Como identificar os diferentes tipos de consumidores?

Antes de levar um produto ou serviço ao mercado, você deve levar em conta os diferentes tipos de consumidores que encontrará. Assim, você pode recorrer a pesquisas de mercado para definir o público ideal para o seu produto.

A classificação de um consumidor depende de vários fatores mais profundos do que seu gênero, nível de escolaridade e possibilidade econômica. Influencia seu perfil psicológico, emoções, caráter e gostos. Saiba também: Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Quais são os tipos de consumidores que existem?

Não existe um perfil igual a outra, daí a importância de conhecer as características dos clientes para criar uma melhor relaciones.Se acredita que há sete tipos de consumidores. Aqui apresentamos sua classificação:

Trabalhador duro: Este consumidor não é desencorajado, tentar o seu melhor para cumprir suas metas e adquirir produtos ou serviços exclusivos ou dado um status mais elevado. Convido você a ler este artigo: 10 mitos da investigação de mercado.

Geralmente tem grande conhecimento em tecnologia de manuseio, de modo que muitas vezes compram online. Ele pode comprar sem pensar, mas se deixa levar pelas aparências.

O gastador: Entre os tipos de consumidores, o gastador é caracterizado por ser levado por emoções e comprar impulsivamente, sem pensar sobre os benefícios que o produto que está comprando tem para ele. Eles gostam de visitar lojas físicas ou online e nunca ir para algo específico, comprar o que eles gostam. Confira o seguinte artigo: Gatos, Família, Internet e Evolução das Comunidades

O optimista: É um consumidor responsável e prático nunca vai comprar para a diversão. Antes de comprar um produto, eles verificam se o preço está de acordo com sua qualidade e se vão tirar o máximo proveito dele. Eles só compram algo on-line, a menos que já tenham tentado ou visto fisicamente.

O aspirante: Dos tipos de consumidores, o aspirante é uma pessoa em dificuldades, que passa a maior parte do tempo estressada melhorando seu padrão de vida e buscando o reconhecimento daqueles que o rodeiam. Ir às compras não importa, às vezes elas são impulsivas, mas geralmente elas checam o nível de qualidade do produto.

A casa: Esta categoria é uma das mais populares e é dominada por mulheres mais velhas. Seu consumo é limitado e apenas face-a-face, eles nunca entram em sites de vendas on-line, pois gostam de observar todos os detalhes e funções do produto antes de adquiri-lo. Eu convido você a ler: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

O cético: Ao contrário da classificação anterior, entre os tipos de consumidores, essa classificação é composta principalmente por homens jovens e adultos. Ele não gosta de fazer compras, a menos que seja estritamente necessário e só o faz indo até a loja, já que não confia em comprar um produto sem verificar sua funcionalidade.

O tradicionalista: Ele é um consumidor autoconfiante, já se estabeleceu economicamente e gasta apenas o que é necessário. Eles não se importam em ir às compras, mas fazem isso muito rapidamente e, quando precisam, adquirem produtos que valem cada centavo do que pagaram.

Encontre o seu nicho de mercado usando pesquisas on-line. Com a análise das informações fornecidas, você pode encontrar seu público-alvo e criar uma estratégia que enfoque especificamente o atendimento das necessidades e interesses de cada um dos tipos de consumidores. Saiba também: Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.