Estudo conjoint: descubra a importância desta escolha

Estudo conjoint é uma técnica estatística quantitativa. Convido você a ler: Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa É utilizada para avaliar como os consumidores valorizam as características que compõem um produto ou serviço. Estamos imersos em um mundo em que tudo é uma escolha. Por exemplo, como consumidores, fazemos a compra de um produto porque ele tem certas características que o outro não tem. Há sempre algo que nos move ou nos motiva a fazer uma seleção de compra. Neste caso, o estudo conjoint nos dá dados das preferências que os consumidores têm sobre as características que diferenciam uma marca, produto ou serviço.

Sempre que vamos a um supermercado, por exemplo, verificamos os preços e fazemos comparações de quanto custa em outro lugar. Também fazemos um tipo de análise do que as diferentes marcas nos oferecem. O estudo conjoint faz o mesmo, faz comparações de produtos ou serviços, levando em conta vários atributos que levarão a decifrar o que o consumidor realmente quer.  Por exemplo, quanto valor dá a cada atributo e, assim, saber o que é mais importante para ele aos clientes. Crie o produto que melhor atenda às suas necessidades.

Escolha, é sempre uma escolha. O que vamos comer, as roupas que vamos usar, o detergente que vamos comprar, o tipo de maionese que vamos adicionar ao nosso pão. Conhecendo cada atributo que o cliente prefere, podemos criar produtos reais que realmente atendam às suas necessidades. Você realmente conhece as necessidades do cliente? Investigue e quebre paradigmas

Saiba como eles valorizam seu produto ou serviço através da análise conjunta

Raramente nos preocupamos em saber o valor que nossos clientes dão a cada detalhe ou característica de um produto ou serviço. Geralmente as perguntas que são feitas em uma pesquisa são muito gerais, mas a verdade é que cada detalhe conta, um serviço Você pode ter excelente comida, mas a atenção da equipe ruim de espera, ou pode ser muito caro, mas tem o melhor menu da cidade. A combinação de alguns desses fatores dá ao cliente o que eles estão procurando, então nada melhor para conhecer esses pequenos detalhes que eventualmente levam os consumidores a agir, por exemplo, comprar ou não comprar, mudar marcas, tentar ou não um novo produto Eu recomendo a leitura: A complexidade do processo de compra de clientes.

Através de uma estudo conjoint se pode medir o valor que um respondente dá a cada uma das categorias que são apresentadas. Isto é feito de uma forma um tanto sutil, indireta, sem forçá-lo. O segredo está em escolher entre várias combinações de atributos, aqueles que você mais gosta e, assim, conhecer os pontos que são mais importantes para os clientes na hora de fazer sua escolha final.

O desenho deste tipo de perguntas avançadas deve ser feito com especial cuidado para alcançar os resultados desejados. . Se você quiser, por exemplo, saber o preço que pode dar a um produto, pode verificar qual marca as pessoas escolhem quando o preço é um ou o outro. Deste modo, poderá verificar qual é a demanda por um produto quando ele muda de preço. Veja também:Descubra os benefícios de conduzir um estudo conjunto

Vantagens do estudo conjoint

  • Ele reúne informações valiosas, detalhes que fazem parte das decisões de compra dos consumidores. Por exemplo, o que mais os convence, o preço que parece mais apropriado para um produto ou serviço.
  • É muito útil para posicionar uma marca devido aos dados que se obtém da escolha dos atributos que os clientes consideram mais relevantes.
  • Isso ajuda a segmentar o mercado dependendo do valor que eles dão aos atributos da marca.

Como fazer um estudo conjoint?

  • Selecione os atributos que você deseja avaliar. Quanto mais atributos você tiver, mais combinações haverá. O mais preferível é não ter tantas perguntas para não cansar tanto o entrevistado, nem tornar o estudo mais complexo.
  • Distribua nas categorias correspondentes.  Deste modo, terá todas as combinações que você precisa, de acordo com o que você quer saber. No final, terá informações sobre o valor que eles dão para cada atributo e as categorias.
  • Apresente as alternativas aos participantes, crie diferentes cenários para eles façam uma escolha e assim por diante. Não é necessário avaliar todas as possíveis combinações que possam existir para obter os resultados necessários para a nossa investigação. Se misturarmos atributos positivos e negativos, levaremos os entrevistados a tomar a decisão que considerarem mais importante. Assim, descobriremos quais características eles dão mais valor e, deste modo, as informações serão mais verdadeiras e confiáveis.
  • A marca, produto ou serviço são avaliados e os valores que são mais úteis para os consumidores são obtidos, por exemplo, para comparar nosso produto com os atributos de outras marcas e conhecer seu posicionamento no mercado. Veja também:O que é análise descritiva?

Qual é o propósito da estudo conjoint?

1. Para entender a tomada de decisão dos clientes

Um dos usos do estudo conjoint é entender como os clientes tomam suas decisões. O estudo conjoint ajuda você a saber quais são as prioridades dos consumidores.

Por exemplo, você pode perguntar sobre as características de um telefone, se preferem ter mais ou menos minutos de chamadas, internet ilimitada ou apenas redes sociais ilimitadas, etc. Quando você pedir a seus participantes que escolham entre as diferentes variações e ver qual eles escolhem mais, poderá ver quais são os recursos que mais chamam a atenção dos seus clientes. Leia também sobre: O que é análise prescritiva?

2. Para desenvolver novos produtos e serviços

O desenvolvimento de produtos é uma parte importante para manter um negócio competitivo e expandi-lo. Qualquer característica específica do produto pode se tornar um diferenciador único e eficaz. O estudo conjoint ajuda as equipes de desenvolvimento e pesquisa a testarem o sucesso de diferentes produtos potenciais, antes de comprometer uma parte do orçamento, tempo e esforço para desenvolvê-lo.

Esta técnica se concentra em determinar as respostas dos clientes com base nos diferentes elementos do produto. Também estabelecer as prioridades que o ajudarão a ser realmente bem-sucedidos. Veja também: Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

3. O estudo conjoint nos ajuda a estabelecer objetivos

Através deste tipo de análise, você pode estimar a demanda e a possível renda que pode ter de um produto ou alguma outra participação no mercado. Esse tipo de análise é muito útil para planejar e preparar os objetivos da organização.

Convido você a ler: Vantagens da análise conjunta

O estudo conjoint é uma grande ajuda para alcançar seus objetivos e saber se seus objetivos são realistas ou não. É uma ferramenta poderosa que fornece informações detalhadas sobre o comportamento complexo dos consumidores.

Peça aos nossos consultores on-line para descobrir como essa análise pode ajudá-lo a prever as reações dos clientes. Pergunte aos seus entrevistados sobre as várias combinações das características de seu produto.

 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.