Principais benefícios da pesquisa de mercado

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, compartilharemos os principais benefícios da pesquisa de mercado, para que você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados.

Afinal, toda informação que envolve a concorrência e os consumidores, são de suma importância para os gestores tomarem decisões mais assertivas e garantirem o sucesso da empresa.

Para se destacar dos concorrentes, seja uma empresa do segmento b2b como as que atuam com vendas de batedeira industrial nos meios digitais, por exemplo, é ideal realizar a pesquisa de mercado antes mesmo de investir.

Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP):

 

“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

 

Tendo em vista que as informações coletadas nessa estratégia e as ações aplicadas podem influenciar no sucesso de uma companhia, a fim de identificar as oportunidades e os problemas para diminuir os riscos de falência, por exemplo, a pesquisa de mercado não se torna uma opção, e sim uma necessidade. Continue a leitura e entenda quais são seus benefícios!


 

Por que pesquisa de mercado é tão importante?

Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento de atuação.

Na atualidade, empresas que atuam com manutenção de geradores, equipamentos, entre outros serviços, usam os meios digitais a seu favor para atender as necessidades dos clientes que optam por contratações de modo prático e, consequentemente, obter visibilidade e destaque no ramo de atuação.

Neste contexto, a pesquisa de mercado é de suma importância, tendo em vista que permite identificar as oportunidades e problemas no mercado em que está inserida.

Ao coletar informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor, é possível entender o que a organização precisa para chegar aos resultados almejados, e quais são as estratégias a serem guiadas. Ou seja, uma pesquisa bem elaborada pode ser crucial para o desempenho de qualquer negócio.

Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência. Afinal, uma pesquisa de mercado serve para orientar um gestor na tomada de decisões ou solucionar problemas.

Imagine que você tem a possibilidade de abrir uma filial para sua empresa de aluguel de compressor, ou até mesmo investir em e-commerce. Para evitar insucessos nas vendas, a pesquisa de mercado pode auxiliar a atender as necessidades do seu público-alvo. Veja logo abaixo os principais benefícios da pesquisa de mercado!

>>> Guia: Pesquisa de mercado.

 

Os principais benefícios da pesquisa de mercado 

É válido destacar que antes de investir é primordial analisar o mercado que deseja atuar. Isso permite garantir benefícios como:

 

1. Identificar problemas ou necessidades

Já imaginou como seriam os resultados das empresas que não identificam quais são os problemas a serem solucionados? Basicamente, seriam resultados negativos!

Quando a pesquisa de mercado é bem executada, mais eficiente serão as informações, que influenciam nas tomadas de decisões e resultados contínuos.

Assim, torna-se possível identificar possíveis problemas ao analisar os pontos fortes e fracos da concorrência, reclamações, sugestões e opiniões dos consumidores, sem dúvida, são primordiais para qualquer gestor.

 

2. Entender como a concorrência está atuando 

Conforme mencionamos acima, é essencial identificar problemas ou necessidade, tendo em vista que permite que a empresa antecipe e gere resultados positivos.

Por essa razão, um dos benefícios de realizar pesquisa de mercado é compreender como a concorrência está atuando, bem como analisar quais são as empresas que fornecem produtos e serviços, parcerias, e outros fatores.

>>> Como fazer uma análise de concorrência eficaz?

 

3. A pesquisa de mercado contribui para observar tendências

Observar as tendências nada mais é do que dimensionar o mercado. Isso significa que gera a possibilidade detectar novas tendências, avaliar a performance dos produtos e serviços, além de influenciar na definição do caminho certo para alcançar os objetivos almejados. 

Isso inclui pesquisa para testar produtos (validação ou viabilidade), identificar tendências, e até mesmo a satisfação do cliente.

 

Agora que você já sabe que a pesquisa de mercado pode levantar dados essenciais para a tomada de decisões no seu negócio, não deixe de realizar corretamente! 

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

 

importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Autor convidado:

Soluções Industriais, empresa de Marketing de B2B.

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!