Como desenvolver uma estratégia internacional de SEO?

Especialistas em SEO de todo o mundo estão fazendo essa pergunta. Será possível desenvolver uma estratégia internacional de SEO

Ao contrário do que se pensa, para executar uma estratégia internacional de SEO, precisamos confiar na análise e no planejamento, pois não é fácil.

Se você deseja desenvolver uma estratégia digital em nível internacional, é importante que nenhuma estratégia anterior seja replicada.

Como desenvolver uma estratégia para um site a nível internacional?

Desenvolver uma estratégia de SEO no exterior não é fácil. Não será suficiente apenas traduzir o site, pelo contrário. Devemos ter em mente que o site deve ser dirigido a um público local específico, com gostos e preferências muito específicos.

Essas audiências podem mudar muito de um país para outro, devemos ter em mente que a cultura, assim como as tradições, são muito diferentes e até os fusos horários podem participar de mudanças.

 Não podemos tratar um mercado no México da mesma forma que no Japão. Para estabelecer uma verdadeira estratégia internacional, precisamos confiar em um extenso estudo de mercado para adaptar sua oferta e discurso a cada um dos países para os quais nos dirigiremos.

Uma estrategia de SEO internacional será única 

Quando pensamos em uma estratégia internacional, devemos ter em mente que ela será única; Mesmo seguindo todas as regras de SEO, há exceções à regra e elas serão válidas em tudo, menos na imagem que deve ser adaptada a cada país de destino.

Devemos evitar fazer exatamente o mesmo em todos os países, mesmo que sejam países com o mesmo idioma. Um bom exemplo são os países latino-americanos.

Marketing digital de performance – saiba do que se trata

Pontos que você deve ter em mente para desenvolver uma estratégia de SEO internacional eficaz no exterior

Escolha o nome do domínio e sua arquitetura corretamente

A primeira coisa que devemos considerar para uma estratégia internacional de SEO é a arquitetura e o nome de domínio. De fato, existem alguns métodos de gerenciamento e cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Gerenciamento de ccTLD (domínio de nível superior com código de país)

Não é nada mais e nada menos que uma extensão vinculada a um país ou território. Por exemplo, .mx para o México, para o Brasil .br ou .es para a Espanha.

Leia também: Marketing digital para uma empresa. Por que é importante?

Gerenciamento de subdomínios

Quando você tem um site internacional, pode adicionar quantos subdomínios quiser ao seu domínio principal, e eles podem ser usados para diferenciar as diferentes versões do seu site.

Por exemplo: mx.sitio.com para o México, br.sitio.com para a versão brasileira etc.

Gerenciamento de Diretório

A lógica é a mesma do subdomínio, exceto que um novo diretório deve ser criado para cada versão: site.com/mx, site.com/br e site.com/

Depois de oferecer a você todas as opções, devo confessar que o melhor, pela minha experiência, seria o gerenciamento de ccTLDs para a estratégia internacional de SEO.

Marketing digital na América Latina – estudo sobre os usos dos canais

De fato, com essa técnica, os mecanismos de pesquisa associam automaticamente a extensão ao país de destino. Além da localização geográfica, é ideal tudo graças à indexação. Além disso, a administração do ccTLD permite diferenciar cada um dos sites.

O gerenciamento de ccTLD é sem dúvida a melhor opção para executar uma estratégia internacional de SEO, embora nem sempre seja a escolhida pelos especialistas, pois é um pouco difícil gerenciar a infraestrutura e o custo é mais alto.

Lembre-se de que, embora o ccTLD seja a melhor opção, às vezes não é suficiente para justificar o SEO local. Mecanismos de busca como o Google atribuem grande importância ao idioma do site e à localização do servidor. O uso de ccTLDs, além de um servidor local e um único idioma, ajudará o Google a identificar corretamente a localização geográfica.

Se você não pode optar pelo gerenciamento de ccTLD, qual é a próxima opção? Qualquer um dos métodos a seguir é um pouco mais fácil de manusear e os custos são mais baixos. No entanto, eles têm suas desvantagens, como:

  • Não fornecem ótima localização geográfica, especialmente diretórios.
  • Têm problemas relacionados ao gerenciamento de referências em caso de detecção do idioma no navegador do usuário.
  • Subdomínios são usados em excesso, os mecanismos de pesquisa os consideram spam.

Veja também: Marketing móvel: crie uma campanha eficaz agora mesmo

Gerenciar um site no exterior: códigos de ergonomia

Quando decidimos lançar um site internacionalmente, é muito importante não pensar ergonomicamente sobre seus sites da mesma maneira, pois ele muda de acordo com o país de destino. De fato, as coisas mudam de um país para outro, os hábitos de leitura não são os mesmos, o significado das cores é diferente e os formatos de data mudam.

Portanto, para evitar transmitir mensagens erradas ao público de cada país, é muito importante que você aprenda tudo sobre os códigos em vigor em cada país.

Como posicionar em SEO internacional?

Se você deseja que seu site tenha autoridade nos resultados dos mecanismos de pesquisa; é essencial considerar um trabalho de SEO local. Você precisará seguir algumas regras para melhorar a indexação do seu site internacionalmente:

Use um ccTLD na sua estratégia internacional de SEO

Primeiro, escolha um ccTLD, com isso o mecanismo de pesquisa entenderá que você está direcionando o mercado de extensões (.mx, .br, .es) e, consequentemente, poderá indexar seu site. Se isso não for possível, você pode usar o gerenciamento de diretório ou subdomínio.

 Nos dois casos, seria muito importante ter um servidor com um endereço IP local.

O nome do domínio não é suficiente para informar ao Google o mercado local ao qual ele é direcionado; portanto, as metatags e o conteúdo do site serão os responsáveis por notificar os mecanismos de pesquisa graças ao idioma correspondente. Lembre-se, tenha cuidado com traduções parciais ou falta de precisão, pois elas não serão apreciadas pelo Google.

Coleta de dados internacional: saiba do que se trata

As Ferramentas do Google para webmasters complementam a estratégia internacional de SEO

Essa ferramenta ajudará você a complementar a orientação geográfica do seu site. Isso é muito importante, pois funciona em subdomínios ou diretórios. De fato, a seleção geográfica pode ser definida para cada um e permite evitar problemas de conteúdo duplicado.

Obtenha links locais de qualidade para sua estratégia internacional de SEO

Como em qualquer outra estratégia de SEO, não devemos esquecer que os links têm origens saudáveis e de qualidade. Se, por exemplo, os links que apontam para o seu site vierem de um site com mercado espanhol e os links vierem principalmente da Espanha, eles darão autoridade aos mecanismos de pesquisa.

A análise de tendências: saiba a importância de utilizá-la

Atenção aos detalhes!

Você deve prestar atenção aos detalhes do seu site, não se esqueça de atribuir o formato correto aos números de telefone, endereços, datas e ações que parecem mínimas, mas diferem de um país para outro. Se você possui uma loja on-line, os preços devem corresponder à moeda local.

Otimize o conteúdo da sua página para o público em diferentes países, eles não são os mesmos usuários na França, China e Suécia; não necessariamente têm os mesmos interesses ou buscam informações da mesma maneira antes de fazer uma compra. Mesmo que tenham a mesma idade. Analise antes de tomar uma decisão.

Não se esqueça de adicionar uma listagem do Google Business. É importante aparecer localmente no Google.

Com essas opções, você verá o gerenciamento de seus sites muito mais claro e melhorará bastante o SEO internacional.

Se você precisar de consultoria especializada, a Octopus é uma Agência de Marketing Digital com a experiência necessária para que seu projeto seja equilibrado com seus objetivos.

Eric Mercier 

CEO/Digital Strategist en octopus.mx

eric@octopus.mx

SEO internacional 

SEO 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram