Marketing da comunidade de marca – 5 ideias para realizar

Uma comunidade de marca é uma ferramenta de pesquisa vital para qualquer empresa. Embora geralmente não seja considerado importante, esse método permite que você obtenha novos clientes, saber o que os usuários atuais precisam por meio da interação e, definitivamente, aumentar sua renda. Neste artigo, daremos a você as melhores ideias para fazer marketing da comunidade de marca com eficiência.

Uma comunidade de marca é formada por um grupo de pessoas que têm em comum o gosto pelos seus produt. E, também se identificam com a sua organização.  A finalidade é que decidam fazer parte dessa plataforma on-line e participem de vários estudos de pesquisa, porque se sentem parte da marca.

Saiba mais sobre os tipos de marca, comunidades temáticas ou genéricas e use a que melhor lhe fornece informações.

Ideias para fazer marketing da comunidade de marca

1. Crie uma estratégia

Antes de iniciar uma comunidade de marca, você precisa desenvolver uma estratégia. Conduza uma investigação para identificar fatores como público-alvo, os canais pelos quais você pode alcançá-los. Assim como também o tipo de idioma que você deve usar para atrair a atenção deles e o conteúdo que melhor se adequa ao seu gosto.

Depois de ter uma ideia clara da comunidade que deseja construir, é importante fazer uma pesquisa completa para encontrar comunidades semelhantes. Aprenda sobre eles e veja como eles se relacionam com seus participantes. Preste atenção ao conteúdo que eles compartilham e como funciona.

Comunidade de clientes: crie uma na sua empresa

2. Crie conteúdo atrativo

A próxima dica para fazer marketing da comunidade de marca é criar conteúdo que atraia a atenção dos participantes e os motive a colaborar, criar conversas, integrar-se em debates e responder a suas perguntas.

Use publicações atraentes que se identifique tanto com suas emoções quanto com sua personalidade. Ferramentas como fotos e vídeos são perfeitas para reforçar esse sentimento e fazer com que as pessoas se identifiquem com sua marca.

Veja: Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

3. Ofereça conteúdo frequentemente

Lembre-se de criar sua comunidade com o objetivo de obter informações dos consumidores, mas se desejar que eles se sintam confortáveis o suficiente para participar, ofereça conteúdo atraente e que seja organizado adequadamente.

Com o exposto, queremos dizer que não permita que os participantes se sintam saturados, mas também que não exista a possibilidade de que eles esqueçam que a comunidade existe. Organize o tipo de conteúdo, dependendo dos horários em que são apresentados e que o conteúdo tenha variações constantes.

3 dicas para o sucesso da comunidade online

4. Ofereça uma recompensa aos participantes para estimular o marketing da comunidade

Outra dica que você deve levar em consideração ao fazer o marketing da comunidade de marca é oferecer incentivos aos seus participantes.

Permita que os membros da sua comunidade tenham uma ótima experiência participando dela. Isso pode ser alcançado oferecendo grandes benefícios, como descontos exclusivos, promoções, brindes, conteúdo exclusivo, pré-vendas, etc. Essa é uma excelente estratégia de marketing da comunidade da marca, pois incentivará o comprometimento dos participantes e o senso de participação.

Veja: Dicas para comunidades on-line: as pessoas respondem a incentivos

5. Utilize una comunidade ou painel online

Atualmente, as empresas usam as redes sociais para obter informações dos consumidores. A desvantagem desse método é que, na maioria dos casos, é difícil coletar as informações porque existem vários sites, centenas de comentários de pessoas que não poderiam ser consideradas clientes e a falta de comprometimento dos participantes.

Com um painel on-line, é possível recrutar pessoas especializadas. Isto é que conhecem seus produtos e serviços e que desejam entrar e fornecer seus comentários. Por exemplo, por meio de pesquisas para colaborar e aplicar seus conhecimentos e experiências para essa tarefa.

Como podemos criar uma comunidade de pesquisa on-line?

Com a QuestionPro, é possível criar um painel ou comunidade de marcas on-line que permite coletar uma grande quantidade de informações relevantes para o crescimento do seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre como fazer o marketing da comunidade de marcas, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo a criar sua primeira comunidade ou painel online!

Deseja experimentar o que é fazer parte de uma comunidade on-line e ganhar alguns prêmios? Participe da nossa comunidade gratuitamente e conheça profundamente as características de uma comunidade e até ganhar a recompensa ocasional. 

Leia também: Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.