérito, é necessário conhecer o seu público-alvo. Por exemplo, se o público estudado fala o idioma espanhol, enviar o inquérito em qualquer outro idioma não nos dará as respostas desejadas.

Leia também: 5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

 

7. Escolher a ferramenta certa é importante

A QuestionPro é uma plataforma profissional e intuitiva para construir, distribuir e analisar inquéritos simples e avançados. Pode utiliza-la para criar um inquérito ou escolher entre os 250 modelos de inquéritos existentes para se inspirar.

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional. Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

 

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

Pedir demonstração