Como diminuir o turnover da empresa?

Diminuir o turnover da empresa é diminuir a rotatividade de funcionários, garantindo uma equipe engajada e alinhada à cultura organizacional. Dessa forma, você conta com um time que trabalha unido e motivado em alcançar os objetivos da sua marca.

Grandes empresas e pequenos negócios buscam obter excelentes resultados, desde as vendas, faturamento, visibilidade da marca, entre outros. 

Contudo, é importante garantir um ambiente interno agradável para isso acontecer, bem como gerar a motivação da equipe e valorizar os colaboradores para evitar o aumento da taxa de rotatividade de funcionários.

Acontece que muitas companhias possuem dificuldades em compreender o que, de fato, pode diminuir o turnover, também conhecido como rotatividade.

De forma geral, saber como evitar o turnover pode ser uma das preocupações dos gestores de qualquer empresa. 

Uma organização que atua com manutenção de geradores, por exemplo, certamente possui um grande quadro de funcionários. Os membros da equipe devem executar serviço com qualidade, tendo em vista que isso gerará retornos para a empresa e até mesmo influenciar sua reputação.

Por isso, é essencial adotar práticas internas para garantir a motivação da equipe e, consequentemente, diminuir o turnover. Continue a leitura e confira algumas dicas essenciais para evitar o aumento de rotatividade e obter bons resultados no seu negócio!


 

A importância em diminuir o turnover da empresa

Poucos sabem, mas as empresas que não investem em estratégias internas, sem dúvida, acabam gerando o aumento de rotatividade no quadro dos funcionários. Isso gera muitos impactos negativos, tais como:

  • Má reputação no mercado;
  • Aumento de custos (rescisões, por exemplo);
  • Menos produtividade;
  • Entre outros.

Isso pode acontecer em diferentes segmentos, sejam em comércios, indústrias de usinagem de precisão, prestadores de serviços, e afins. Contudo, para diminuir o turnover da empresa, algumas ações podem ser aplicadas. Confira a seguir!

 

3 dicas para diminuir o turnover da empresa

É possível considerar que a rotatividade no quadro de funcionários é sinal de que a organização precisa de melhorias. Logo, é importante considerar que essa ação pode ocasionar problemas em relação à reputação da marca, e então, ser menos competitiva.

Por isso, é imprescindível agir rapidamente, mas é essencial pensar não só na imagem da empresa, mas antes de tudo, na satisfação e motivação dos membros da organização. Veja abaixo algumas dicas para diminuir o turnover na empresa.

>>> Entrevista de desligamento: por que funcionários se demitem?

 

1. Tudo começa no processo seletivo

É de fundamental importância considerar o processo seletivo como o principal fator para diminuir a rotatividade.

É nesse momento que é feita a escolha do principal ideal e que atende as habilidades e conhecimentos que a companhia procura para tal função.

Uma empresa que oferece aplicações de manta asfáltica para telhado poderá analisar as habilidades do candidato, experiências e, o mais importante, atender os conceitos da cultura organizacional.

Nesse sentido, é possível ter um processo longo de contratação, e evitar que o desligamento seja feito em curto prazo após a admissão.

>>> Conheça a importância de realizar uma avaliação da incorporação empresarial.

 

2. Investir na comunicação interna é essencial para diminuir o turnover

Quando o assunto é comunicação, é quase impossível negar que esse fator é o que influencia em gerar os melhores resultados, produtividade e desempenho na equipe.

Dito isso, é primordial investir em reuniões periódicas, informativos através de e-mails corporativos, entre outros fatores que possam transmitir aos membros da empresa o quão importante e valorizados eles estão sendo para a companhia. 

Uma vez que a equipe é bem tratada, como pessoas excelentes, e não apenas um número, maior será o engajamento, motivação e produtividade! 

>>> Escute seus funcionários através de avaliações de desempenho contínuo.

 

3. Apostar no endomarketing e agregar valor aos colaboradores

Outra ação que influencia para diminuir a taxa de rotatividade, é o endomarketing. Essa é uma estratégia voltada para o público interno, ou seja, aos colaboradores da empresa. 

Logo, o marketing interno tem como objetivo desenvolver uma boa imagem da empresa e uma lugar ideal para trabalhar de modo satisfatório, e então atrair novos profissionais qualificados e diminuir o turnover, tendo em vista que muitas pessoas podem ter uma visão da companhia como o local essencial para executar suas atividades profissionais. 

 

diminuir o turnover da empresa

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

 

importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Autor convidado:

Soluções Industriais, empresa de Marketing de B2B.

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!