O Clima Organizacional Como Chave de um Bom Employer Branding.

O conceito de Employer Branding está em voga atualmente. As empresas buscam melhorar sua reputação de marca como empregador para atrair e reter os melhores profissionais do mercado. Isto tem sua razão de ser: as empresas têm reconhecido que contar com os melhores profissionais as fazem mais competitivas, o que, por conseguinte, aumenta seu valor.

Portanto, criar uma boa Employee Value Proposition (Proposta de Valor para o Empregado) permitirá melhorar sua estratégia de Employer Branding para atrair os melhores profissionais.

Clima Organizacional, chave de um bom Employer Branding.

Segundo estudos, os profissionais têm em mente que o clima organizacional é um dos três fatores que os trabalhadores de todo o mundo consideram determinantes na hora de decidir incorporar-se ou não à uma empresa.

Mas a importância de um bom clima organizacional não termina aí. Vem sendo afirmado que os trabalhadores que se desenvolvem em um bom clima organizacional são mais criativos, produtivos e fiéis à empresa.

Temos como exemplo os gigantes da tecnologia como Google, Apple e Facebook liderando as listas das empresas onde todos querem trabalhar. Estas grandes companhias, por meio de seu departamento de Recursos Humanos, dedicam boa parte de seus esforços a oferecer um clima organizacional no qual se fomenta a criatividade, a produtividade e a imaginação.

Estas empresas, que estão deixando uma marca no mundo dos negócios de hoje, se esmeram em criar um ambiente de trabalho de portas abertas em seus diferentes níveis hierárquicos e permitem que os trabalhadores participem de seus próprios projetos a fim de que se sintam valorizados.

Características de um bom clima organizacional

Ser um bom lugar para trabalhar deve ser o principal objetivo de qualquer empresa que queira alcançar êxito no mundo empresarial. Os trabalhadores são os únicos bens não quantificáveis de toda a organização e, por isso, devem ser adotadas estratégias para atrair e manter os melhores profissionais na companhia.

Uma das regras para atraí-los e mantê-los é contar com um bom clima organizacional. A seguir as principais características deste conceito:

 

Comunicação clara para melhorar o clima laboral

Uma das condições imprescindíveis para criar relações de trabalho saudáveis e produtivas é fomentar uma comunicação aberta e positiva entre os trabalhadores e os gestores. A comunicação deve ser prestigiada em todos os níveis hierárquicos e os gestores devem ser acessíveis e fazer com que seus trabalhadores se sintam ouvidos e valorizados.

O trabalho em equipe

Um ambiente de trabalho com um bom clima organizacional fomenta o espírito colaborativo de trabalho em equipe. Uma cultura de colaboração alinha todos aqueles que compõem a equipe em um objetivo comum, além de criar uma sólida sensação de pertencimento por parte dos trabalhadores.

Respeito pela diversidade

Respeitar e aceitar a diversidade é requisito indispensável para criar um clima organizacional agradável e sem discriminações. A diversidade em uma empresa deve ser aceita como uma fortaleza e uma oportunidade para o aprendizado mútuo.

Para concluir, pode-se afirmar que é de grande importância para as empresas construírem ambientes de trabalho inclusivos, positivos e motivadores, bem como assinalar que o clima organizacional é um fator que os profissionais levam em conta quando escolhem ou abandonam uma empresa.

Se querem ser uma boa referência de Employer Branding, o clima organizacional é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de oferecer uma boa Employee Value Proposition (Proposta de Valor para o Empregado).

Dentro deste cenário, a necessidade de contar com os melhores profissionais faz com que as empresas pretendam avaliar suas condições de trabalho a fim de posicionarem-se como referência de bons empregadores.

Para tanto as pesquisas têm se convertido em uma ferramenta eficaz para resolver as preocupações dos empresários no tocante ao Employee Value Proposition.     

As pesquisas de satisfação de funcionários são capazes de identificar a satisfação e o descontentamento dos colaboradores em relação à empresa, bem como suas aspirações de crescimento profissional, a forma como vêem seus líderes e como eles se sentem em relação à política salarial, benefícios e ao tratamento dispensado pela companhia ao empregado. Faça uma Pesquisa Online e meça a satisfação de seus colaboradores.

Alguns comportamentos como faltas em excesso, reiterados atrasos, aumento do número de pedidos de demissão e reclamações por parte dos clientes, entre outros, são sintomas que podem demonstrar o descontentamento dos trabalhadores, sinalizando a urgência na realização de pesquisas para medir a satisfação de seus funcionários.

Sobre a autora:

Katyuska Chacón é redatora de conteúdo na web, tem mais de 4 anos de experiência na criação de conteúdo de qualidade orientado a SEO. Atualmente trabalha escrevendo artigos para importantes blogs corporativos, bem como blogs de outras temáticas.

Dados de Contato:

Email: kstyuskac@gmail.com

Facebook: Katyuska Chacón

Twitter: @valent1068

Linkedin: Katyuska Chacón

G+: Katyuska Chacón

Bottom CTA

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.