Marketing móvel: crie uma campanha eficaz agora mesmo

Até recentemente, ser capaz de fazer Marketing Móvel era algo disponível apenas para grandes marcas, mas hoje a história mudou. Uma campanha de marketing móvel é algo que todas as marcas, PMEs, startups ou empreendedores devem considerar, e quanto mais cedo, melhor. Deixar smartphones fora de sua campanha de publicidade online é algo que você simplesmente não pode sequer questionar

A Espanha é um dos países com mais smartphones por habitante no mundo; 92% dos seus habitantes têm pelo menos um dispositivo móvel. De acordo com este estudo do Back Market, o número de espanhóis que possuem um smartphone dobrou nos últimos 5 anos. E não temos a sensação de que esse ciclo está diminuindo seu desempenho.

Além do número de dispositivos, seu uso também mudou significativamente. Agora, o smartphone não é usado apenas para chamadas ou mensagens, mas é nosso centro de entretenimento. Usamos para fazer compras on-line, como uma ferramenta de trabalho ou, até mesmo, tudo de uma vez.

Além disso, esta ferramenta está se tornando uma extensão de nós mesmos. Hoje temos opções como Apps ou periféricos que fazem um celular padrão, nosso smartphone personalizado.

Quanto ao mundo digital, 5 bilhões de usuários de smartphones se conectam à Internet em escala global, o que corresponde a 66% da população mundial. Nesse sentido, outro fato interessante é que, em 2017, 50% do tráfego da Internet está sendo gerado por meio de dispositivos móveis. E parece, de acordo com todas as tendências, que esses dados serão mais decisivos no próximo ano.

Marketing móvel, mais necessário do que nunca

Mobile Marketing está se tornando, a passos gigantes, um ramo de marketing pesado.

Lembre-se de que, com uma campanha de marketing para dispositivos móveis, você pode estabelecer uma conexão entre sua marca e o smartphone pessoal do usuário, que sempre o acompanha em qualquer lugar. O que o torna um canal essencial para promover sua marca com impactos a qualquer hora e lugar.

O marketing on-line “tradicional” está perdendo a eficácia das campanhas de smartphones. Você precisa adaptar a mensagem, o conteúdo e os estilos a esse novo dispositivo para obter o máximo desempenho possível. Você tem que pensar em Mobile.

Conheça também: Três chaves para alcançar pesquisas móveis eficazes

O que você precisa para ter uma campanha móvel eficaz?

Você não pode criar, desenvolver e implementar uma estratégia móvel sem critérios ou análises prévios. Você deve estabelecer alguns pontos de base a partir dos quais sua campanha inteira será iniciada.

1.- Qual é o seu objetivo?

Marque os objetivos mensuráveis, ou KPIs, para sua campanha. Depois de saber onde quer estar ou o que deseja alcançar, você pode definir as etapas apropriadas para alcançar essa meta. Os objetivos devem estar em duas métricas diferentes, eles devem ser quantitativos e qualitativos.

Lembre-se de que eles devem ser objetivos reais e que devem estar sempre alinhados com os valores da marca, o restante das campanhas on-line e off-line, a missão e a visão da empresa. Quando todos esses pontos vão na mesma direção, pode ser alcançado de maneira mais eficaz.

Os objetivos mais frequentemente estabelecidos são visitas diretas ou indiretas à página de destino, posicionamento SEO alcançado em diferentes mecanismos de pesquisa, vendas ou ROI atingido ou interações em redes sociais. Entre as ferramentas de coleta e análise de dados, o Google Analytics é um dos melhores e mais completos.

Confira: Estratégias de marketing e suas ferramentas: confira aqui!

2.- Como é seu usuário?

Muitas marcas coletam os dados de visitas ou leads, mas não recebem mais informações. Dessa forma, você não aproveitará ao máximo o que pode saber sobre seus usuários. Ferramentas como o Google Analytics ajudam a desenhar os dados de base quantitativos que ajudarão você, mas existem muito mais.

Redes sociais são um ótimo canal para conhecer seus usuários, você deve criar comunidade e estar atento. Conhecer os interesses, motivações e dúvidas de seus usuários ajudará você a obter insights de alvos, essenciais para crescer com eles. O mundo da mídia social é um bom lugar para testar sua campanha de marketing para dispositivos móveis. Tente descobrir a forma e o histórico de como eles prefeririam se comunicar com sua marca por meio do smartphone.

Desta forma, você terá as chaves de se relacionar com você através do seu smartphone, tablet ou phablet. Ou algo tão importante como se eles preferissem uma web adaptada para celular ou um aplicativo.

Com relação a este último ponto, você deve avaliar que muitos usuários usam diferentes navegadores em seus smartphones e diferentes tamanhos de tela e resoluções (sem mencionar a qualidade de sua conexão), pontos para que seu site possa ser menos responsivo do que você pensa. Por tudo isso, muitas marcas preferem desenvolver um aplicativo que evite todos esses problemas potenciais e também facilite a navegação através dele. Como contraponto, um aplicativo também é uma barreira de entrada para muitos usuários.

Veja também: Humanidades digitais, o equilíbrio entre o humano e o tecnológico

3.- E o que os outros estão fazendo?

É sempre bom aprender com seus erros, mas é melhor aprender com os erros dos outros. Então, olhe para ver o que sua concorrência está fazendo.

É possível que muitos concorrentes, diretos ou indiretos, estejam realizando ações de Marketing móvel. Fique atento às respostas deles, às campanhas e ao modo como eles se relacionam com os usuários. Dessa forma, você pode testar quais fórmulas são mais eficazes, quais pontos de melhoria elas têm e quais podem ser seus valores diferenciais em relação a elas. E não se esqueça de que é possível encontrar um nicho de mercado potencial que pode ter passado despercebido. Sendo um canal direto com o usuário, você pode encontrar novas situações que podem ser muito interessantes.

4.- Hora do Marketing móvel

Se você trabalhou bem nos pontos anteriores, saberá onde você quer estar e o que você quer alcançar a médio e longo prazo. Você também saberá quem é seu público, suas motivações, interesses, dúvidas e como eles querem interagir, sem esquecer o que está sendo feito em torno do seu setor.

Tudo isso engloba, em linhas gerais, o que seria uma estratégia da sua campanha de Marketing móvel, um mapa de seu caminho a seguir.

Existem muitas opções ao executar uma ação de marketing móvel. Nem todos são válidos. Fique atento ao que é mais adequado às suas necessidades como marca de curto, médio e longo prazo. As opções mais comuns que podem ser encontradas são:

Mensagens

Quando alguém pensa em mensagens, as ações da primeira década de 2000 vêm à mente. E, claro, é uma fórmula, mas com exceções específicas, quando se trata de uma empresa forte e dedicada diretamente ou indiretamente a telefonia. Esta fórmula não é recomendada, pois não é muito eficaz e tem um custo muito alto.

Existem outras fórmulas de mensagens, como o Marketing móvil através do WhatsApp ou Telegram. Sem dúvida, uma fórmula mais atraente e eficaz para atingir nossos usuários de maneira mais diferenciada e seletiva.

Também recomendamos: Quais são os 4 C’s de marketing?

Email Marketing:

As campanhas de e-mail marketing sempre demonstraram um ótimo desempenho, e é uma das principais ferramentas para obter leads ou conversões eficazes. Também oferece múltiplas possibilidades adaptadas as nossas necessidades. Como uma campanha segmentada para o Gmail ou WhatsApp.

Uma boa estratégia de marketing por e-mail para sua campanha para celular é sempre uma opção a ser valorizada para atrair e reter seus usuários. Além disso, os custos associados a essas ações são sempre baixos em relação a ações similares no marketing digital.

Aplicações móveis para empresas. Saiba como ajudam ao seu negócio.

Publicidade de marketing para celular

Existem muitos tipos de anúncios através de nossos dispositivos móveis.A escolha de um em relação ao outro será determinada pela forma como os usuários têm que interagir conosco e pela natureza de nosso produto. Entre os mais utilizados são:

a) campanha SEM no marketing móvel

Uma boa porcentagem de pesquisas no Google é feita através de smartphones (mais de 25%). Tudo isso sem esquecer as ferramentas de busca embutidas em nossos dispositivos, como a Siri, o mecanismo de busca por voz do Google ou o Cortana, que facilitam as pesquisas. Portanto, se o nosso produto é de tomada de decisão física e impulsiva, pode ser a melhor fórmula.

b) Campanha de mídia social no marketing móvel

Dos usuários de smartphones, 60% usam para entrar nas redes sociais. Se você tem um marketing de conteúdo de qualidade e quer construir uma comunidade ou comunicar seus serviços, esta será a melhor maneira possível. Não esqueça que nem todas as redes sociais são iguais e nem todas valem a pena. Se você tem um caráter mais profissional, o LinkedIn é o melhor canal, se você é muito visual você deve ter Instagram, ou se o seu é o conteúdo e criar comunidade, Facebook ou Twitter.

É importante estudar cada caso com precisão.

Leia também:  Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

c) Campanha de exibição

As campanhas da Rede de Display são as mais difundidas, principalmente com banners, vídeos… Você precisa avaliar várias coisas sobre a campanha da Rede de Display. A primeira é que oferece muitas possibilidades e pode ser adaptada a diferentes recursos. Não se esqueça onde aparece: sites de alto tráfego, aplicativos … E, finalmente, há muitos usuários que acham essas campanhas muito invasivas, irritantes ou que consomem seus dados. Por tudo isso, podem ser perigosos e prejudicar a marca se não forem projetados adequadamente.

O mercado de Marketing móvel evolui muito rapidamente e com muita força. É necessário estar atento às novidades que possam aparecer, em busca dos melhores resultados possíveis para conectar nossa marca com o usuário.

Para todas as campanhas se pode olhar mil dados, adaptar-se a todos os dispositivos, projetar a campanha no canal certo … Mas a chave permanecerá sempre a mesma, tenha especialistas para obter a melhor experiência do usuário. Não hesite em entrar em contato com o El Sótano del Planner para ajudá-lo a lançar sua campanha de Marketing móvel.

Nome: David Portela Hernández. Media and Strategic Planner 

Twitter: @Sotanoplanner

LinkedIn: David Portela Hernandez

E-mail: dportela@elsotanodelplanner.com

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.