Colaboradores comprometidos – como tê-los e mantê-los

Ter colaboradores comprometidos é muito importante para o crescimento de uma empresa. Muitos gerentes não têm conhecimento desta situação e percebem que não existe comprometimento dos colaboradores, o que pode levar a companhia a resultados ruins. É necessário agir!

Primeiro, devemos incentivar um diálogo aberto com os colaboradores, eles são a base que sustenta uma empresa. Ter boa comunicação nos ajudará a melhorar a relação e consequentemente alcançar os objetivos.

Para ter colaboradores comprometidos é necessário ter  atenção desde o processo de contratação do colaborador. Pois, ao encontrar os melhores candidatos para a função, o colaborador satisfeito será mais ativo e se sentirá pertencente de algo maior na empresa.

Desse modo, atualmente, a retenção de colaboradores também é um dos fatores chaves para a redução de custos e para ser mais lucrativo com funcionários comprometidos. Outro fator que preocupa cada negócio é o desempenho dos funcionários. Isso se alcança não apenas com a criação de um bom ambiente de trabalho, mas também incentivando a sua participação; tendo em conta suas opiniões e decisões.

Colaboradores comprometidos com o bem-estar que a empresa proporciona

O que você precisa para ter colaboradores comprometidos? Faça uma pesquisa e saiba a opinião deles.
Estamos todos expostos a uma grande quantidade de informações, e temos uma diversidade de ferramentas que facilitam esse processo às empresas que já identificaram e as utilizam, envolvendo seus colaboradores.

Uma maneira de dar voz aos funcionários é dando a eles os canais para fazerem o caminho correto. Você pode usar a plataforma QuestionPro e criar, por exemplo, uma pesquisa de ambiente de trabalho. Ela dará acesso a informação que você precisa saber para ter funcionários comprometidos e melhorar seus desempenhos. Obviamente, você deve evitar pesquisas longas e cansativas. Crie pesquisas motivadoras com perguntas claras e divertidas.

Porém, além de pesquisar seus funcionários, é necessário dar a eles a certeza de que a empresa utilizará as informações coletadas e que fará as mudanças necessárias para a melhoria contínua. Desse modo, seus colaboradores se sentiram pertencentes da organização.

Compartilho: O que é CX – e qual sua importância no âmbito corporativo

Melhora contínua para ter colaboradores comprometidos

Se você pretende realizar uma pesquisa, verifique se ela é atraente para evitar possíveis desvios de resultados. É necessário também ser sensível às novas tecnologias. Dê aos seus funcionários a oportunidade de responder por meio do celular ou tablet; talvez para eles seja mais confortável responder em casa, ter a liberdade de administrar seu tempo para responder com tranquilidade, sem se sentir pressionado. Trabalho em equipe: reconheça se você aplica ou não no seu ambiente de trabalho

Se você quer ter colaboradores comprometidos, uma pesquisa por ano não funciona; o feedback deve ser constante. Vivemos em um mundo acelerado, em que a informação flui e se dispersa rapidamente. As necessidades de hoje, podem não ser as mesmas de amanhã, e você precisa estar atento.

Ouvir seus funcionários, levando em conta seus pontos de vista, faz parte da cultura de trabalho que você deve promover. Você também pode ter grandes ideias ou respostas para seus problemas, só é necessário ouvi-los.

Leia também: Satisfação no trabalho – Como obter novas ideias através de uma pesquisa

Força de trabalho da sua empresa

A força de trabalho abrange muitos tópicos, que talvez uma única pesquisa não possa cobrir. Comece a fazer pesquisas pequenas sobre temas específicos, mas onde possa investigar não apenas se eles estão confortáveis ​​em seu local de trabalho, faça também pesquisas para identificar aqueles pequenos fatores que possam torná-los mais satisfeitos com as suas atividades diárias. Além disso, ao fazer várias pesquisas durante um longo período de tempo, você pode usar perguntas de acompanhamento para analisar as alterações obtidas.

Se você deseja que os funcionários se comprometam a participar das pesquisas, compartilhe os resultados imediatamente. Assim como também, as ações que foram implementadas para resolver os problemas indicados. Faça as melhorias prometidas, para que seus funcionários percebam os benefícios de responder a pesquisa solicitada com absoluta sinceridade. Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

A diversidade de colaboradores, sem dúvida, traz riqueza para sua empresa. Por meio de uma pesquisa de ambiente de trabalho, você pode criar um relacionamento mais próximo com seus funcionários e aproveitar essa variedade de atitudes e ideias a seu favor. Também é importante que o lado humano da empresa esteja presente para alcançar a satisfação dos funcionários.

Funcionários comprometidos têm uma influência positiva na direção do negócio. Envolva-se com seus trabalhadores e se comprometa a ouvi-los. Leia: O Clima Organizacional Como Chave de um Bom Employer Branding.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://youtu.be/EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.