Melhore o engajamento no ambiente de trabalho com essas 15 dicas

O engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho é bastante importante para as organizações, e elas estão se concentrando em melhorá-lo cada vez mais a cada ano. Manter o engajamento no local de trabalho elevado é muito difícil, diz-se que apenas 15% dos funcionários estão engajados em seu trabalho.

O engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho afeta diretamente a motivação do pessoal, a produtividade dos funcionários, a moral da força de trabalho, a rotatividade dos funcionários, a experiência dos funcionários, etc.

Trabalhadores ativamente desvinculados custam dinheiro às organizações, enquanto os funcionários engajados são ativos de alto desempenho e fazem dinheiro às organizações.

De acordo com um estudo da Gallup, as organizações que têm altas taxas de engajamento de pessoal são 21% mais lucrativas do que a concorrência.


 

Vantagens de medir o nível engajamento no ambiente de trabalho

Um funcionário feliz consegue fornecer resultados muito melhores para a empresa. Focar no bem estar dos trabalhadores e medir o nível de engajamento no ambiente de trabalho é tão importante quanto uma boa campanha de marketing. Sabendo como os funcionários sentem-se, é possível evitar fatores que prejudicam o crescimento de qualquer empresa:

  • Sucesso organizacional

O engajamento dos funcionários afeta diretamente suas operações comerciais. Funcionários desligados podem não ser tão dedicados ao seu trabalho quanto seus colegas, o que pode prejudicar seriamente os prazos e a produtividade da equipe.

Um relatório da Harvard Business Review Analytic Services sugeriu que 71% dos executivos acreditam que o engajamento da equipe é fundamental para o sucesso organizacional.

  • Despesas

Funcionários desmotivados tornam-se um fardo para a organização por causa de sua falta de produtividade e motivação. O que é mais preocupante é que eles podem trazer o desempenho de toda a equipe para baixo.

  • Ir para o trabalho

Os funcionários desligados não têm a motivação ou o zelo de se levantar e chegar ao trabalho todos os dias. Uma razão poderia ser que eles não gostam mais do trabalho que fazem, ou não se dão bem com a equipe, etc.

Um estudo da Gallup sugere que os locais de trabalho com funcionários altamente engajados registram 41% menos absenteísmo.

  • Atrito entre funcionários

Os funcionários desligados deixam as organizações, eventualmente, se não de imediato. Os baixos níveis de engajamento afetam diretamente a intenção dos funcionários de permanecerem, aumentando a taxa de atrito.

Saiba como medir a satisfação e engajamento dos funcionários.

 

15 dicas para melhorar o engajamento no ambiente de trabalho

 

1. Forneça as ferramentas certas

Os funcionários precisam das ferramentas corretas para fazer seu trabalho de forma eficaz e eficiente. Sem isso, não se pode esperar que eles dêem o melhor de si. Eles podem se sentir desanimados se não tiverem as ferramentas de que precisam para ter sucesso. Isto pode resultar potencialmente em que eles abandonem a organização.

 

2. Aprendizado e desenvolvimento

Os funcionários aprendem no trabalho. Eles vêem o que seus superiores fazem, como a administração toma decisões, etc. É preciso conduzi-los internamente e garantir que eles participem. Os funcionários hoje em dia precisam se esforçar mais para combater destacar-se no mercado de trabalho, e você deve ajudá-los em seus esforços.

 

3. Preste muita atenção

A força de trabalho atual é muito diversificada. Você tem funcionários de várias origens, gerações, nações, etc., trabalhando juntos. É sempre bom ter equipes diversas, pois os funcionários aprendem uns com os outros. Diversidade e inclusão é a chave para uma taxa de engajamento saudável. Entretanto, você deve prestar atenção a todos os seus funcionários, encontrá-los individualmente, ou ter algum tipo de comunicação. Diversos funcionários terão seus próprios desafios e habilidades que você precisa analisar e compreender.

 

4. Ouça o seu pessoal

Os funcionários sentem que precisam ser ouvidos é normal para todas as organizações. Eles têm idéias que podem ajudar a melhorar a produtividade e o sucesso de sua organização, e preocupações que precisam ser tratadas. Certifique-se de fornecer-lhes um meio de expressar o que eles sentem e precisam. As organizações que escutam seus funcionários e agem de acordo com suas preocupações relatam níveis mais altos de engajamento.

Realize uma pesquisa 360º para escutar seus funcionários.

 

5. Reconheça e celebre as realizações

Todos os funcionários trabalham arduamente para completar suas tarefas e se destacar e precisam ser reconhecidos. Embora o reconhecimento dos esforços de todos os funcionários possa não ser possível, você certamente pode reconhecer e recompensar os ganhos de alguns funcionários. Não tem que ser algo grande, pode ser algo tão pequeno como um cupom ou vale reconhecendo seus esforços para aquela semana, ou mês, ou trimestre. O não reconhecimento de seus funcionários pode prejudicar o moral dos funcionários.

