Funcionário do mês: como fazer uma pesquisa para escolhê-lo?

Você sabia que uma das três causas pelas quais uma empresa falha é por não se concentrar em seu capital humano? Ter o melhor talento é uma parte vital de uma organização. Portanto, você precisa saber como detectá-lo e reconhecê-lo. Uma boa maneira de começar é fazer uma pesquisa para escolher o funcionário do mês.

Se você quer ter funcionários felizes e mais produtivos, você deve começar criando um ambiente de trabalho positivo. Uma das maneiras de fazer isso é reconhecendo o trabalho que eles fazem. Fazer uma pesquisa para escolher o funcionário do mês é uma maneira de saber quem tem o melhor desempenho e dar crédito pelo trabalho bem feito que está sendo realizado.

Importância de indicar o funcionário do mês

O funcionário do mês é considerado um programa de recompensa e reconhecimento do trabalho que incentiva a equipe a trabalhar de forma eficaz e melhorar a produtividade. Os funcionários que alcançam a excelência e são melhores em seu trabalho são aqueles que são reconhecidos e recompensados. Manter seus funcionários motivados fará com que você tenha melhores resultados como empresa.

Honrar sua força de trabalho por suas contribuições aumenta a moral, melhora a produtividade e a retenção de funcionários. Se você deseja que seus funcionários tenham prazer em trabalhar para você, reconheça-os!

A maioria das empresas não realiza uma pesquisa para escolher o funcionário do mês. Isso pode fazer com que a força de trabalho não se sinta valorizada, pois seu esforço não é reconhecido.

A verdade é que, para fazer uma avaliação do desempenho do funcionário, você deve primeiro definir certos critérios:

1.- Forme uma equipe de trabalho para ajudá-lo a estabelecer e acompanhar o programa Funcionário do Mês

Isso ajudará a criar os critérios necessários e justos para o cumprimento da iniciativa.

Veja: Como reduzir a rotatividade de funcionários em sua organização?

2.- Realize uma pesquisa on-line

Peça a seus funcionários que compartilhem suas opiniões sobre os critérios de premiação e os tipos de prêmios que preferirem. Você quer que os critérios se concentrem mais em objetivos mensuráveis, como vendas ou cotas de desempenho. Ou você prefere se concentrar em coisas intangíveis, como criatividade, trabalho em equipe ou uma atitude positiva?

Ouça as opiniões de seus funcionários e crie um programa de funcionários do mês que reflita o que sua força de trabalho deseja. Não suponha, melhor pergunta. 

3.- Avaliar a missão de sua empresa ou departamento

Entender os objetivos corporativos o ajudará em seu programa de reconhecimento para os melhores funcionários.

Por exemplo, se o seu departamento é responsável pelas vendas, considere os critérios a serem avaliados de acordo com o assunto. Por exemplo, você pode reconhecer os funcionários que geraram mais clientes ou aqueles que ofereceram um serviço ao cliente mais eficaz. O reconhecimento deve reforçar a cultura da sua empresa.

4.- Escolha também os critérios que se aplicam a todos os trabalhadores

Não exclua funcionários com base na classificação, cargo ou funções. Torne possível a oportunidade de serem reconhecidos como funcionários do mês. Um programa de reconhecimento formal não deixa os gerentes fora do escopo do programa. Para poder avaliar todo o pessoal dentro de uma organização, você pode realizar uma avaliação de 360º e obter melhores resultados.

Saiba mais sobre: Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

5.- Informe aos seus funcionários a finalidade de realizar uma pesquisa para escolher o funcionário do mês

É importante que você conheça os critérios do programa. Também é recomendável que os gerentes de cada área ou departamento informem aos demais funcionários sobre os critérios que serão avaliados em sua área.

Como fazer uma pesquisa para escolher o funcionário do mês?

1. Defina metas 

O funcionário do mês deve se concentrar no desenvolvimento de uma competição saudável entre os funcionários. Embora o programa vise aumentar a confiança e o desempenho dos funcionários, o fato de haver um senso de competência pode torná-lo mais estimulante para os colaboradores. É por isso que é recomendável definir metas que os funcionários possam alcançar.

Leia também: Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

2. Estabeleça diretrizes

É necessário estabelecer critérios claros e fáceis de entender para que os funcionários saibam o que devem fazer. Com a finalidade de que trabalhem com base nisso para obter o título de funcionário do mês.

3. Escolha as recompensas

A pessoa que é escolhida como funcionária do mês merece uma recompensa. Isso pode ser algo como um cartão de presente, um dia de folga, etc. Não esqueça que é importante ter um espaço no qual a pessoa escolhida como funcionária do mês seja mostrada no escritório.

Sem dúvida, não há melhor remuneração do que o salário emocional, que não é necessariamente um recurso econômico. Mas, também ajudará a aumentar sua produtividade, resolverá algumas de suas necessidades pessoais, familiares ou profissionais. Por exemplo, o trabalho de casa, ter um dia de folga, algum treinamento que você deseja, etc.

4. Informe aos funcionários sobre o programa

O programa do funcionário do mês, juntamente com as metas que devem ser alcançadas e a recompensa que será dada ao vencedor, devem ser anunciadas aos funcionários. Também é importante que você receba a opinião dos funcionários, que eles lhe deem feedback. O vencedor de cada mês deve ser anunciado junto com as razões pelas quais ele foi escolhido.

Questionário de recursos humanos para funcionários

5. Crie as perguntas da sua pesquisa

Antes de iniciar sua pesquisa, estabeleça as perguntas que ajudarão você a escolher a pessoa que merece reconhecimento. Por exemplo, você pode se concentrar em conhecer o ponto de vista de sua força de trabalho sobre pessoas que têm mais iniciativa, liderança ou que se distinguem por oferecer trabalho de qualidade.

As informações sobre os indicados podem ser coletadas por meio de uma pesquisa com funcionários. Informações sobre o desempenho dado pela área de Recursos Humanos ou diretamente com o gerente ou supervisor imediato. Com base nessas informações, você pode selecionar os candidatos e fazer perguntas específicas sobre um determinado desempenho.

Outra sugestão é que a área de Recursos Humanos tenha a tarefa de realizar a pesquisa para escolher o funcionário do mês; que saiba o valor que dá a cada pergunta e pondere as dimensões da pesquisa com base na filosofia da empresa, a fim de fazer a avaliação corretamente.

Veja: Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

6. Envie a pesquisa de funcionários do mês para todos os funcionários

Envie sua pesquisa para escolher o funcionário do mês para toda a organização. Depois de ter todas as respostas, a equipe responsável pelo programa deve verificar e analisar os resultados.

7. Compartilhe os resultados com sua equipe

O mais conveniente é que os gestores, juntamente com o comitê responsável pelo programa, sejam os que anunciam os resultados obtidos e dão validade aos resultados.

Comece a implementar o programa funcionário do mês

O melhor salário é o reconhecimento. O programa de funcionários do mês é uma das competências que faz com que os trabalhadores se esforcem para serem mais produtivos (especialmente se houver uma recompensa entre eles). A competição saudável os excita e torna o desempenho deles maior.

É importante monitorar regularmente o desempenho do funcionário para escolher corretamente o funcionário que mais se destaca. Fazer uma pesquisa para escolher o funcionário do mês é uma excelente opção. Uma vez que, dessa forma, os trabalhadores sentem que fazem parte desse processo, veem como justo e percebem que sua opinião é valorizada e levada em conta. Faça isso agora!

Leia também: Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

Exemplo de pesquisa para o funcionário do mês

Uma pesquisa para escolher o funcionário do mês permitirá que você conheça a percepção de seus funcionários sobre seus colegas. Abaixo, temos um exemplo de como sua pesquisa pode ser para escolher o funcionário do mês. Lembre-se de que você pode incluir outras perguntas para investigar outros aspectos seu negócio

Esperamos que todas essas informações tenham sido úteis e motivem você a incentivar essa interessante iniciativa. Lembre-se de que você pode usar este modelo de pesquisa gratuito com uma conta da QuestionPro, criar pesquisas totalmente gratuitas clicando no botão “CRIAR PESQUISA AGORA”.

 

ÁREA DEL DESEMPENHO MUITO BAIXO BAIXO MODE-

RADO

ALTO MUITO ALTO PONTUAÇÃO
1 2 3 4 5
Termina seu trabalho de maneira oportuna            
Não requer supervisão frequente            
Se mostra respeitoso e gentil no negócio            
Fornece orientação adequada ao cliente            
Evita conflitos dentro da equipe            
Mostrar novas ideias para melhorar os processos            
Se antecipa as dificuldades            
Tem grande capacidade de resolver problemas            
Se identifica facilmente com os objetivos da equipe            
Se preocupa em alcançar os objetivos            

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.