Trabalho em equipe: um dos fatores mais importantes da sua empresa

São muitos os fatores que influenciam uma empresa a se tornar bem sucedida. Mas, neste artigo em particular, vamos nos referir apenas a um deles: o trabalho em equipe.

É indiscutível – como disse George Clements – que o espírito de equipe é o que dá a muitas empresas uma vantagem sobre seus concorrentes. Mas, o que acontece quando dentro da organização esse espírito não existe? Simplificando, ele será refletido tanto no público interno e externo, com uma baixa de produtividade, pois se o trabalho em equipe não flui, é porque não há nenhum compromisso, apoio e colaboração entre funcionários e departamentos.

Dizer que trabalha como uma equipe não significa que você realmente esteja colocando em prática esse fator. São as ações de cada funcionário que determinam se isso é verdade ou não. Não confunda o trabalho em equipe com o trabalhos em grupos. Em várias conferências e workshops em que tive a oportunidade de ser facilitadora, este tema tem sido fundamental nas abordagens de uma gerência bem sucedida. É necessário distinguir e reconhecer se na sua empresa o ambiente de trabalho é desenvolvido através de trabalho em equipe ou em grupo.

Saiba mais sobre: Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

Igualmente que no âmbito pessoal, as organizações precisam conhecer-se a fundo, compreender e admitir se houver dificuldades. Pois, desse modo, se aprende e corrige com a finalidade de uma melhoria contínua. Isso é essencial para que a organização procure constantemente mudanças positivas que levem a alcançar os objetivos planejados. E, além disso, adaptar-se aos novos cenários que demanda a sociedade. Saiba se as práticas de trabalho da sua empresa são em equipe ou em grupo. Veja também: A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Diferença entre práticas de trabalho em equipe e em grupo

1. Em equipe, quase sempre se contribue igualmente com a realização dos objetivos organizacionais. Um grupo seguem ordens para atingir os objetivos estabelecidos por outros. Cuide do seu ambiente organizacional!

2. No trabalho em equipe cada membro tem uma função específica e o sucesso depende da contribuição de todos. Em um grupo, o sucesso será o resultado de seus relacionamentos e / ou desempenho.

3. No trabalho em equipe, a ausência de um membro pode alterar o desempenho da tarefa. Em um grupo, você pode retirar uma pessoa quando seus pontos de vista são considerados desnecessários.

Com base nessas diferenças, é importante saber como cada um de nós trabalhamos dentro da empresa. Busquemos uma boa cultura de trabalho, mantendo o espírito positivo de acrescentar e não subtrair. Isso permitirá obter mudanças positivas, alcançando o cumprimento dos objetivos planejados e, por conseguinte, o sucesso. Veja também: Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Sugestão de leitura complementar:

Cultura organizacional e segurança cibernética

Questionário de recursos humanos para funcionários

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?


Sobre a autora:

Isa Gabriela Ramos é Analista de Marketing com formação em Comunicação,

Estratégias de Marketing, Liderança, Gestão e Educação

Dados de contato:

Email: isagabriela.ramos@gmail.com

Skype: isagabriela.ramos

Twitter: @igra0809

Linkedin: Isa Gabriela Ramos

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.