 

6. Benefícios para os funcionários

Somente planos de saúde e odontológicos não são o que os funcionários querem ou vêem. Para alguns, pode ser um horário de trabalho flexível, pois eles podem estar aprendendo alguma coisa e precisam ir às aulas. Para alguns, pode ser trabalhar de casa, pois eles têm que viajar longas distâncias para chegar ao trabalho todos os dias. O que quer que seja, se puder ser acomodado, por favor, faça isso. Isto contribuirá muito para ganhar sua confiança e lealdade.

 

7. Seja genuíno e honesto

Isto se aplica a todos os funcionários, desde colegas a gerentes, até a equipe gerencial. A transparência sobre projetos, negócios, etc., é valorizada pelos funcionários e desempenha um papel fundamental na conquista de sua confiança e respeito. Isto se aplica também aos funcionários-gerentes e às relações entre funcionários-gerentes.

 

8. Incentivar as pausas

Os funcionários precisam fazer uma pausa de vez em quando para tirar suas mentes do trabalho. Não só alivia o estresse, mas também é importante assegurar que seus funcionários não se afivelem sob pressão. Algumas tarefas ou dias podem ser exigentes, e se os funcionários não forem incentivados a fazer pausas, eles podem se queimar. Além disso, encoraje seus funcionários a tirar os fins de semana e feriados e ir para algumas atividades divertidas, tempo em família, aventura emocionante, etc.

 

9. Pedir feedback

Uma outra forma de aumentar o engajamento é pedir feedback a seu pessoal. Solicitar seu feedback garante que suas opiniões sejam importantes e desempenhem um papel crucial na empresa. Crie novos canais de comunicação para obter feedback, se necessário.

 

10. Eventos sociais

É sempre bom estar com seus colegas e fazê-los conhecer também fora do trabalho. Organize pequenos eventos, como saídas de fim de semana ou conversas de café para se divertirem juntos e conhecê-los melhor. Você pode sempre fazer chamadas de vídeo nos finais de semana, do conforto de sua casa e de seu pijama.

 

11. Gerenciamento de metas

Os funcionários precisam ser claros sobre seus objetivos e sobre os objetivos da organização. Eles precisam estar alinhados para obter resultados comerciais eficientes. Como supervisores, ajudá-los a gerenciar melhor suas metas e maneiras de chegar lá mais rápida e eficientemente.

 

12. Ótimo ambiente de trabalho

O deslocamento para o trabalho exige algum esforço, mais para alguns do que para outros. Depois de chegar ao trabalho, você tem tantas coisas para se preocupar com prazos, reuniões, etc. As organizações podem garantir um ótimo ambiente de trabalho onde os funcionários podem encontrar conforto e estão à vontade.

 

13. Cultura voltada para as pessoas

Um funcionário é muito mais do que seu conjunto de habilidades ou tarefas. Fazê-los conhecer melhor, compreendê-los mais, saber mais sobre seus hobbies, etc. Valorize seus funcionários, e seu compromisso no local de trabalho subirá.

 

14. Seja mentor de seus funcionários

Os funcionários precisam de mentores para entender seu trabalho, para realizá-lo de forma eficiente e eficaz, para estabelecer contato com os clientes, e muito mais. Informe seus funcionários seniores sobre isso e peça-lhes que os ajudem. Inicie um programa de mentoria e incentive todos os funcionários a terem um relacionamento mentor-aprendiz e use as experiências destes para impulsionar o engajamento dos funcionários.

 

15. Colabore frequentemente

As colaborações cruzadas ajudam não apenas a completar tarefas, mas também a aprender muitas coisas de seus colegas. Certifique-se de ter um ambiente que promova a colaboração para melhorar o engajamento do pessoal do local de trabalho.

 

Software de pesquisa para melhorar o engajamento no ambiente de trabalho

As pesquisas online de engajamento de funcionários são uma boa maneira de medir o engajamento. Uma plataforma geradora de pesquisas online ou uma ferramenta focada nesse contexto de engajamento do funcionário, como a QuestionPro Workforce, ajudam a preparar e conduzir pesquisas. Elas também geram relatórios detalhados para que você tome decisões oportunas e informadas.

  • Monitorar o engajamento no local de trabalho

Obter feedback diretamente de seus funcionários é uma forma ideal de rastrear seu envolvimento no local de trabalho.

O feedback deles é franco e honesto, e se eles souberem que a gerência agirá de acordo com o feedback, eles estarão dispostos a compartilhar seu feedback.

  • Seja receptivo ao seu pessoal

Não basta reunir feedback; você realmente tem que ouvi-los e agir de acordo. Se eles virem ações e implementações, eles estarão mais próximos.

  • Aja de acordo com o feedback dos funcionários

Uma vez que você tenha os dados sobre o engajamento no local de trabalho de suas pesquisas, tome medidas corretivas imediatamente, veja o que está funcionando e aumente o ritmo. Todas as estratégias e iniciativas de engajamento de seus funcionários após as pesquisas de engajamento no local de trabalho precisam ser visíveis para seu pessoal. Meça o engajamento dos funcionários com freqüência para evitar qualquer falha nos processos de seu pessoal.


 

Agora que você já sabe como melhorar o engajamento no ambiente de trabalho, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração

compartilhe esse artigo: