Marketing digital na América Latina – estudo sobre os usos dos canais

O Benchmark Email e a QuestionPro Latino América uniram forças para fazer um estudo através de pesquisas relacionadas ao uso de canais de marketing digital na América Latina, prestando uma atenção especial ao email marketing.

O objetivo desta pesquisa foi conhecer o status e os desafios da adoção tecnológica na região, as principais tendências e canais utilizados. A fim de obter informações que ajudem nossos leitores a superar os desafios atuais e criar estratégias mais eficazes.

Os participantes deste estudo foram recrutados por meio de uma pesquisa por e-mail cujas listas são compostas por profissionais de diversas áreas, principalmente por empreendedores e pequenas e médias empresas.

Os 336 participantes do estudo tinham mais de 18 anos de idade. Esta é a distribuição geográfica dos participantes por país:

MÉXICO – 31.85%

COLOMBIA – 18.46%

VENEZUELA – 7.44%

EQUADOR – 6.84%

PERÚ – 6.25%

GUATEMALA – 5.95%

CHILE – 5.06%

ARGENTINA – 3.87%

PANAMÁ – 2.38%

EL SALVADOR – 2.38%

REPÚBLICA DOMINICANA – 2.08%

COSTA RICA – 1.79%

HONDURAS – 1.49%

PARAGUAI – 1.19%

ESPANHA – 0.59%

PUERTO RICO – 0.3%

NICARAGUA – 0.3%

URUGUAI – 0.89%

BOLIVIA – 0.89%

Da mesma forma, os entrevistados do estudo do uso de canais de marketing digital na América Latina operam em diferentes departamentos de suas respectivas organizações, de Marketing, Recursos Humanos, Suporte ao Cliente e CEOs.

Saiba O que é marketing digital e importância para os negócios

Resultados do Estudo do uso dos canais de Marketing Digital na América Latina

Estes são alguns dos dados mais destacados deste estudo. Você também pode baixar os resultados completos aqui:

Para a maioria das organizações, o verdadeiro valor de uma estratégia de marketing é determinado pelo ROI que ela fornece.

A maioria dos participantes da pesquisa usa sites (33,76%) mais como canal de marketing digital, seguidos por redes sociais, email marketing, blogs e outros canais.

Outro dado relevante do estudo é que 49% dos entrevistados indicaram que suas empresas estão usando algum software ou ferramenta para implementar suas estratégias digitais, mas também há 51% que não.

Isso pode ser devido a um estado de desconfiança ou desconhecimento prevalecente na região, que atrasou a adoção de ferramentas tecnológicas. Esses dados são consistentes em todos os tamanhos de empresa.

Os tipos de ferramentas mais utilizados pelos entrevistados são: Social Media Tools (22,03%), ferramentas de email marketing, ferramentas de design gráfico, CMS (WordPress, Wix, Joomla, etc.), ferramentas de SEO e CRM.

Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

Estas são algumas das razões pelas quais os participantes do Estudo sobre o uso dos canais de Marketing Digital na América Latina não utilizam algum tipo de ferramenta digital:

  1. Parecem muito caras – 76 votos, 32.76%
  2. Ainda não é o momento. Utilizarei no futuro. – 73 votos, 31.47%
  3. Prefiro investir o dinheiro em outra coisa – 36 votos, 15.52%
  4. Outra – 24 votos, 10.34%
  5. Não as considero necessárias. – 23 votos, 9.91%

Veja também: Marketing móvel: crie uma campanha eficaz agora mesmo

Uso do email marketing como um dos canais de marketing digital mais eficazes

Outro dos dados mais relevantes do estudo é que, entre as principais motivações dos entrevistados para usar o email marketing como parte de seus canais, estão:

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Aumentar o envolvimento do consumidor
  • Gerar mais leads
  • Gerar mais conversões
  • Crescer a lista de contatos

Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Os participantes do estudo sobre o uso dos canais de Marketing Digital na América Latina também indicaram que as comunicações sobre a empresa e os boletins são os tipos de e-mail mais enviados, com 20,23% e 18,32%, respectivamente.

Os convites para eventos são os e-mails com melhor desempenho. Da mesma forma, ao enviar emails comerciais, a segmentação de destinatários é um pouco mais eficaz para os respondentes do que para o banco de dados inteiro.

Desafios do uso do email marketing

O Estudo do uso dos canais de Marketing Digital na América Latina revelou que os participantes utilizam uma ferramenta de email marketing para realizar vendas, anunciar cursos ou relatar eventos, informar clientes e enviar ofertas, informações e promover novos produtos, atrair clientes.

Eles também mencionaram que entre os principais desafios ao fazer email marketing estão:

  • 26.67% – Minha taxa de abertura é baixa
  • 23.78% – CTR (Click-through rate). Tenho poucos clicks 
  • 23.55% – Não estou gerando conversões
  • 17.56% – Não consigo aumentar minha lista de inscritos
  • 0.44% – Diminuir a taxa de assinaturas canceladas

Leia também: Como alinhar seu marketing para atender às reais necessidades do cliente

Outra preocupação dos participantes do estudo são os custos que eles têm para investir em uma campanha de email marketing. 66% das organizações que investem esforços em email marketing também investem capital para executá-las, enquanto 34% não fazem nenhum investimento.

Estes são alguns dos dados mais destacados do Estudo sobre o uso dos canais de Marketing Digital na América Latina por Benchmark Email e QuestionPro Latin America.

Lembre-se de que você pode baixar todos os resultados e conhecer detalhadamente as características do estudo e servir como um guia para criar estratégias mais eficazes para um melhor desempenho do seu negócio.

Também recomendamos:

Plano de marketing digital em tempo 2.0, essencial para as organizações

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram