Processo de pesquisa de mercado – como projetar

Você tem algum problema na sua empresa e não sabe por onde começar? Se você já decidiu realizar um processo de pesquisa de mercado, parabéns! Você deu o primeiro passo para a solução. O seguinte passo é definir qual será o problema a ser resolvido.

Sabemos que para fazer uma pesquisa de mercado você precisa, além de escolher um método de pesquisa, fazer um planejamento, obter os dados, analisá-los e apresentá-los. Mas, a primeira coisa é saber o tópico que vai investigar e entendê-lo para assim poder resolvê-lo.

O fato de ter detectado o problema e encontrar uma solução é uma grande ajuda, agora precisamos investigar!

Se você tiver um problema, certamente terá muitas perguntas a fazer. A única coisa não permitida é especular. Se você não vende seus produtos, se têm reclamações sobre um serviço, se as vendas caírem repetidamente em certas partes do ano; há uma problema e temos que identificar quais são as causas. A pesquisa de mercado ajuda você a obter as respostas que precisa para agir.

Dê uma direção correta para seu processo de pesquisa de mercado

Sempre haverá um tópico para resolver que predomina sua pesquisa e fatores que intervêm de alguma forma. Essas variáveis ​​a serem consideradas marcarão o curso do processo de pesquisa de mercado. Se você tem uma hipótese, precisa esclarecê-la e encontrar as soluções mais adequadas para o problema que a empresa enfrenta.

Veja também: Por que fazer pesquisa de mercado

Aqui, o importante é estabelecer objetivos claros que sejam importantes para a organização. Leve em conta que quanto mais impacto você tiver, maiores serão os benefícios. Analise antecipadamente o escopo e o público que você poderá alcançar. Assim como também os vários fatores que vão influenciar o processo e a conclusão do projeto para minimizar possíveis impactos negativos.

Pergunte aos seus colegas de trabalho ou a outras áreas. Garanto que eles têm informações e ideias valiosas que podem ajudá-lo, tanto para esclarecer o tópico de sua pesquisa; quanto para propor soluções ou compartilhar algumas variáveis ​​a serem consideradas em sua pesquisa.

Talvez você esteja interessado em ler: A importância do contexto em um teste de produto

Fazer planejamento de pesquisa de mercado é vital para o processo de investigação. Saber o que fazer nas várias situações que surgem durante a aplicação do questionário vai lhe economizar tempo e investimento. É importante, manter sempre um plano de contingência, uma alternativa, um plano B para ser aplicado, caso algo ocorra.

Considerações durante o processo de pesquisa de mercado

Com um problema devidamente identificado, será mais fácil resolver as questões que o geraram. Já que você terá objetivos claros e a direção que deseja seguir. Isso facilitará tudo, desde os métodos de pesquisa que você vai aplicar ou as perguntas que vai fazer e os dados que obterá. Isso irá ajudá-lo da mesma forma a apresentação e compreensão dos resultados pelos tomadores de decisão.

Veja essas dicas para o seu processo de pesquisa de mercado:

  • Tenha um assunto ou tema para a sua pesquisa bem definido. Isso vai ajudá-lo quando você fizer as perguntas.
  • Tenha uma amostra representativa: isso é primordial para o seu resultado final, se você tiver respostas das pessoas erradas, sua pesquisa lhe trará dados inconsistentes e distorcidos. Leia isso para saber mais: O que é uma amostra representativa da população nacional?
  • As perguntas devem ser direcionadas para resolver os problemas do cliente e elas precisam ser adaptadas ao projeto que você realiza. Certifique-se de que suas perguntas sejam escritas com clareza e que os respondentes irão compreendê-las. Você pode fazer um teste com um pequeno grupo para saber se as perguntas que você aplicará são compreensíveis e lhe darão as respostas que precisa.
  • Engajamento do publico alvo: o fato de seu publico não responder a sua pesquisa, ou respondê-la de forma incompleta, pode lhe causar erros e distorções. Pois, a coleta incorreta dos dados causará esse efeito.
  • Planejamento, Processo, Plano de ação, Coleta e Análise: cada um desses pontos estão interligados para a realização do seu processo de pesquisa de mercado. Se eles forem feitos com cuidado e atenção, os dados irão gerar um conteúdo valioso e apoiar as decisões a serem tomadas.
  • Relatório: deve ser elaborado de forma clara e objetiva sempre com o objetivo de esclarecer e dar subsídios para as tomadas de decisão.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://youtu.be/EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Estratégias de marketing e suas ferramentas

Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado