Melhorar o clima organizacional: estratégias para seguir na sua empresa

Neste artigo, temos para você as melhores estratégias para melhorar o clima organizacional. Nele, os funcionários experimentam e observam diariamente quando fazem parte da sua empresa; incluindo os relacionamentos profissionais e pessoais que constroem ao longo dos anos.

Se você valoriza o atendimento ao cliente, deve entender a importância da experiência do funcionário, pois são eles que ajudam a proporcionar um clima positivo para os consumidores.

Aprender a medir a experiência dos funcionários é vital para fazer as melhorias necessárias e manter sua força de trabalho feliz em trabalhar e oferecer o melhor desempenho.

Siga as recomendações que compartilhamos e melhore o ambiente de trabalho da sua organização.

Por que criar estratégias para melhorar o clima organizacional?

Se você está preocupado com a experiência dos funcionários e como encontrar estratégias para melhorar o clima organizacional e implementá-las em seu local de trabalho, faça as seguintes perguntas:

  • Como os funcionários veem a cultura geral do local de trabalho?
  • Estão satisfeito com as políticas e procedimentos?
  • Se relacionam com a liderança da organização?
  • Estão suficientemente comprometidos com o local de trabalho?
  • É provável que recomendem sua empresa para amigos e familiares?

Essas são algumas das perguntas que lhe darão o impulso inicial para entender o que seus funcionários estão sentindo e experimentando. São introspectivas e uma boa maneira de começar a pensar em mudar sua estratégia, se assim necessário.

Você sabe por que tantos líderes estão começando a adotar uma abordagem mais holística no local de trabalho? Hoje, as organizações querem que os funcionários vivenciem uma cultura que não apenas facilite o crescimento profissional, mas também o crescimento pessoal.

Atrair o talento certo é muito importante. Essas são as pessoas que ficarão mais tempo em sua organização. Se eles experimentam coisas boas no trabalho, é mais provável que o recomendem. 

Então, agora você deve estar se perguntando, como posso criar uma organização estelar que forneça o ambiente mais propício para meus funcionários? Antes de tudo, você deve fornecer aos seus funcionários a mesma experiência que deseja que eles forneçam aos seus clientes.

Aplique pesquisas de ambiente de trabalho e colete as informações necessárias da voz de seus funcionários. Isso o ajudará a redesenhar as políticas da sua empresa e até as estratégias antigas que você acha que estão funcionando. 

Leia sobre: Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

10 estratégia para melhorar o clima organizacional em seu negócio

Nesta seção, listamos as 10 melhores estratégias para melhorar o clima organizacional e fornecer a melhor experiência para os funcionários.

1. Mantenha a solicitação de emprego simples

Um equívoco que a maioria das empresas tem é que a experiência dos funcionários começa quando os funcionários entram na porta do escritório no primeiro dia. Fake! Comece a partir do momento em que se preenche a solicitação de emprego.

A experiência de seus funcionários começa com potenciais candidatos e quão satisfeitos eles estão desde o início. A melhor maneira de vencer a competição é poder oferecer um processo de seleção de pessoal impecável.

Uma coisa muito importante que a maioria das organizações não faz é reconhecer o recebimento de uma solicitação de emprego. A maioria das organizações não notifica um candidato se a inscrição for apropriada para a posição anunciada. Se eles não se encaixam, eles precisam saber, para tentar outro opção. Facilite esse processo.

2. Contrate o talento adequado

Outra estratégia para melhorar o clima organizacional é contratar o talento certo para sua organização.

A competição para contratar os melhores talentos é acirrada, até os candidatos refletem suas opções e suas expectativas e elas estão mais altas do que nunca. E se você perder a oportunidade de contratar o talento certo?

Uma maneira de atrair e contratar o talento adequado é proporcionar a eles uma experiência que exceda suas expectativas. Depois de contratá-los, verifique se a equipe de Recursos Humanos está em contato com eles regularmente e se suas preocupações são tratadas imediatamente.

Questionário de recursos humanos para funcionários

3. Conheça o seu “PORQUÊ”

A próxima dica em nossa lista de estratégias para melhorar o ambiente de trabalho é conhecer os objetivos ou as razões para fazer seu trabalho.

As organizações que sabem o “porquê” lideram de frente e quando sua liderança é inspirada o suficiente, aproveitam a mesma energia em todas as áreas da organização.

Os melhores talentos não são inspirados em salário ou benefícios, mas precisam de liderança inspirada. Portanto, não deixe de experimentar e expressar seu porquê. Enfatize a missão da sua organização e inspire confiança entre seus funcionários.

4. Crie um ambiente positivo durante o processo de indução

Pesquisas mostram que uma experiência incrível de incorporação aumenta significativamente o envolvimento e a retenção de funcionários. Se você deseja que seus novos funcionários alcancem sucesso a longo prazo, não deixe de proporcionar uma experiência incrível desde o início.

Você precisa falar abertamente sobre a cultura da organização e o regulamento. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para que os novos funcionários se sintam confortáveis desde o início:

  • Compartilhe com eles as credenciais de login dos programas que eles usarão, assim como o equipamento necessário para iniciar suas atividades.
  • Informe-os sobre a história da empresa, verifique se eles entendem a visão, missão e objetivos da organização.
  • Apresente seu novo funcionário com colegas de equipe, organize uma sessão para quebrar o gelo, se isso ajudar.
  • Defina o objetivo desde o primeiro dia. Eles precisam saber o que é esperado deles.
  • Certifique-se de marcar uma reunião pessoal com o gerente, para que suas responsabilidades sejam claras.Otra de las estrategias para mejorar el clima organizacional es celebrar los éxitos de tus empleados.
  • Tome um tempo para reconhecer seu trabalho duro e o esforço que eles fazem regularmente para garantir que a organização alcance sucesso ano após ano.

Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

5. Reconheça seus funcionários

Outra estratégia para melhorar o clima organizacional é celebrar o sucesso de seus funcionários.

Tome um tempo para reconhecer seu trabalho duro e o esforço que eles fazem regularmente para garantir que a organização alcance sucesso ano após ano.

Saiba Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

6. Obtenha comentários frequentes dos funcionários

Quando você trabalha para melhorar a experiência dos funcionários, é importante que saiba que o recurso mais importante sobre o qual estamos falando aqui são os funcionários. Colete seus comentários para descobrir o que está funcionando e o que não está.

Fique por dentro do pulso da organização e veja como está evoluindo. Encontre seus funcionários fora do escritório, incentive seus gerentes a conversar com eles em um ambiente mais informal e dê a eles a confiança de que seus comentários são valiosos e não serão usados contra eles. 

7. Implemente o feedback 

A próxima estratégia para melhorar o clima organizacional da sua empresa é implementar os comentários obtidos no feedback dos funcionários.

Obter a informação não é suficiente, você precisa agir de acordo com elas. Trata-se de resolver os problemas ou redesenhar completamente a experiência.

Tudo o que você decidir fazer, certifique-se de colocar o feedback em prática. Não basta coletar comentários apenas porque outras organizações estão fazendo isso, lembre-se de que duas organizações não podem ser idênticas. Você precisará fazer as coisas de maneira diferente para sua organização, a fim de alcançar o sucesso.

8. Promova a comunicação contínua para melhorar o clima organizacional

Ninguém gosta de estar especulando. Como organização, o primeiro passo para alcançar um processo eficaz é se comunicar regularmente.

Existem muitas ferramentas no mercado que facilitam a comunicação comercial. Invista em alguns e responsabilize seus gerentes. Peça que conversem com suas equipes, envie informações da empresa por e-mail, verifique se você tem reuniões semanais que envolvem toda a organização.

Saiba mais sobre: Funcionário do mês: como fazer uma pesquisa para escolhê-lo

9. Avalie sua força de trabalho

Os funcionários precisam de feedback regular para melhorar seu estilo de trabalho. Portanto, seja transparente com seus funcionários.

Há uma diferença entre feedback construtivo e crítico. Seja claro sobre o que espera do desempenho e do progresso de seus funcionários para saber se eles estão onde deveriam estar.

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

10. Seja flexível para melhorar o clima organizacional

A última das estratégias para melhorar o clima organizacional é dar a seus funcionários a liberdade de pensar fora da caixa. Não há nada pior do que microgerenciamento.

Se eles precisam trabalhar em casa, ofereça essa opção ou deixe-os sentar onde quiserem dentro do espaço do escritório. Isso não apenas facilita uma atmosfera feliz e positiva no trabalho, mas também fornece mais autonomia e leva à lealdade dos funcionários.

Você estava interessado nessas estratégias para melhorar o clima organizacional em sua empresa? Deseja avaliar a experiência de seus funcionários? Nós podemos ajudá-lo! Entre em contato e mostraremos como alcançá-lo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram