O comportamento do consumidor e a investigação de mercado

A Pesquisa de mercado e o comportamento do consumidor são dois conceitos intimamente ligados.

Hoje em dia não podemos conceber marketing se não tiver um bom conhecimento do comportamento de nossos consumidores. Através de pesquisas de mercado e usando as diferentes ferramentas que essa disciplina nos fornece poderemos descobrir o comportamento.

Passamos do consumidor passivo que não teve escolha a não ser acreditar no que as marcas diziam unidirecionalmente, para o consumidor inteligente (inteligente no sentido de que ele tem muito mais informações) e com muito mais ferramentas para tomar suas decisões de consumo.

Estamos adotando um modelo no qual os custos de informação para o consumidor estão sendo reduzido; com o qual você pode pesquisar entre muitas mais alternativas

Devido a essas mudanças, o processo de compra está mudando e as empresas enfrentam novos desafios para conhecer o comportamento do consumidor.

Novos paradigmas e o comportamento do consumidor

Estamos passando de um antigo paradigma de marketing (FMOT) para um novo paradigma que é o ZMOT, ou o que o Google chama de ZERO MOMENT OF TRUTH.

Vemos que existem novos modelos de compra, como o ROPO (ou REVERSE SHOWROOMER). Isso significa que as pessoas pesquisam on-line e depois vão à loja física para comprar. O SHOWROOMER, que é o contrário, o consumidor pesquisa em lojas físicas e depois pesquisa na Internet as melhores ofertas e compra on-line.

Atualmente, as empresas devem estar presentes o tempo todo e devem estar em todas as fases do funil para saber qual é o comportamento das pessoas.

Precisamos saber qual é a linha do tempo dos consumidores e criar o perfil da pessoa compradora, que deve fazer uma descrição fictícia do nosso tipo de cliente. Mesmo atribuindo nome, sexo, idade, gostos, expectativas.

Veja também: Melhorar a experiência do consumidor – confira estas simples dicas

Obtenha conhecimento por meio de pesquisa de mercado

E quando digo uma pesquisa de mercado, não estou me referindo a investir milhares de dólares. Hoje em dia as pequenas e médias empresas podem obter muitas informações.

No que diz respeito à pesquisa de mercado e ao comportamento do consumidor, o esquema a seguir é bastante simples, graças à Internet.

Primeiro, precisamos perguntar o que queremos saber sobre o comportamento do consumidor. Como estamos na era digital, é bem fácil. Vejamos as redes sociais, quando nosso público se conecta e o que faz nas redes. É ativo, basta seguir, como no Facebook ou retuitar no Twitter. É o que poderíamos chamar de primeira fase de observação.

Melhore a satisfação do consumidor com essas dicas

Nesse caso, é útil criar algumas tabelas no Excel e preencher os dados que mais nos interessam. A vantagem desse sistema é que podemos ter informações sobre comportamentos passados e ter uma ideia.

Em seguida, podemos usar fontes secundárias, ou seja, usar as estatísticas e os dados que encontramos na internet, departamento de estatística, agências de pesquisa, etc.

Serviço ao consumidor – confira os 4 processos que irão ajudá-lo

Utilize o Focus group 

Com um orçamento pequeno, também podemos começar a criar um grupo de foco exploratório, que hoje pode ser feito on-line a preços razoáveis.

O grupo focal, que é uma técnica qualitativa, será usado para conhecer os motivadores e as percepções dos consumidores. E, assim, poder planejar uma boa pesquisa. Aqui está um guia que o ajudará a criar pesquisas.

Com o exposto, preparar a pesquisa será relativamente fácil, pois já teremos muitas informações sobre o comportamento do consumidor.

Para realizar a pesquisa, podemos usar diferentes plataformas na internet que facilitam nosso trabalho e até têm modelos pré-projetados por temas. Isso representa uma economia significativa de custos.

Finalmente, teremos apenas que tabular e analisar os dados. Tire conclusões e comece a projetar nossas estratégias de marketing.

Leia também: Comportamento do consumidor: consciente ou inconsciente?

César T. Gil

Marketing Senior

Economista Licenciado em Administração de Empresas. Licenciado em Marketing.

Mestre em Marketing Digital e PDG pela EADA.

Consultor de negócios, professor universitário e empreendedor.

blogcesartgil.marketing

Experiências memoráveis para fidelização dos consumidores

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.