Retenção de funcionários: 8 estratégias realmente efetivas

A retenção de funcionários é uma das questões mais importantes para uma organização, mas, infelizmente, uma das mais ignoradas. Além disso, também está relacionada a outro elemento vital: a satisfação do cliente. Como? Simplesmente porque a retenção de funcionários comprometidos com sua empresa ajudará você a ter clientes satisfeitos e, consequentemente, gerar mais renda.

Por outro lado, se houver uma rotatividade constante de funcionários, há também um aumento na carga de trabalho de sua equipe e perda de recursos financeiros. Perder funcionários importantes pode afetar sua produção, danificar a visão da sua empresa e custa muito mais do que manter um funcionário.

Se você acha que um funcionário só pode deixar uma empresa pelo salário oferecido, saiba que nem sempre é assim. Há uma variedade de fatores que podem contribuir para isso, incluindo a falta de uma boa administração da empresa, falta de crescimento dentro da empresa, muita carga de trabalho, etc.

O que devo fazer para obter a retenção de funcionários

Analise sua estratégia de retenção de funcionários. Se você detectar alguns dos pontos mencionados acima, precisará se concentrar em melhorar todos os aspectos envolvidos na experiência de seus funcionários.

Melhore e foque na correção dos aspectos que estão causando conflitos com seus funcionários. Aqui estão algumas dicas:

1.   Invista no desenvolvimento profissional de seus trabalhadores

Mostre a eles que você se importa com o crescimento profissional dos seus funcionários, invista e dê a eles a oportunidade de aprender novas habilidades que ajudarão o crescimento do seu negócio. A grande maioria dos funcionários valoriza sua preocupação por suas oportunidades de preparação e desenvolvimento profissional. Você pode estabelecer cursos, conferências, workshops, etc.

Como reduzir a rotatividade de funcionários em sua organização?

2. Ofereça um pacote de benefícios

Se pode oferecer seguro médico de alta qualidade, seguro de vida, ampla licença médica e férias ou algum plano de poupança. Pense em horários de trabalho flexíveis e outros incentivos financeiros. Solicite a opinião dos seus funcionários para obter mais informações sobre os benefícios que realmente melhorariam sua vida e bem-estar; isso os terá mais motivados e os tornará mais produtivos. Faça uma pesquisa de emprego e obtenha ideias para este e os tópicos que você deseja.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

3. Mantenha a comunicação aberta

A cultura corporativa melhora significativamente quando os membros da equipe se sentem livres para dizer o que pensam, compartilhar suas ideias, resolver conflitos e outras reclamações e participar do desenvolvimento da empresa. Seja aberto, transparente e respeitoso com todos os membros da equipe. Isso aumentará a confiança na gerência, que é outro fator importante para manter os funcionários satisfeitos.

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

4.   Defina expectativas e políticas claras

Quando os funcionários sentem que não estão claras as tarefas que devem executar, as políticas e métricas da empresa com base nas quais eles serão avaliados são geralmente frustradas e a cultura é prejudicada; nesse caso, a retenção de funcionários é muito difícil de alcançar. Por isso, é importante a comunicação com seus funcionários.

Não esqueça de fornecer aos seus funcionários um feedback relacionado ao desempenho deles, para que saibam como estão sendo avaliados. Você pode realizar uma avaliação do desempenho dos funcionários e tomar as ações necessárias com base nos resultados obtidos, sempre informando seus funcionários das medidas que você tomará.

5. Não sobrecarregue seus funcionários de trabalho

Todos os benefícios do mundo não podem compensar o esgotamento esmagador causado pela sobrecarga de trabalho. Se você deseja obter a retenção de funcionários, ajude-os a não perder o foco ou desistir. Seus funcionários terão a energia e o desejo de continuar trabalhando com você se não tiverem uma sobrecarga de trabalho devido principalmente à falta de organização ou comunicação dos gerentes. Incentive seus funcionários a priorizar suas tarefas e ter um bom equilíbrio entre seu trabalho e sua vida.

Se você acha que haverá baixa produtividade se os membros de sua equipe reduzirem sua carga de trabalho, deixe-me dizer que muitas pesquisas sugerem que trabalhar menos (o que geralmente significa menos estresse para seus funcionários) pode resultar em maior produtividade.

6.   Reconheça sua força de trabalho e tenha retenção de funcionários

 Os funcionários contribuem com uma grande porcentagem de suas vidas diárias para melhorar os resultados de uma empresa, por isso é essencial que eles se sintam respeitados e valorizados. Um simples “obrigado” é um bom primeiro passo, mas pense em fornecer grande recompensa, seja bônus, aumentos, promoções, tempo livre pago e presentes que fazem você se sentir bem com o trabalho realizado. Se você não tiver certeza de qual é o presente certo, pergunte o que eles querem ou precisam.

Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

7.  Entenda os motivos que seus funcionários têm para trabalhar com você

Algumas empresas realizam pesquisas de saída para saber por que não obtiveram retenção de funcionários. Porém, poucas dedicam um tempo para entender por que alguns de seus funcionários decidem ficar. Isso o ajudará a identificar as políticas que realmente contribuem para a estratégia de retenção e a descobrir se há uma possibilidade de melhoria. A chave é estar aberto para obter feedback e permitir que esses insights moldem suas políticas internas.

Saiba mais sobre: Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

8. Dê a seus funcionários um trabalho significativo

Ofereça aos seus funcionários tarefas variadas que os estimulem. Hoje, muitos jovens que iniciam sua vida profissional buscam um emprego que cause algum tipo de impacto ou seja significativo para o meio ambiente. Faça seus funcionários sentirem que o trabalho deles faz sentido.

Questionário de recursos humanos para funcionários

Essas foram algumas estratégias que ajudarão você a reter funcionários. Lembre-se de que na QuestionPro temos diferentes ferramentas on-line que podem ajudá-lo a conhecer as necessidades e desejos de seus funcionários e, assim, alcançar uma força de trabalho mais produtiva que o ajuda a atingir seus objetivos. Pergunte aos nossos consultores online!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.