Retenção de clientes – confira os passos para alcança-la

Já é um fato comprovado que a retenção de clientes é importante e que os clientes fieis são responsáveis por em media de 80% da receita de diversos negócios. Vivemos em um cenário onde o maior impulso das empresas é a retenção de clientes.

Você ainda deve estar se perguntando quais passos devo seguir para garantir a fidelização dos meus clientes? Neste artigo, preparamos alguns pontos importantes:

Comunicação e valorização para retenção de clientes

Entenda seus valores e expectativas para realizar uma comunicação segmentada e objetiva, com foco no produto e nos desejos do seu público alvo. Com isso, você pode resolver suas necessidades oferecendo exatamente o que ele precisa e deseja. Fazer com que o cliente perceba o valor da sua oferta fará com que a retenção seja segura e inevitável.

Leia também: Retenção de clientes – passos a seguir para sucesso com o cliente

Experiência e atendimento incomparável para retenção de clientes

Cada cliente deve ser tratado como único e especial. Você deve demonstrar que sente uma grande satisfação em atendê-lo, não somente causar uma boa primeira impressão; e também mostrar-se preparado a cada vez que ele necessite um contato com a sua empresa. Assim, o atendimento será excepcional.

Mantenha a calma sempre

Estudos mostram  que a maioria das pessoas ao conhecer um produto ou serviço pela primeira vez ainda não estão preparadas para comprar, isso nos leva a primeira dica:

Valorize o relacionamento e a venda será uma consequência: tenha paciência, alguns clientes não comprarão hoje, pelo simples fato de não te conhecer. Aproveite esse momento para passar confiança e credibilidade; construa um relacionamento que seja duradouro, para que eles comprem na sua empresa várias vezes.

Leia também: Em busca de fidelização de clientes

Medir a satisfação do cliente de forma contínua

O que não é medido não pode ser controlad. O foco em medir as ações de sua equipe é primordial para a gestão de qualquer negócio. Para isso existem ferramentas eficazes, e uma delas é a pesquisa NPS; com ela você poderá obter dados e insights diretamente do seu cliente final.

Com a aplicação de pesquisas recorrentes será possível perceber qualquer alteração no comportamento de consumo pelo seu público alvo, por mais sutil que ela seja e, desse modo, manter a retenção de clientes.

Veja essas dicas sobre como fidelizar clientes e Dicas para gestão de clientes: 5 passos que você precisa seguir

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.