Jornada do consumidor: descubra se a que você oferece é a melhor

Qual é o processo que você realiza para que a jornada do consumidor seja a melhor? Você pode estudar esse problema de diferentes perspectivas. Por exemplo, de dentro para fora através dos meios que as empresas usam para fornecer serviços aos clientes enquanto eles viajam pela organização. No entanto, a partir dos pontos de contato do cliente, a jornada é o que uma organização faz para conseguir o que precisam ou desejam.

Mapeie a experiência do cliente e trace o caminho para o sucesso. Devido à importância que os clientes dão a uma experiência fluida ou descomplicada, garantir que seus processos sejam os melhores é essencial para o sucesso do serviço. É por isso que os processos são importantes, porque nos ajudam a desenvolver padrões de serviço em toda a empresa. Além de entender a eficácia de alinhar esse tipo de esforços que são realizados para facilitar a jornada do cliente.

Vantagens de uma jornada do consumidor eficaz

Atualmente, os clientes não desejam que realizar um processo de serviço. A maioria prefere estalar os dedos e obter instantaneamente o produto ou resultado que deseja. Consequentemente, algumas organizações criaram processos tão agradáveis ​​que os clientes estão ansiosos para passar por eles. No entanto, a principal razão pela qual os processos são instalados é garantir que o serviço seja entregue de forma consistente e eficiente; que seja produtivo e não tenha nenhum tipo de falha na jornada do consumidor.

Geralmente, sempre fiquei satisfeito com o atendimento ao cliente da minha operadora de celular, então minha experiência recente foi um pouco surpreendente. Como de costume, a empresa mudou uma política que afetava os clientes, mas não conseguiu comunicar essa alteração de maneira eficaz. O resultado? Quando falei com um gerente sobre a mudança na política, a situação piorou. O gerente imediatamente culpou a organização. “Sinto muito pelo transtorno”, ele começou. “Eles mudaram a política e não sei por quê. Não tem sentido.”

O que isso significa?

Nesse caso, funcionários de primeira linha e o cliente concordaram que esse processo afetava a jornada do consumidor. Onde está a liderança? Que outros processos criaram insatisfação do cliente? Você analisou seus processos da perspectiva de funcionários e clientes? Seus processos estão em sintonia com o tipo de experiência que sua organização se esforça para oferecer? Você eliminou todos os inconvenientes ao longo da jornada do consumidor?

Portanto, devemos estar cientes das necessidades e pontos de vista sobre os processos que estabelecemos em nossos negócios. Ouça o que seus clientes têm a lhe dizer, garanto que você ficará surpreso com as ideias e informações que pode coletar se usar pesquisas on-line para coletar as informações necessárias.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Quais são as etapas da jornada do cliente ou customer journey?

Estratégia de experiência do cliente – confira algumas dicas

Detratores de marcas: dicas sobre o que fazer com eles

Marketing de experiências, a fórmula para amar sua marca

Como entender o esforço do cliente? Descubra aqui!

Ideias simples para uma melhor experiência do cliente

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.