Pesquisa exploratória – o que é, e como adota-la na prática?

A pesquisa exploratória é realizada para conhecer o contexto de um assunto que é objeto de estudo. Seu objetivo é encontrar todas as evidências relacionadas ao tema de que não há conhecimento e aumentar a possibilidade de realizar uma investigação completa.

Embora a pesquisa exploratória seja uma técnica muito flexível, comparando-a com outros tipos de estudos, implica que o pesquisador esteja disposto a assumir riscos, ser paciente e receptivo.

É importante mencionar que a pesquisa exploratória é responsável por gerar hipóteses que promovam o desenvolvimento de um estudo mais profundo, a partir do qual se extraem resultados e conclusões.

Características da pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória tem múltiplas características que lhe dão uma vantagem sobre outros métodos. Os principais são:

Pesquisa exploratória

  • Priorizar os pontos de vista das pessoas,
  • Mostrar um significado único e inovador através do conhecimento do tema,
  • Por não ter estrutura obrigatória, o pesquisador pode seguir o processo que lhe parece mais simples,
  • Encontrar uma solução para problemas que não foram levados em consideração no passado.

Classificação de pesquisa exploratória

Pesquisa baseada em literatura: se trata de definir o problema com base na análise de dados ou estatísticas. Além disso, é responsável pelo uso de informações de livros de pesquisa, artigos ou notas referenciados para ter uma ideia mais precisa do assunto.

Pesquisa baseada em especialistas: conhecer a opinião de outros pesquisadores é a maneira mais direta de obter informações por meio de pesquisas aprofundadas sobre o assunto.

Leia também: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Processo para conduzir uma investigação exploratória

Para realizar essa pesquisa, é necessário seguir uma série de etapas que permitam resultados específicos:

Identificação do problema

Antes de começar, temos que definir o problema de pesquisa e resolvê-lo através de perguntas que respondam ao contexto.

Leia também: Focus group ou pesquisas: qual deles usar?

Estabeleça hipóteses

Por não ter um estudo prévio sobre o objeto de estudo ou por possuir dados imprecisos, nosso trabalho é formular as ideias iniciais que derivam das questões levantadas ao estabelecer o problema de pesquisa.

Apoie as investigações seguintes

Uma vez definidos os pontos anteriores com os dados obtidos, devemos continuar o processo por meio de outras metodologias de pesquisa, em muitos casos a descritiva.

Convido você a ler: Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado

Aplicação de pesquisa exploratória em marketing

Quando a pesquisa de mercado exploratória é útil? Tomemos, por exemplo, uma área de marketing baseada principalmente em uma estratégia específica. Talvez, no decorrer da preparação de uma análise competitiva para determinar se ela é ideal em um turno comercial, um membro da equipe encontre uma técnica que tenha funcionado para vários concorrentes. No entanto, esses métodos são novos ou pouco pesquisados, o que leva a uma lacuna no conhecimento adequado.

A pesquisa exploratória pode ser focada no mercado para responder questões relacionadas a um tópico desconhecido, através de exploração independente. Ao contrário dos projetos definidos, a pesquisa exploratória muitas vezes não tem os parâmetros de consultas mais formais e, em vez disso, serve para obter informações amplas que podem ser usadas em estudos de caso mais específicos.

As opções de procedimentos com melhores resultados para esse tipo de investigação são:

  • Pesquisas on-line,
  • Comunidades on-line,
  • Entrevistas com especialistas,
  • Pesquisa de campo experimental.

Depois de decidir como usar os procedimentos de investigação, os especialistas em marketing devem prosseguir com a coleta de dados. A maneira de fazer isso dependerá dos métodos escolhidos.

Veja também: Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Muitas vezes, o processo de pesquisa exploratória economiza tempo e, como os resultados não precisam ser conclusivos ou totalmente desenvolvidos, os especialistas em marketing podem iniciar a pesquisa exploratória necessárias para criar uma sólida base de conhecimento que possa ser aplicada em avaliações futuras.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades:Facebook,Twitter,Linkedin.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.