Conheça o Teste Gallup Q12 e saiba como funcionários comprometidos podem tornar sua empresa mais rentável

Funcionários comprometidos é o termo utilizado para eleger os colaboradores que são mais integrados e que tem maior sinergia com a empresa, e se sentem como elo importante do negócio.

O trabalho de marketing estratégico não deve ser realizado apenas focando em estratégias para o púbico externo, consumidores e cliente em potencial.

O Marketing estratégico e funcionários comprometidos

Como parte desse trabalho também é importante atentar-se na gestão dos colaboradores para garantir que o ambiente de trabalho esteja agradável e propício para a produtividade. Embora não seja uma especialista em RH, posso notar facilmente os efeitos que a relação entre funcionários comprometidos e clientes satisfeitos causam nos resultados da empresa.

Antes tanto as pesquisas de clientes como as de funcionários eram bastante personalizadas de acordo com cada organização.

No entanto, isso costumava dificultar o trabalho de comparação de sua organização com outras organizações de alto desempenho.

Leia também: Clima organizacional

Métodos para avaliar funcionários comprometidos:

Depois surgiu o método  Net Promoter Score de Reichheld, que correlaciona o número de “Promotores de vendas” com a lucratividade. Para medir seu Net Promoter Score é preciso pegar as mais altas qualificações e subtraí-las das mais baixa. Uma qualificação de 75% ou mais é própria de uma organização de nível mundial.

Mas o que envolve as pesquisas com os funcionários? Há algum padrão nelas? A organização Gallup desenvolveu o que eles chamam de Gallup Q12. Baseado no seu livro  12: The Elements of Great Managing (12: Elementos de uma grande gestão).

NPS

 

O que NPS é para a fidelização dos clientes, o Gallup Q12 é para o funcionários comprometidos. Em outras palavras, depois de mais de 30 anos realizando pesquisas com funcionários, a organização Gallup selecionou as 12 perguntas que devem levar a uma melhor avaliação da rentabilidade e que você pode usar para medir o comprometimento dos funcionários.

funcionários comprometidos

Gallup diz que 1.5 é a proporção de funcionários comprometidos de uma empresa de médio porte e 8:1 é uma proporção do compromisso de uma empresa de nível mundial.

Processo:

Após 80.000 entrevistas realizadas com gestores de mais de 400 empresas, a Organização Gallup diz que medir a força de um local de trabalho pode ser resumido nestas perguntas:

  1. O que esperam de mim no trabalho?
  2. Conto com os materiais e a equipe que preciso para fazer o meu trabalho?
  3. No trabalho, tenho a oportunidade de fazer aquilo que faço de melhor todos os dias?
  4. Nos últimos sete dias, eu recebi algum reconhecimento ou elogios por fazer um bom trabalho?
  5. Quanto ao meu supervisor, ou algum colega de trabalho, pareço ser importante para ele como pessoa?
  6. Há alguém no trabalho que estimule o meu desenvolvimento?
  7. Minhas opiniões são importantes no trabalho?
  8. A missão/propósito da minha empresa me faz sentir que o meu trabalho é importante?
  9. Meus colegas de trabalho estão empenhados em fazer um trabalho de qualidade?
  10. Tenho um(a) melhor amigo(a) no trabalho?
  11. Nos últimos seis meses, alguém comentou sobre os meus progressos?
  12. Durante o último ano, tive a oportunidade de aprender e crescer?

Extraído de First, Break All the Rules, What the World’s Greatest Managers Do Differently por Marcus Buckingham & Curt Coffman, Simon & Schuster, 1999.

Modelo baseada em 5 pontos:

Baseada nessa informação você pode criar o seu próprio modelo de pesquisa de satisfação com seus funcionários comprometidos. Deixo aqui um modelo baseado em uma escala de 5 pontos. No entanto, uma coisa que a organização Gallup não compartilha, é como dividir esses 5 pontos e indicar especificamente quais qualificações correspondem a cada nível de funcionários comprometidos.

Eu decidi fazer isso dessa forma:

1 e 2 = Inteiramente não comprometido

3 = Neutro ou não comprometido

4 e 5 = Comprometido

Se a sua empresa estiver usando Gallup Q12, deixe seu comentário sobre como tem sido sua experiência com esta ferramenta.

  • Ela mede corretamente o funcionários comprometidos?
  • Quais as vantagens e desvantagens da metodologia Gallup 12, em sua opinião?

Leia também:

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

Questionário de recursos humanos para funcionários

Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.