Experiência do consumidor > Como criar um produto?

Há uma onda crescente de pensamento nos últimos anos com um foco na Experiência do Consumidor. Esta expressão tornou-se um chavão na indústria e agora está é palavra de ordem melhorar a experiência do consumidor para ter um produto ideal.

A questão é: como construir o produto ideal com o foco voltado para a experiência do consumidor?
Neste artigo a QuestionPro mostra como o planeamento do produto focado na experiência do consumidor e ouvir o feedback do mesmo através de inquéritos pode ser um factor decisivo.


Planear um produto para maximizar a experiência do consumidor.

É muito fácil perdermo-nos e ficarmos deslumbrados com as decisões e as nuances quando estamos a construir um produto, especificadamente se estamos focados na experiência do consumidor.

Planear um produto consiste em alinhar as características principais e os objetivos de uma forma simples e fácil de digerir sem se perder de vista que o feedback que consumidor nos deu através de metodologia como inquéritos é que é fundamental.

Planear um produto é mais do que ter alguns conceitos e um timeline de ações espalhados numa folha de Excel. As ações da criação de um produto devem quantificáveis quanto à forma a atingir o objetivo, seja ele qual for.

Convidamo-lo a ler também: A importância da experiência do cliente para o seu negócio

Os componentes essenciais para se planear um produto

Um planeamento adequado tem que ter em conta certos componentes que comunicam que valor este produto tem para o consumidor.

Claro que, nem todos os produtos são planeados da mesma forma, por isso quando for construir o seu planeamento tenha em conta que este deve ser um trabalho continuo e que “Roma não foi construída num dia”.

  • Timeline: Qualquer bom planeamento tem que ter em conta datas de execução. Assim devemos criar estas datas, organizando-as por ordem de importância para cada característica do produto.
  • Características. As características do produto são partes mais pequenas do mesmo mas que são imperativas para o sucesso do produto. Deverá decidir quão detalhadas ou simples estas devem ser. Uma boa prática é pensar em todas as características que queremos no nosso produto e depois organizá-las por importância de acordo com a opinião que o nosso consumidor nos forneceu em inquéritos feitos anteriormente.
  • Prioridades: Tendo um timeline e as características desejadas definidas agora é tempo de começar a trabalhar nas características que se deve focar.

“Devemos começar pela a experiência do cliente e trabalhar a tecnologia, e não o contrário.” – Steve Jobs


Ouvir opiniões e valorizar o verdadeiramente importante:

Seguir esta estratégia poderá requerer criar uma equipa onde partilhamos a ideia e poderá resultar em eventuais alinhamentos da equipa. Ter em consideração as opiniões dos membros da equipa que foi criada é importante mas não nos podemos esquecer que características é que são realmente importantes para o consumidor.

  • Valor para consumidor:  Qualquer produto é inútil a não ser que cative uma audiência seja ela grande ou um nicho.
    É por isto que é sempre fundamental inquirir o seu consumidor “ideal” para ter a certeza de que a característica que estamos a desenvolver é relevante para ele.
  • Objetivos: Objetivos são objetivos, de uma forma prática. É pelos objetivos que estamos a focar-nos em determinados aspetos de uma ideia e a torná-la viável.
  • Visão: A visão pode ser considerada a bússola do nosso planeamento. A visão é, na sua essência o que nós pensamos que é o valor tangível ou intangível da ideia quando a criámos.
  • Lucro: A principal razão porque estamos neste processo é para organizar a informação e criar um plano que maximize a experiência do consumidor e é isso que no final nos trará o lucro. Lembre-se que terá que apresentar esta ideia para alguém e que essa pessoa vai sempre perguntar “como é que eu consigo fazer dinheiro a partir disto?” Por isso, esteja preparado para saber como e quando é que o produto via gerar dinheiro.

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração