Como fazer uma pesquisa 360?

Uma pesquisa 360 é uma ferramenta que permite medir as atitudes, percepções, satisfação ou desempenho dos trabalhadores. Através desta pesquisa, você pode obter feedback e identificar variáveis independentes e dependentes na formação dos empregados. As variáveis independentes podem ser a comunicação corporativa, o pagamento de benefícios, o ambiente de trabalho, etc. As variáveis dependentes pode ser, por exemplo, a satisfação geral, a probabilidade de recomendar a empresa onde trabalham ou a probabilidade de permanecer por muito na empresa.

É comum que esses tipos de pesquisas sejam realizados de forma confidencial, a fim de proporcionar mais segurança aos funcionários e realmente contribuir com informações honestas, sem medo de represálias.

Ao realizar uma pesquisa 360, você estará mostrando que está interessado em sua opinião e que está procurando uma melhoria. Essa situação é reforçada quando você leva em consideração as sugestões feitas por meio das pesquisas e as implementa imediatamente.

Através desse tipo de pesquisa 360, é mais fácil entender o que a força de trabalho pensa sobre a empresa e o trabalho que realizam diariamente. Esses tipos de avaliações, sem dúvida, ajudam as organizações a criar um maior comprometimento dos funcionários e, a alcançar objetivos definidos.

Vantagens de realizar uma pesquisa 360

Realizar pesquisas para sua força de trabalho trará a sua empresa múltiplos benefícios e proporcionará a oportunidade de detectar várias áreas de oportunidade. Aqui estão algumas das muitas vantagens de usar essa ferramenta para entender melhor o que acontece em sua empresa:

  • Ao obter informações por meio dessas pesquisas, podemos melhorar questões como o ambiente de trabalho, atrair melhores funcionários, manter os funcionários felizes por continuar trabalhando na empresa.
  • Podemos resolver problemas que afetam a produtividade dos funcionários.
  • Uma pesquisa nos leva a aprender sobre as preocupações dos funcionários e a melhorar nosso programa de benefícios.
  • Alcançamos uma maior comunicação..
  • Ao avaliar, por meio de uma pesquisa para funcionários, é possível atualizar as informações, comparar dados e analisar o que melhorou e o que não. Estar ciente da preocupação dos funcionários gera uma maior compromisso dos funcionários.
  • Você pode obter novas ideias que ajudam no crescimento do negócio.
  • Descubrir problemas antes de prejudicar os negócios.

Você também pode estar interessado: pesquisa de ambiente e satisfação no trabalho.

Exemplos de uso e tipos de pesquisas 360

Há muitos tópicos que você pode considerar para uma pesquisa desse tipo, mas os mais comuns são os seguintes:

  • Liderança
  • Comunicação
  • Vida laboral
  • Compromisso
  • Benefícios para funcionários
  • Cultura corporativa
  • Tomada de decisão
  • Relação de funcionários
  • Resolução de problemas
  • Reconhecimento de trabalho
  • Segurança no trabalho
  • Trabalho em equipe
  • Capacitação

Pesquisa 360 de satisfação de empregado

Você pode realizar esse tipo de pesquisa 360 e fazer perguntas sobre o grau de satisfação do trabalho; por exemplo, as dificuldades que eles estão tendo para realizar seu trabalho.

Leia agora: Como estimular a criatividade no ambiente de trabalho.

pesquisa 360

Outro ponto a se considerar em uma pesquisa 360 é medir suas capacidades, a fim de saber se eles possuem a capacidade de resolver problemas e atender às expectativas levantadas. Sua equipe deve ter o desempenho adequado, por exemplo, para enfrentar as mudanças significativas que possam surgir. A falta de capacidade de executar determinadas ações pode levar a um alto grau de estresse e, consequentemente, baixo desempenho. Aplique essas perguntas para saber se seus colaboradores usam as ferramentas corretas ou se possuem as informações necessárias para agir.

Avaliação do trabalho

Através de um pesquisa 360, você pode medir o desempenho geral de cada um deles, com base nas métricas atribuídas; ou no que os funcionários pensam das políticas e procedimentos executados pela empresa.

Aprenda mais sobre Ambiente de trabalho saudável dando clic aquí.

Quais devem ser as metas definidas para os funcionários, a fim de aumentar suas habilidades e conhecimentos? Uma pesquisa 360 lida com esses aspectos, com o objetivo de obter informações e poder estabelecer estratégias que dê mais valor aos funcionários da sua empresa.

Avaliação gerencial

Quando se trata de lidar com questões mais específicas, você pode fazer as perguntas de acordo com diferentes áreas de sua empresa. Um grande sucesso é aplicar pesquisas à alta administração. Isso pode fornecer uma visão completamente diferente da situação da empresa e do que acontece nela, além de obter uma visão mais completa de tudo.

Pesquisas de saída

Eles são os únicos que você pode realizar no momento em que um funcionário se demitir. Esta informação pode ajudá-lo a entender as coisas que você deve mudar e, consequentemente, prever o abandono de mais funcionários.

Pesquisa 360 para feedback

Se você deseja obter feedback, não só da equipe, mas de uma variedade de fontes, pode recorrer a esse tipo de avaliação e ter o ponto de vista não apenas dos funcionários, mas também dos supervisores, clientes etc.; e assim ter uma perspectiva mais ampla do problema. Pergunte aos funcionários de outros níveis, seus colegas, os principais executivos e faça uma autoavaliação.

Conheça os pontos fortes de toda a organização através do feedback correto e certifique-se de implementar as mudanças necessárias. Conheça o grau de desenvolvimento de seus funcionários, a avaliação de desempenho, desempenho, necessidades de treinamento, avaliação por equipes, liderança, autoavaliação.

Uma pesquisa 360 geralmente contém perguntas com escalas de 4 a 7 pontos; que ajudam a medir diferentes escalas de desempenho do trabalhador. Perguntas abertas também são usadas para reforçar essa informação. Você pode conhecer o desempenho de um departamento inteiro, bem como de toda a organização, comparar classificações e médias. Seja tão específico quanto precisar.

pesquisa 360

A revisão dos resultados é uma boa opção para entender os resultados e desenvolver novas estratégias e alcançar os objetivos. O feedback deve ser positivo e negativo, a fim de obter melhores resultados. É sempre importante reconhecer o trabalho do outro e o impacto nos objetivos.

Uma feedback construtivo traz compreensão para alcançar o desempenho desejado e saber para onde precisamos ir. É importante reconhecer onde estão os erros para que possamos atacá-los e fazer as sugestões necessárias para avançar, tanto individualmente quanto em equipe.

Outro benefício de uma pesquisa 360 é que ajuda a tornar-se consciente dos pontos fortes e fracos de cada trabalhador. Ao receber feedback de várias pessoas da empresa, você obtém uma visão mais equilibrada e justa do comportamento de trabalho da pessoa. Da mesma forma, um plano de treinamento personalizado mais específico pode ser estabelecido, o que ajudará desenvolvimento profissional e ao cumprimento das atividades da organização.

Melhoria contínua é vital, e é por isso que esse tipo de pesquisa com funcionários ajuda-nos a conhecer toda a informação que não vemos ou que não queremos ver. Esses pontos de vista são evidentes e, sem dúvida, ajudam a melhorar o desempenho de todos. Os dados obtidos são um impulso para fazer as coisas da melhor maneira possível, nos convida a compartilhar e reconhecer o que nossos colegas e gerentes, todos envolvidos no desenvolvimento do negócio, estão fazendo bem ou mal.

Perguntas para funcionários

Em uma pesquisa para funcionários, além de fazer perguntas tradicionais para avaliar o grau de felicidade no trabalho ou o que eles pensam do seu espaço de trabalho, é importante ir a questões mais profundas. É claro que é importante saber se nossos funcionários se sentem felizes no escritório; especialmente quando há mudanças em suas atitudes ou uma alta rotatividade de funcionários. Mas, há outras questões que nos ajudarão a conhecer seu grau de comprometimento e a conexão que existe com os demais funcionários e com o objetivos da empresa.

Por exemplo: Você conhece os objetivos estratégicos da organização? Os gerentes devem considerar que um elemento transcendental para o funcionamento adequado de uma organização, é saber se os funcionários conhecem os objetivos da empresa. Como o desempenho dos trabalhadores pode ser medido se o seu trabalho não é feito com o objetivo de atingir objetivos globais? Os funcionários devem conhecer esses objetivos e alinhar seu trabalho com eles. Sem dúvida, as perguntas que nos ajudam a saber se isso ocorre, salvarão muitos problemas no futuro.

Recomendamos que você leia: A inspiração como fonte de transformação organizacional

Muitas vezes os funcionários se preocupam mais porque acham que podem ser repreendidos por suas respostas. Portanto, você deve gerar a confiança necessária e informá-los sobre o propósito da pesquisa; para que você também tenha a certeza de que eles responderão com a maior sinceridade possível. Muitas vezes, fazer pesquisas anônimas não é a melhor opção. Especialmente se você quiser que seus funcionários sejam responsáveis por suas ações ou para melhorar onde estão especificamente falhando.

pesquisa 360

Por exemplo, como pessoas podemos distorcer determinados dados sabendo que eles são anônimos, isso pode ser causado por um desvio nas pesquisas. Uma pesquisa pesquisa anônima, embora possa dar aos funcionários mais segurança para responder, também podem levar a muitas suposições ambíguas.

Como fazer uma pesquisa para funcionários com a QuestionPro

Crie sua pesquisa : Na QuestionPro, temos mais de 50 modelos de pesquisa diferentes que podem ser personalizados, além de uma ampla variedade de perguntas a serem adicionadas e que se adaptam às necessidades de cada empresa. A QuestionPro tem mais de 30 tipos de perguntas com vários tipos de escalas de avaliação, lógicas, temas de cores e outras opções de personalização. Você pode ver todos os nossos modelos: aquí.

Distribuir: Depois de criar sua pesquisa, você pode enviá-la para seus funcionários através de vários canais, você pode fazê-lo nas redes sociais da empresa (Linkedin, Twitter ou Facebook, enviar um e-mail personalizado, incorporar a pesquisa em seu site, em dispositivos móveis) ou usando códigos QR para que todos possam responder e coletar o máximo de informações possível

Analise: Quando você insere os resultados, pode analisá-los imediatamente e em tempo real. Você tem acesso a tabelas e gráficos ou infográficos para apresentar seu relatório. Se necessita uma análise mais avançada, basta exportar os resultados para o Excel ou o SPSS.

Você quer fazer suas próprias pesquisas para os funcionários?

Avalie, saiba mais sobre suas necessidades e pontos de vista sobre a organização com nossas plataformas.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram