Meta SMART: definição e exemplos

A meta SMART é definida como um conjunto de objetivos que são colocados em prática por critérios que reúnem estrutura e rastreabilidade. O estabelecimento de metas SMART cria uma trajetória verificável em direção a um determinado objetivo com etapas claras e uma linha de tempo estimada para atingir as metas.

SMART é um acrônimo que significa:

  • S – Specific (específico)
  • M – Measurable (mensurável)
  • A – Achievable (realizável)
  • R – Relevant (relevante)
  • T- Time-based (baseado no tempo)

O método SMART é um recurso muito prático que certamente pode ser um salva-vidas para pessoas que trabalham em campos competitivos como marketing, vendas, publicidade, pesquisa de mercado e similares. Não importa o tamanho do objetivo ou da meta, este método é aplicável a qualquer pessoa ou qualquer empresa que tenha um tempo limite, objetivos relevantes e claros relacionados ao alcance de suas metas.

Muitas vezes, antes de iniciar um novo projeto ou implementar uma estratégia, torna-se um pouco difícil definir objetivos de imediato. Portanto, para dar aos membros de sua equipe um objetivo adequado para trabalhar, comece a fazer uma excelente abordagem usando a meta SMART.


 

Definição de meta SMART 

Para começar, vamos entender o que cada letra da palavra “SMART” significa.

S-SPECIFIC: aprofundar nos detalhes é um bom começo. Este é o começo de tudo, portanto, dê mais atenção e faça grandes esforços para cuidar dos detalhes mais específicos. O importante é resolver as questões que envolvem o quê, quando, onde, quem, com o quê e como. 

 

M-MEASURÁVEL: para que uma meta seja clara, você deve ter uma maneira quantitativa de medir se a atingiu efetivamente.

Se sua meta é obter um ROI, então você deve dizer algo como “aumentar o ROI em 23%”. Não basta dizer apenas “aumentar o número de clientes”, é melhor fazer uma análise dos clientes que você tem agora, daqueles que você precisa obter, bem como o número total de clientes a serem alcançados em um determinado período, o que também é importante para definir claramente.

Quanto mais dados quantitativos você tiver, mais controle você pode ter sobre os avanços.

 

A-ACHIEVABLE: você sabia que muitos objetivos não são atingidos porque parecem impossíveis? Muitos outros permanecem no ar porque são pouco presunçosos.

É aconselhável saber que haverá tarefas difíceis de serem realizadas e que você não tem outra escolha senão atingi-las. Todos queremos ser os primeiros a alcançar algo e esse sentimento pode ser um motivador para algumas pessoas, no entanto, estabelecer objetivos praticamente impossíveis pode fazer com que a equipe fique frustrada.  Portanto, para tornar um objetivo alcançável, você precisa de uma análise prévia do que você fez e alcançou até agora. Isto o ajudará a conhecer e entender o salto que você quer dar ou um passo atrás e analisar o que você perdeu.

 

R-RELEVANTE: para definir objetivos relevantes e realistas, você deve medir o alcance de seu potencial e daqueles que estão associados a você em sua empresa. Um aspecto muito importante na definição de metas relevantes é saber se você tem os recursos corretos para alcançá-las.

Além disso, é importante aqui remover as crenças que comumente afetam negativamente, como “eu não posso”, talvez seja mais fácil criar uma meta realista e alcançável. Objetivos relevantes só podem ser alcançados se você tiver tudo no lugar, desde a fase de idealização até conhecer os recursos que o ajudarão a alcançar estes objetivos.

Lembre-se de que metas inalcançáveis não devem ser jogadas fora. É essencial fazer novas estratégias e manter-se persistente para atingir estes objetivos. Isto não somente enviará uma mensagem positiva entre os funcionários, mas também respostas adequadas a seus concorrentes que já duvidaram de suas habilidades para ter sucesso.

 

T-TIME-BASED: talvez este seja um dos fatores mais importantes que determinam se um objetivo é atingido ou não. Se você não colocar uma hora inicial e uma hora final, é provável que você nunca atinja o objetivo.

Programe e coloque um tempo para o objetivo. Isto o ajudará a saber se o que você está fazendo é o ideal para alcançar a meta a tempo.

Caso você esteja um pouco sem tempo e não esteja alcançando as metas no período definido, não se preocupe, você também deve aprender a ser flexível. Apenas não abuse desta flexibilidade, pois há uma linha tênue com a quebra de compromisso.

Leia também: Engajamento do funcionário.

 

 

Exemplos de meta SMART

  1. É verdade que definir objetivos requer tempo, paciência e também o know-how completo de como uma empresa funciona, mas acima de qualquer outra coisa, precisa de clareza. Por exemplo, muitas empresas falham na definição de objetivos claros e isso se reflete de muitas maneiras. Mas com meta SMART, é possível definir os objetivos.
  2. Para definir os objetivos, pode ser necessário fazer perguntas, por exemplo: “O que eu gostaria que minha empresa  alcançasse? Por que eu quero atingir estas metas? Tenho os recursos necessários para atingir estes objetivos?”, entre muitas outras perguntas que você precisa fazer a si mesmo, vamos aceitar que isto é cansativo e absolutamente desnecessário.  
  3. Você pode até se sentir tentado a pensar que o processo é um completo desperdício de seu tempo e, em vez de investir seu tempo especulando e escrevendo seus pensamentos, você pode decidir fazer algum trabalho real e começar com o plano de ação. Dê um passo atrás e pense: você sabe quantas empresas sofreram falência por não sentirem a necessidade de definir seus objetivos?
  4. Tomar medidas mesmo antes de compreender concretamente fatos e números não o levará a lugar algum. Pelo contrário, isto irá desperdiçar seu tempo, esforço, trabalho, experiência e até mesmo sua reputação no mercado. Embora você possa ter decidido começar sem um plano, há centenas de empresas que levam tempo para fazê-lo passo a passo e depois alcançar os objetivos de forma mais rápida, conquistando clientes, reduzindo a rotatividade dos funcionários e clientes e tirando proveito de tudo o que você já foi alcançado.
  5. Visualizando toda a tragédia relatada anteriormente, você ainda está pensando que isto é uma perda de tempo? Você ainda acredita que é melhor adiá-lo? Se sua resposta for NÃO, parabéns! A meta SMART é mais fácil do que você imaginava.  

 

Tomemos um exemplo para entender como a meta SMART ajuda a economizar nosso tempo. Imagine que uma empresa que trabalha para remover sacos plásticos e resíduos similares de toda a cidade tem objetivos definidos como:

“Nossa meta é tornar a cidade inteira limpa e livre de resíduos de plástico”.

Este objetivo é um pouco vago e deveria ser reescrito como:

“Como uma empresa, pretendemos limpar a cidade e torná-la livre de qualquer resíduo plástico nos próximos dois anos com a ajuda e o apoio de nossos voluntários”.

No segunda caso, existe um certo cronograma, é mencionada uma atividade específica, quem estará ajudando a empresa e o que eles querem alcançar é bastante claro.

Desta forma, as pessoas que estão associadas à empresa sabem quais são suas tarefas, qual é a linha do tempo em que precisam realizá-las. Isto ajuda a evitar qualquer confusão e as atividades prosseguem sem hesitação.

 

A meta SMART é uma parte importante do crescimento de uma empresa. É essencial que os gerentes de marketing, vendas, RH e outras áreas, estejam plenamente envolvidos na definição destas metas.

Para todos, o crescimento da empresa também implica em crescimento pessoal. A única maneira de conseguir isso é ter ordem e uma estrutura que defina os objetivos.

Não perca mais tempo fazendo ações que não produzam os resultados desejados. Comece a definir metas SMART e dê à sua equipe razões suficientes para que ela comece a trabalhar o mais rápido possível. Dar-lhes uma boa meta é parte da motivação que todos na empresa precisam. Lembre-se que o aumento da produtividade da equipe é sempre favorável e faz maravilhas para alcançar o crescimento geral da empresa.

 


 

Agora que você sabe o que é a meta SMART, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração