A análise de tendências: saiba a importância de utilizá-la

A análise de tendências oferece a possibilidade de ver os dados ao longo do tempo em que você realiza uma pesquisa, especialmente se for uma pesquisa de longo prazo. Isso pode ser útil para comparar pontuações ou exames (aumentar o conhecimento durante o curso, por exemplo, se a mesma pesquisa for administrada várias vezes ao longo de algumas semanas ou meses) ou para identificar tendências para uma pesquisa. de satisfação que é distribuído regularmente.

O módulo de Análise de Tendências da nossa ferramenta QuestionPro permite traçar dados de resposta agregados ao longo do tempo. Isso é especialmente valioso se você estiver conduzindo uma pesquisa de longo prazo e quiser medir as diferenças de percepção e respostas ao longo do tempo. Veja: Análise de tendência, definição e aplicação.

A análise de tendências pode ser extremamente valiosa, pois é um indicador antecipado de possíveis problemas com as alterações na linha de produtos e o nível de serviço que afeta os clientes.

Exemplo:

Se você observar uma diminuição nos níveis de satisfação, poderá começar imediatamente a investigar o declínio e explorar as causas da diminuição nos níveis de satisfação do cliente. Também pode ser usado para medir as taxas de resposta ao longo do tempo.

Você pode fazer melhorias e atualizações de produtos ou serviços para melhorar a comunicação com seus clientes. Um bom exemplo é uma “atualização de usabilidade do site” – muitas organizações fazem o melhor para tornar seu site mais útil, mas não avaliam o impacto antes e depois das atualizações. Saiba mais em: A importância de ouvir o cliente final no desenvolvimento de um produto

Através de uma pesquisa, você pode pedir aos visitantes que avaliem o site em uma escala de 7 pontos. Após a atualização, a análise de Tendências pode revelar o “avanço” ou “diminuição” nos níveis de satisfação de seus clientes. Também pode ser usado para simular, usando grupos focais ou uma amostra representativa, o aumento potencial ou diminuição dos níveis de satisfação. Esses dados podem ser utilizados para várias análises de custo / benefício.

Quando fazer uma análise de tendência?

1. Quando você precisa entender o comportamento do consumidor
Este método de análise ajuda a analisar o comportamento do consumidor. Para qualquer empresa baseada em produtos ou serviços, o comportamento do consumidor desempenha um papel vital. Com essa análise, as empresas entendem o que os consumidores precisam e o que é rejeitado abertamente. Isso os ajuda a fazer mudanças oportunas nos produtos e impulsioná-los no mercado.

2. Identifique a mudança na percepção do consumidor
A percepção do consumidor sobre o produto ou serviço pode ser bastante volátil. A análise de tendências envolve analisar as necessidades dos consumidores e como eles percebem um produto ou serviço. Lembre-se de que os consumidores ficam entediados facilmente e você deve entender o que os consumidores vão gostar. Leia também: Como identificar os diferentes tipos de consumidores?

3. Para entender os fatores de custo

As empresas precisam entender os fatores de custo que afetam seus produtos ou serviços. Eles precisam inovar e criar os melhores produtos possíveis a um preço menor do que seus concorrentes. Empresas capazes de encontrar alternativas melhores a um custo competitivo e com melhores benefícios são capazes de atingir objetivos mais elevados. A análise de tendências ajuda a entender a tendência dos preços de mercado, ajudando a organização a encontrar um preço que satisfaça seus consumidores.

Como realizar uma análise de tendências?

A análise de tendências só pode ser realizada em tipos de questões quantitativas, como questões de múltipla escolha, ordem de classificação e soma constante. Perguntas de texto, como perguntas abertas (qualitativas), não podem ser usadas para análise de tendências.

Dentro da plataforma QuestionPro, você pode acessar os dados da Análise de Tendências em tempo real, indo para “Analítica” – “Análise de Tendências” na aba “Ver Resultados”. Carregue a pergunta na qual você deseja realizar a análise e escolha a “Frequência”. Ou também “Fator de Tempo” no qual você deseja realizar a análise. Você pode ter gráficos em tempo real, bem como o conjunto de dados no formato CSV. Veja também: Entenda o que significa tempo para seus clientes

O gráfico a seguir explica a análise de tendências por um período de tempo para vendas de canais por país. Os canais são baseados em quatro categorias: Cupom, anúncios, SEM, SEO. Este gráfico é um exemplo de um padrão de vendas que pode ser analisado mês a mês. A tabela mostra o cálculo da média para prever a tendência para os próximos meses. A tabela é baseada no valor de vendas dos últimos quatro meses.

Número de vendas por mês e por país

a análise de tendências

 

a análise de tendências

* A tabela mostra a análise de tendências do volume de vendas por canal e país.

a análise de tendências

Agora, a análise de frequências básicas nos dá informações sobre as respostas “médias” que a maioria dos nossos usuários está procurando. Mas, o que queremos é analisar como isso muda e varia com o tempo. Para isso, usamos o módulo de análise de tendências.

a análise de tendências

A partir daqui podemos ver que a média permaneceu constante entre janeiro e junho, exceto em junho, onde caiu para – (1,65), enquanto nos demais meses ficou entre 1,9 e 2,0. Isso merece uma investigação sobre por que a média mudou em junho. Investigamos ainda mais essa “queda” e a correlacionamos com um “Evento de marketing”. Nossos anúncios, em sites como Google e Yahoo não estavam sendo executados corretamente naquele mês!

A análise de dados pode ajudar sua organização a estar “em contato” com seus clientes e parceiros de negócios. A análise de tendências nos fornece um mecanismo simples para monitorar dados que não podemos ver, para que possamos tomar decisões informadas. Veja: MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Etapas 

  • Vá para “Pesquisas” – “Analytics” – “Análise” – “Análise de tendências”
  • Selecione o filtro para o estabelecimento de dados. Se você configurou filtros de dados de relatório, eles estarão disponíveis neste menu suspenso.
  • Selecione o Resultado do Filtro. Isto é, o tipo de filtro que será aplicado aos resultados (concluído, iniciado, mas não concluído, concluído por distribuição)

Completada: Qualquer pessoa que tenha concluído toda a pesquisa está incluída neste conjunto.

Iniciada, mas não concluída: Qualquer pessoa que tenha iniciado, mas não tenha concluído a pesquisa está incluída neste conjunto.

Terminado por distribuição: Quem a completou devido à ramificação (onde a opção “Encerrar pesquisa” foi selecionada) está incluído neste conjunto.

  • Inclua a data de início e a data final do período em que você deseja analisar a tendência.
  • Selecione a frequência com a qual você deseja calcular a tendência (semanal, mensal, trimestral ou anual).
  • Selecione os dados do resultado / relatório desejados.
  • Clique em Download do relatório de tendências. Um relatório será gerado e enviado para o endereço de e-mail associado à sua conta.

Análise de Tendências na QuestionPro

a análise de tendências

a análise de tendências

Vantagens de usar a QuestionPro para análise de tendências

  • Ajuda a prever a entrada de novos negócios e permite que você desenvolva estratégias para manter sua posição na indústria.
  • Facilita a tomada de decisões estratégicas para expandir ainda mais o seu negócio.
  • É extremamente útil como um indicador para analisar as mudanças que são necessárias introduzir nos serviços prestados pela empresa. Recomendamos também: Estudo conjoint: descubra a importância desta escolha
  • Ajuda a identificar as áreas em que a empresa está funcionando bem e duplica as estratégias de expansão dos negócios.

Em resumo, a Análise de Tendências nos ajuda a entender o mercado, definindo literalmente aspectos relacionados ao crescimento e ao potencial futuro.

Como essa análise se refere a atividades de mercado que foram realizadas no passado para prever o futuro, a coleta de dados relevantes é a chave para obter a análise de tendências correta.

Se você quiser saber mais sobre essa função da nossa plataforma, agende uma demonstração gratuita e saiba tudo que você pode conseguir usando a melhor ferramenta para criar pesquisas on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.