Como reduzir a rotatividade de funcionários em sua organização?

A rotatividade de funcionários é o número de pessoas que saem da organização ou são demitidas e substituídas.

Este indicador é geralmente calculado em uma base anual. Não importa se os funcionários se demitiram ou foram demitidos, sua ausência tem um efeito negativo na produtividade geral de uma organização.

A rotatividade de funcionários tem algum impacto negativo, mas não é necessariamente tão ruim, porque se algumas pessoas saírem, outras serão incorporadas. No entanto, o ritmo em que o trabalho é feito é afetado em certa medida.

Tipos de rotatividade de funcionários

Em seguida, temos para você os principais tipos de rotatividade de funcionários:

Rotação voluntária: Esse tipo de rotação é quando o funcionário decide sair voluntariamente de uma organização. É sua decisão se dissociar da organização, sem a pressão exercida por forças externas.

Rotação involuntária: Esse tipo de rotação ocorre quando um funcionário é demitido ou é solicitado a deixar a organização devido a diversos fatores, que nem sempre podem ser sinalizados. Neste caso, fica a critério da organização e o empregado é substituído após a demissão.

Rotação desejável: A rotação é considerada desejável quando uma organização demite ou perde funcionários com baixo desempenho e os substitui por novos funcionários. Esse processo pode não funcionar bem, mas mantê-la dentro da organização é essencial.

Rotação indesejável: A rotação indesejada é quando uma organização perde seus funcionários com desempenho mais alto. Alguns funcionários deixam um impacto mais profundo do que outros, esses são os funcionários que são difíceis de substituir.

Como calcular a taxa de rotatividade de funcionários

Os funcionários deixam as organizações por várias razões, a retirada pode ser voluntária ou forçada. No entanto, a rotação não é considerada boa, pois é um processo doloroso de perda de alguns dos melhores talentos dentro da organização.

Por outro lado, se você substituir funcionários de baixo desempenho, poderá obter alguns resultados positivos. Portanto, o processo tem aspectos positivos e negativos.

Em seguida, mostraremos como calcular a taxa de rotatividade de pessoal.

Taxa mensal de rotatividade de pessoal

Para calcular a rotatividade de funcionários mensalmente, você precisará de três números:

  • Número de funcionários ativos no início do mês.
  • Funcionários ativos no final do mês.
  • Colaboradores que se retiraram durante um determinado mês.

Agora você pode obter o número médio de funcionários, adicionando o número de funcionários ativos no início do mês e o número de funcionários ativos no final do mês e dividindo-o por 2.

Média = funcionários ativos no início do mês + funcionários ativos no final do mês / 2

Por exemplo

Suponha que você tenha 100 funcionários ativos no início do mês e 94 funcionários ativos no final do mês. A média é calculada como:

Média = 100+95/2

= 97

Agora que você calculou a média, você deve dividi-la pelo número de funcionários que permanecem, da seguinte maneira:

1)

Se 3 funcionários saírem

Rotação mensal %= 3/97 X100

                                   = 3.09 %

Então, sua taxa mensal de rotatividade de funcionários é 3,09%.

No entanto, as organizações preferem calcular a rotatividade de pessoal trimestral ou anual, pois há dados suficientes para apontar estatísticas significativas e, por sua vez, analisar o padrão.

Aqui está a fórmula para calcular a taxa anual de rotatividade de funcionários:

Taxa de rotatividade anual% = número de funcionários que deixaram / funcionários que iniciaram + funcionários que concluíram o ano / 2

2)

Se você tem 100 funcionários no início do ano, 150 no final do ano e 5 funcionários restantes durante esse período, sua taxa de rotatividade anual será calculada como:

Porcentagem da taxa de rotatividade anual = 5/(100+150)/2 X100

                                                    = 5/150/2 X 100

                                                    =5/125 X100

                                                    =0.04 X 100

                                                    = 4%

Portanto, de acordo com o cálculo, sua porcentagem anual de rotatividade de pessoal é de 4%.

Se você é o responsável pelo departamento de Recursos Humanos em sua organização, você será tentado a perguntar, então qual é a melhor taxa de fórmula de rotatividade que você deve usar?

Sendo assim…

Se você quiser saber o volume de negócios global, você deve incluir todas as renúncias e demissões. Há outro fator a considerar, se você quiser incluir a aposentadoria em seu cálculo do volume de negócios, então você terá que mencionar especificamente este atributo.

Uma maneira muito interessante e muito útil de medir o volume de negócios é ver se a taxa de rotatividade de novos funcionários é maior ou menor do que o volume total de negócios.

Você pode calcular a porcentagem de rotação do primeiro ano usando a fórmula:

Percentual de rotatividade no primeiro ano = número de funcionários que se aposentam após menos de um ano de trabalho / número de vítimas durante o mesmo período. Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

Razões que provocam a rotatividade de funcionários

A única constante neste mundo é a mudança, mas mudanças constantes podem ser prejudiciais a qualquer negócio.

A rotatividade de funcionários é uma mudança que afeta diretamente os resultados de uma organização. Isso acontece por vários motivos, como os seguintes:

1. Funcionários querem melhor remuneração

Pessoas diferentes têm motivações diferentes e acreditam que nada está certo ou errado. Podem haver funcionários em sua organização que tenham trabalhado com você por um longo tempo e acreditem em seus negócios, mas se eles tiverem melhores oportunidades, podem pensar em mudar para outra empresa.

Fique atento ao que os concorrentes estão oferecendo. Você também pode conduzir uma pesquisa eNPS para descobrir se seus funcionários estão satisfeitos com o que é oferecido.

Saiba mais em: Como elaborar um plano para participação dos funcionários

Para ajudar os funcionários a realmente apreciar sua remuneração, forneça a cada funcionário uma declaração por escrito no final do ano, cobrindo seus custos de compensação e quaisquer pagamentos adicionais que a empresa forneça.

2. Os funcionários não se sentem suficientemente comprometidos

O compromisso dos funcionários pode soar clichê. No entanto, é uma das principais questões abordadas pelas organizações.

Os funcionários saem das empresas  porque não se sentem suficientemente comprometidos no trabalho. Abaixo estão alguns dos motivos mais comuns:

  • Eles procuram um papel mais desafiador
  • Não é oferecido um trabalho de boa qualidade
  • Suas ideias não são apreciadas no trabalho
  • Não é oferecido suporte suficiente da equipe / gerente
  • Não há treinamento e atividades de desenvolvimento suficientes.

Há muitas maneiras pelas quais uma organização pode promover atividades de compromisso com um foco apropriado, ou seja, que se encaixe na cultura da empresa. Além disso, é importante manter a liderança e garantir que os gerentes estejam bem treinados no gerenciamento das crises. Leia também: Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

Os funcionários ficam entediados facilmente  

Os funcionários de alto desempenho precisam estar constantemente envolvidos no local de trabalho e precisam avançar em termos de crescimento profissional e pessoal. Aproveite o tempo para se reunir com seus funcionários e entender sua carreira profissional e o que mais apreciam em suas respectivas funções.

Certifique-se de que seus funcionários tenham suficientes oportunidades de trabalho  que mantenham seu ritmo ativo e estejam suficientemente envolvidos no plano de desenvolvimento da organização.

Mau gestão dos funcionários

A rotatividade de funcionários é recorrente em muitas organizações porque o ambiente se torna pesado.

Em geral, se as relações de trabalho são positivas, há um maior entusiasmo entre os funcionários para ter um melhor desempenho no trabalho e permanecer focados e comprometidos.

Se você gerenciar melhor sua equipe, poderá reduzir a porcentagem de rotatividade de funcionários. Crie políticas e procedimentos que não apenas atendam a eles, mas também à organização.

A lealdade do funcionário é algo que as organizações precisam e, para isso, é necessário incluir as melhores práticas no sistema. Veja também: Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

Como reduzir a rotatividade de funcionários

A rotação de funcionários é inevitável. mas pode ser reduzida. A melhor opção para isso é gerenciar seus funcionários, mantê-los ocupados e satisfeitos no local de trabalho.

As dicas que ajudarão você a reduzir a taxa de rotatividade de funcionários são:

  • Treine sua equipe de contratação para identificar qual é o candidato mais promissor. Isso não ocorre do dia para a noite, levará anos de experiência para dominá-lo. Faça o processo de entrevista completo e contrate as pessoas corretas. Isso inclui garantir que o candidato se encaixe perfeitamente no perfil, se adapte à cultura da organização e muito mais.
  • Investigue os pacotes de remuneração, revise-os e torne-os competitivos. Faça a sua equipe de Recursos Humanos pesquisar e disponibilizar os melhores pacotes do setor e criar algo semelhante para sua organização.
  • Pergunte aos gerentes e equipes sobre suas conquistas mensais. Recompense seus funcionários com melhor desempenho. Não há alegria maior do que um trabalho bem feito e apreciado. É uma das formas mais lucrativas de aumentar a satisfação dos funcionários.

    Descubra os Incentivos para funcionários, quais devo oferecer?
  • Trace uma trajetória clara de crescimento profissional no momento da incorporação dos funcionários. Discuta isso com eles e incentive-os a trazer perguntas para a mesa. Se eles não se sentirem à vontade para falar diretamente com você, alcance que falem com seus gerentes ou supervisores imediatos.
  • Supervisores e gerentes desempenham um papel crucial na organização, eles são a primeira linha de contato para os funcionários. Se você é um gerente sênior, certifique-se de que seus supervisores / administradores não são apenas bem treinados profissionalmente, mas também na área de habilidades sociais.

Dica

Conhecer o nível de rotatividade de funcionários em sua organização ajudará você a manter a porcentagem em níveis baixos, o que melhorará o desempenho de seus funcionários e aumentará os lucros.

Lembre-se que com a QuestionPro você pode criar uma pesquisa de saída de funcionários que permite coletar informações valiosas que ajudam a melhorar seus programas e reduzir a rotatividade de funcionários. Você quer saber como alcançá-lo? Agende uma demonstração hoje! Saiba mais em: Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.