Gestão da cultura organizacional, saiba a importância de adquiri-la

Existem muitas plataformas para a gestão da cultura organizacional que oferecem ferramentas de pesquisas de comprometimento, satisfação e análise de sentimentos dos funcionários disfarçados de ferramentas de avaliação cultural. Mas, na realidade, são poucas as que se comprometem com os dados coletados.

A QuestionPro ajuda as organizações a alcançar um gerenciamento adequado da cultura no local de trabalho.

Todos temos as melhores intenções, todos queremos promover mudanças reais e permanentes que duram para sempre. Todos nós começamos com grande energia qualquer iniciativa importante que nos seja solicitada. Mas, à nossa maneira, nos distraímos, nos afastamos em direções contrárias.

Compromissos e prioridades nos empurram para trás e tudo se torna grande demais. Ao trabalhar com organizações, entendemos que a manutenção da gestão da cultura organizacional envolve questões como:

Boa gestão

O velho debate sobre quem é o dono da cultura acabou! Se você for capaz de criar responsabilidades compartilhadas em torno da cultura e seu gerenciamento, você não apenas dará um impulso à sua organização, mas também poderá aumentar a inclusão, conexão e comprometimento dos funcionários.

Leia também: Como construir uma cultura empresarial saudável?

Metodologia

Você não precisa improvisar, basta escolher um método que funcione melhor para você, aquele em que sua equipe, seus funcionários entendam e com os quais eles possam se relacionar; um que aumente a visibilidade desse trabalho e instale responsabilidade em torno dos resultados.

Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Paciência

Você precisa saber que o gerenciamento da cultura organizacional leva tempo. Você tem que começar de algum lugar, mas não desista tão cedo. Alterações reais e permanentes não ocorrem da noite para o dia, mas se você for persistente, acabarão criando raízes.

Confira Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

Os três P’s da gestão da cultura organizacional

Neste mundo de economias que mudam rapidamente o ambiente de trabalho e o potencial de negócios, mais organizações precisam de ferramentas para medir o clima organizacional que aborda os aspectos centrais da cultura do trabalho e se adapta rapidamente aos novos tempos.

Identificamos três pontos de contato para orientar a gestão da cultura organizacional:

Pessoas

A cultura pertence aos funcionários. Estudos sugerem que, quando se interagem, são mais felizes e motivados. Isso fala pela cultura de uma organização.

Estima-se que as organizações que facilitam uma atmosfera amigável tenham 50% mais sucesso que seus concorrentes. Ao incorporar novos funcionários, procure pessoas que possam se encaixar na sua cultura e contribua para tornar o local de trabalho mais positivo.

Saiba mais em Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Propósito

Com a mudança de CEOs ou funcionários, a única coisa que precisa permanecer constante é o objetivo de uma organização. Por que estamos todos aqui? Ter um objetivo é a única razão pela qual uma organização está no mundo dos negócios. Vai além de ganhar dinheiro. O objetivo é a principal razão pela qual os funcionários permanecem em uma empresa. Isso fala muito sobre a cultura de uma organização.

Percepção na gestão da cultura organizacional

Há uma pergunta importante que as organizações fazem aos seus funcionários, ao eNPS dos funcionários ou ao Net Promoter Score; qual a probabilidade de você recomendar seus amigos / familiares para trabalhar nesta organização? Como o funcionário vê sua organização de maneira favorável, fala bem da cultura.

Lembre-se de que a melhor contratação geralmente vem por referência e, para que isso aconteça, os funcionários devem perceber a organização da mesma maneira. Seus funcionários se sentem orgulhosos da cultura? Honestamente, só recomendarão se são felizes.

A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Por que focar na gestão da cultura organizacional

A gestão da cultura organizacional começa com a medição e o entendimento da cultura da sua empresa. Digamos que você avalie suas campanhas de marketing e as ajuste de acordo com a eficácia. Da mesma forma, você também deve avaliar a cultura de trabalho para saber se é eficaz ou não.

Ao medir certas características importantes, você pode entender seus pontos fortes e fracos e fazer as alterações necessárias.

Nenhum manual diz que o CEO é responsável por desenvolver uma grande cultura organizacional. A cultura deve ser de propriedade de todos. Os funcionários devem ser treinados para se apropriar da cultura e desenvolvê-la juntos.

A cultura requer interações, pode não estar bem na primeira tentativa, pode haver algo que funciona e algo que não funciona. Com a gestão da cultura organizacional, você pode aprender de forma proativa com seus erros, corrigir e mudar. Incentive seus funcionários e deixe-os entender que estão juntos nisso, mesmo que não possam melhorar tudo na primeira tentativa.

Você está interessado em aplicar uma pesquisa de clima de trabalho e aprender mais sobre a satisfação de seus funcionários? Na QuestionPro, podemos ajudá-lo a ouvir seus funcionários e gerenciar adequadamente a cultura organizacional.

Agende uma demonstração com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o uso da nossa plataforma online.

Também recomendamos: Cultura organizacional e segurança cibernética

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram