Plano de marketing digital em tempo 2.0, essencial para as organizações

Atualmente estamos vivendo a chamada era digital, o mundo está se movendo de forma diferente e rápida através de redes sociais. Então, as empresas devem pensar em desenvolver um Plano de Marketing Digital que se torne o seu roteiro nessas redes, marcar o caminho, e até mesmo, potencializar seus resultados.

Essas comunidades são importantes canais de comunicação e referências documentais para os indivíduos e também para as empresas. Elas massificam as informações exponencialmente em pouco tempo. 

É de grande importância gerar estratégias de Marca nas redes sociais, porque atualmente é de grande relevância para as organizações ter uma boa reputação online.

Como criamos um plano de marketing digital?

Para que nossa empresa se torne uma marca reconhecida nas redes sociais, devemos realizar um plano de marketing digital, que consiste em seis partes:

1. Quais aspectos da organização serão destacados nas redes sociais?

Por exemplo (Produtos, Serviços, Tarifas, Descontos), dicas e ferramentas para gerenciar sua campanha de marketing digital.

Veja também: Criação de comunidades e a relação com a antropologia e o marketing

2. Quando as publicações serão feitas?

Estabeleça horários levando em conta que as melhores horas para postar são divididas em três faixas: das 8h às 10h, das 14h às 16h e das 21h às 23h.

Estratégias de marketing e suas ferramentas: confira aqui!

3. Quais redes ou plataformas sociais serão usadas?

Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Pinterest, YouTube, SoundCloud entre outros. É essencial ser claro neste ponto que cada rede ou plataforma é direcionada para uma população específica de acordo com suas características e temas. Este aspecto é fundamental para o plano ser bem sucedido.

Confira: Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

4. Como ou como será apresentado à organização nas redes?

Por meio de imagens publicitárias, relatórios de publicidade, infográficos, áudios, textos interativos ou uma estratégia de mídia cruzada será implementada. Incluindo o uso de mídias tradicionais e digitais, sempre priorizando o conteúdo e a identidade corporativa que você quer se tornar uma marca.

Quais são os 4 C’s de marketing?

5. Para que é desenvolvido este plano de marketing? Quais são seus objetivos?

Neste item é aconselhável estabelecer indicadores de gestão desde o início do processo e deve ser avaliado periodicamente.

O que é marketing digital e importância para os negócios?

6. Para quem está dirigido o plano de marketing digital?

Neste ponto, deve ser claramente estabelecido qual é a população alvo que você deseja alcançar para se tornar um cliente da organização. A recomendação neste aspecto é realizar uma análise etnográfica que permita à organização ter conhecimento prévio sobre os gostos e aptidões da população para o qual o plano de marketing se concentrará e assim projetar possíveis resultados, repetir ou reestruturar o plano. em caso de ser necessário.

Os aspectos incluídos nestas linhas são um guia a ser implementado pelas organizações na área de marketing, mas não é uma obrigação; eles podem ser modificados de acordo com suas necessidades, objetivos institucionais e requisitos do usuário. 

Quero concluir com a seguinte frase de Trey Pennington, um especialista em mídias sociais: “As empresas que entendem as mídias sociais são aquelas que dizem: vejo você, ouço você, me preocupo com você”. Se esse é o espírito do seu plano de marketing digital, certamente qualquer organização se tornará uma marca lembrada.

Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Sobre o autor:

Andrés Felipe Fuentes Velásquez, Comunicador Social, editor e gerente comunitário da Community University of Los Libertadores na Colômbia. Criador, diretor e jornalista da mídia digital chamado “The Information Radar of Felipe Fuentes”.

FACEBOOK / El-RADAR-INFORMATIVO

YOUTUBE / Radar de Informação Felipe Fuentes

Radar de informações do GOOGLE + / Felipe Fuentes

SOUNDCLOUD / O RADAR INFORMATIVO

EMAIL / radarinformativocol@gmail.com

LinkedIn: Andrés Felipe Fuentes Velásquez

Twitter: @elradarinfoff

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.