Como alinhar seu marketing para atender às reais necessidades do cliente

O que fazer para alinhar seu marketing com o que seus clientes realmente querem ou precisam?

Se queremos nos alinhar com os desejos dos consumidores, devemos primeiro dar atenção especial às seguintes questões:

O que você precisa saber para alinhar seu marketing às necessidades do cliente

Quem é o cliente?

  • A maioria dos profissionais de marketing e acredito que todos os profissionais de vendas têm conhecimento básico sobre nossos clientes. Existem aqueles que identificaram essas necessidades de maneira diferente. Dependendo dos tipos de clientes e dos problemas que precisam ser resolvidos.
  • Conhecemos a “Teoria do Cliente”, que nos permite prever respostas mais exatas para uma determinada oferta.
  • A lacuna entre especular quem são nossos clientes e ter total conhecimento pode ser preenchida por meio do investimento em pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa.
  • O conhecimento do cliente abrange várias áreas-chave, incluindo: propósito, motivação, experiência, autoridade, personalidade.

De onde vieram os clientes?

  • Se você soubesse que um cliente chegou, seja por URL ou por redes sociais, você já tem mais detalhes sobre suas motivações.
  • Se você entender de onde o cliente veio, poderá saber o que está procurando e precisará de uma pressão mínima para gerar uma venda.

O que fizeram?

  • Ao analisar os links selecionados por um cliente ou cliente em potencial, podemos inferir seu interesse em produtos ou serviços específicos.
  • Se o link for um atalho como “criar uma conta gratuita”, você pode sugerir que o processo seja rápido.

Como esperamos que os clientes ajam?

  • O caminho pode ser ir para a página principal; selecione um link específico; e depois tome uma decisão.
  • Como profissionais de marketing, eles precisam ser capazes de abrir o caminho para ajudar os clientes a concluir suas decisões.

Para obter melhores resultados, você deve saber quais são as principais características, objetivos e desejos do cliente. Também o que os motiva a agir, quais experiências eles tiveram com o uso de um produto ou serviço, quanta autoridade eles têm para tomar decisões.

Uma última dica, a motivação é o fator que leva ao fechamento de um processo de venda. No entanto, isso claramente pertence ao cliente e está fora de controle para o profissional de marketing. Segundo, a fim de traçar a motivação do cliente, temos que ouvir o que eles pensam e examinar as pistas que nos deixam. De onde vem, o que fizeram, e como eles gostariam de fazer no futuro. Sem dúvida, as pesquisas on-line podem ajudá-lo a obter essas informações.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Quais são os 4 C’s de marketing?

O que é marketing digital e importância para os negócios?

Marketing, Antropologia e criação de comunidades

Estratégias de marketing e suas ferramentas

Ações de marketing – como medir sua eficácia

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.