Como criar uma pesquisa de engajamento de funcionários

Uma pesquisa de engajamento de funcionários fornece informações sobre fatore que dificulta os níveis de comprometimento de seu pessoal.

Já vimos anteriormente que é essencial melhorar o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho e demos algumas dicas. A dica mais valiosa de todas é a importância de criar uma pesquisa para medir a satisfação do pessoal.

Estes tipos de pesquisas com funcionários ajudam a entender quais fatores contribuem para a insatisfação e o atrito e como eles podem ser tratados.


 

Por que realizar uma pesquisa de engajamento de funcionários?

A aplicação de uma pesquisa de engajamento de funcionários é essencial para qualquer organização, grande ou pequena, pois permite conhecer o nível de engajamento e satisfação dos funcionários, responsabilidades, comunicação com a equipe e gerentes, etc.

Entre os objetivos desta ferramenta estão os seguintes:

  • Ele fornece um meio para que o pessoal expresse suas opiniões, preocupações e sugestões.
  • Permite aos supervisores medir os níveis de engajamento dos funcionários e tomar as medidas necessárias para mantê-los elevados.
  • Aumenta os níveis de comprometimento do pessoal se eles forem baixos.
  • Ajuda a coletar dados e fornece um senso de direção para melhorar as iniciativas dos funcionários e as operações da organização

 

Vantagens de uma pesquisa de engajamento de funcionários

Aqui estão os principais benefícios de conduzir uma pesquisa de engajamento de funcionários.

  • Promove uma cultura de motivação, orgulho e compromisso no trabalho.
  • Compreende os fatores de desgaste dos funcionários.
  • Trabalha para a retenção de pessoal.
  • Compreensão da sua posição em relação a outras organizações.
  • Alinha as metas da equipe com os objetivos, visão e missão da organização.
  • Educa e capacita os funcionários para criar um local de trabalho melhor.

 

Como conduzir uma pesquisa de engajamento de funcionários

Abaixo, temos uma série de perguntas que você certamente deve responder a fim de conduzir efetivamente uma pesquisa de engajamento.

1) O que você vai medir?

Os funcionários podem não estar na mesma página quando se trata de entender o que seu compromisso significa para a organização.

Ajude seu pessoal a entender o que é e o que você vai medir. Isto permitirá que seus esforços de coleta de dados sejam um processo honesto e sincero por parte de seus funcionários.

2) Quais são as expectativas de seu pessoal?

As expectativas mais importantes de seus funcionários estarão nas respostas da pesquisa.

Ser completamente honesto sobre suas expectativas, o que parece funcionar, o que poderia ser feito melhor, etc.

O feedback qualitativo dos funcionários ajudará a organização a coletar dados para melhorar as iniciativas.

3) O que as pesquisas ajudarão a alcançar?

Seus funcionários precisam saber o que uma pesquisa de engajamento de funcionários irá realizar.

Informe a sua força de trabalho o que a pesquisa pretende alcançar e o que os dados significarão para a equipe de RH, liderança e funcionários.

4) O que os funcionários devem esperar?

A equipe de liderança, gerentes de Recursos Humanos e supervisores analisarão os dados do estudo e tomarão medidas com base no feedback do pessoal.

Seria útil para os funcionários conhecer as principais conclusões, as medidas que estão sendo tomadas para aliviar as preocupações do pessoal, incentivar o engajamento dos funcionários e todas as ações e iniciativas futuras.

5) Como garantimos a confidencialidade?

Uma pesquisa de engajamento de funcionários deve ser uma pesquisa anônima, e você deve certificar-se de que os funcionários acreditem nisso.

Se seus funcionários não puderem confiar no anonimato e na confidencialidade, eles não serão honestos sobre suas opiniões e você não será capaz de mudar ou melhorar.

6) Que tipo de ações serão implementadas?

Informe a seus funcionários quais iniciativas estão ocorrendo após a conclusão da pesquisa de engajamento dos funcionários.

Peça seu feedback e envolva-os no processo para obter os melhores resultados. Seus funcionários irão apreciá-lo e você irá afetar positivamente sua intenção de ficar.

 

Dicas para implementar uma pesquisa de engajamento de funcionários

O processo de implementação de uma pesquisa de engajamento de funcionários requer seu compromisso e profissionalismo. Temos algumas dicas que o ajudarão a conseguir isso.

 

Aviso antes da aplicação da pesquisa

Seria útil se você informasse todos os funcionários antes de lançar a pesquisa de engajamento de funcionários e lhes dissesse o que se espera deles, o prazo, etc. Você pode avisá-los da seguinte maneira:

Isto poderia ser o envio de um e-mail para toda a empresa ou um anúncio. Você deve incluir todos os detalhes necessários, tais como elegibilidade do respondente, prazo, acesso aos dados da pesquisa, convite para pesquisa, etc.

Se você utiliza uma ferramenta de gerenciamento de pesquisas de experiência de funcionários como QuestionPro Workforce, então você tem muitas opções.

Você pode personalizar suas pesquisas, convites, lembretes de programação, dados de segmentos, acesso baseado em funções, e muito mais.

Uma maneira de incentivá-los a responder a pesquisa com seriedade é oferecendo recompensas.

O ideal é que isto chegue aos líderes ou supervisores da equipe para que eles possam direcionar o aviso aos membros da equipe.

Isto é crucial para garantir que todas as equipes participem da pesquisa de engajamento dos funcionários e alcancem o máximo de sucesso. Quando as equipes de briefing, os supervisores deverão:

  • Falar sobre seu papel e envolvimento no processo.
  • Por que todo funcionário deve participar.
  • Os benefícios de fazer a pesquisa.

 

Anúncio do dia da pesquisa

O dia da pesquisa é crucial, a maioria das organizações não envia lembretes, mas acreditamos que é necessário.

Você pode enviar um e-mail para alertá-los sobre o prazo e mencionar por que seus comentários são tão importantes.

Se você usa software para medir a cultura de trabalho, você também pode criar lembretes através do aplicativo. O software ou ferramenta permite que você personalize os lembretes.

Você pode colocar avisos usando placas no refeitório, imprimir convites físicos ou colocar pequenas notas nas mesas dos funcionários.

 

Anúncios após a aplicação do questionário

Após encerrar a pesquisa de engajamento dos funcionários, é importante que você reserve um tempo para agradecê-los por seu feedback.

É sempre uma boa idéia compartilhar os resultados com a equipe. Faz com que se sintam envolvidos e lhes permite saber o que vai acontecer em seguida.

Você pode informá-los diretamente ou seguir um modelo hierárquico, o que basicamente significa:

Relatórios gerais: Isto significa mostrar o estudo a todos os funcionários juntos.
Equipe de liderança: Apresentar os resultados, junto com os benchmarks da indústria, à equipe de gestão.
Supervisores: Divulgar os resultados para os gerentes e coletar informações deles e de seus subordinados.

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração

compartilhe esse artigo: