Conheça estas dicas para pesquisadores e torne sua pesquisa efetiva

Você está prestes a iniciar um importante projeto de pesquisa? Pensando nisso preparamos essas dicas para os pesquisadores entenderem a importância que essas pessoas têm em qualquer estudo.

Fazer uma investigação não é uma tarefa fácil. Há muitos fatores que devem ser atendidos para que o projeto seja de qualidade e os insights que estão sendo buscados sejam obtidos.

Há muitas pessoas que podem estar envolvidas nesse processo. Desde os tomadores de decisão, gerentes de projeto, analistas e até mesmo as pessoas que farão a pesquisa.

Ao fazer uma investigação, seja em uma cidade, centro comercial ou qualquer espaço público, muitas empresas recorrem à contratação de pesquisadores para realizar a formulação de pesquisas.

Essas pessoas devem ter certas características e preparação adequada. Desse modo, evitará qualquer erro ou preconceito de sua parte ao implementar o estudo de pesquisa.

O que é um pesquisador de campo?

É conhecido como um investigador de campo, o responsável por realizar a coleta de dados na rua, no espaço público ou na casa das pessoas através da aplicação de um questionário.

O entrevistador deve ter certas características. Pois, uma parte importante da confiança da qualidade dos estudos de campo recai sobre ele. As principais características que um bom entrevistador de campo deve ter são: responsabilidade, honestidade e comprometimento. Também deve ser capaz de gerar empatia para conseguir a participação de pessoas que estão hesitantes em dar seu feedback.

Não vamos esquecer que o entrevistador de campo passa o tempo na rua, indo de casa em casa, negócio por negócio, tentando responder a uma pesquisa. Por isso, ele deve ser devidamente treinado e motivado para fazer bem o seu trabalho. Já que eles serão a ligação direta entre a empresa (marca responsável pelo projeto) e os respondentes. Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Dicas para tornar as pesquisas off-line efetivas

1.- Realize testes antes de sair ao campo

É importante que uma pesquisa piloto seja aplicada a um grupo de pessoas antes de ir para o campo, isso ajudará a saber se as perguntas são bem compreendidas e bem formuladas.

Em geral, os pesquisadores não são responsáveis por escrever as pesquisas, mas apenas para aplicá-las, daí a importância de entender o conteúdo da pesquisa para resolver quaisquer questões que possam surgir.

Uma das dicas mais valiosas para os pesquisadores é que eles devem conhecer todos os detalhes do projeto, pois será o representante encarregado de coletar os dados.

Quando um teste piloto é realizado, deve-se seguir o mesmo procedimento que será usado na pesquisa principal. Isso revelará possíveis problemas, como a falta de opções de resposta em uma pesquisa ou problemas de conteúdo que o entrevistador deve dominar. Veja também: Pesquisa realizada pessoalmente, para que serve?

2.- Identifique o ambiente ideal para escolher os respondentes

As pesquisas off-line podem ser um ótimo método de obtenção de dados para um projeto de pesquisa, mas se não for feita no lugar correto, os resultados não ajudarão.

O método pelo qual se seleciona a amostra da pesquisa é vital para validar o projeto de investigação.

Existem fatores metodológicos a serem levados em conta ao decidir quem fará parte de uma amostra: Como a amostra será selecionada? Qual é o tamanho ideal da amostra para minimizar o erro de amostragem? Como maximizar as taxas de resposta?

Existem duas categorias de amostragem: amostragem aleatória e não aleatória, com várias técnicas de seleção de amostras, tais como:

  • Amostragem aleatória simples
  • Estratificada
  • Sistemática
  • Amostragem por conglomerados

Se for aplicável, é importante realizar pesquisas em múltiplos locais. Por exemplo, se você estiver realizando pesquisas para um shopping center, você definitivamente não deseja que todos os pesquisadores estejam localizados em apenas um local. É melhor ter uma posição em uma variedade de locais para capturar o pensamento de diferentes públicos.

Os pesquisadores devem respeitar o local designado para a aplicação de pesquisas offline, porque na maioria das vezes, os locais são definidos com base em uma justificativa. A amostra foi definida desta forma para subsidiar a investigação, sendo necessário seguir o procedimento indicado.

Outro elemento importante é a segurança do respondente. Certifique-se de que o local onde as pesquisas de campo são conduzidas é seguro e de fácil acesso. Isso dará ao entrevistador mais confiança para realizar seu trabalho. Também recomendamos: 7 vantagens de usar pesquisas

3.- Faça as perguntas em tom neutro e amigável

Sem sombra de dúvidas, uma das dicas que os pesquisadores sempre devem ter em mente é que devem ser sempre amigáveis. Isso permitirá que você crie rapidamente um bom relacionamento e obtenha facilmente dados dos respondentes.

Ao formular as perguntas da pesquisa, tente usar um tom neutro. Isso evitará influenciar as respostas do entrevistado e prejudicar a investigação. Faça as perguntas com clareza. Se houver várias opções de resposta, não enfatize nenhuma delas, pois você pode fazer com que o questionado escolha essa opção.

Outra recomendação é se vestir adequadamente. Seja com uniforme e crachá que identifique qual empresa pertence para dar maior confiança ao entrevistado.

Como muitos consumidores ficam na defensiva quando são abordados por um representante de vendas, é importante que os entrevistadores estabeleçam que estão apenas realizando uma pesquisa rápida e que não estão tentando vender nada.

Seja realista quanto ao tempo que levará para concluir a pesquisa. Se você disser aos entrevistados que eles levarão 3 minutos e, 10 minutos depois, eles vejam que ainda há várias perguntas a serem feitas, não terão uma boa experiência e podem até optar por não continuar respondendo. Leia também: Entenda o que significa tempo para seus clientes

4.- Verifique o seu equipamento antes de sair para o levantamento

Entre as dicas para os pesquisadores também está o de ter preparado todo o material que será usado. Se você pretende realizar pesquisas em papel, verifique se possui cópias suficientes. Se pretende realizar pesquisas móveis por meio de telefones celulares ou tablets, verifique se eles têm bateria e uma bateria de reserva. Veja: Pesquisas web, o que são?

Existem pesquisadores que precisam de material de apoio. Como por exemplo, áudio ou vídeo, para reforçar a investigação, se for esse o caso, certifique-se de trazer este equipamento com você e que esteja em boas condições. Use baterias recarregáveis para prevenção.

Leve em conta que uma pesquisa de campo pode demorar todo um dia ou até semanas. E, muitas vezes, acontece em lugares de difícil acesso. Desse modo, você precisa ter em mãos todas as ferramentas necessárias para não atrasar o projeto de pesquisa. 

5.- Não influencie a pesquisa deduzindo ou preenchendo os questionários

Dentro das dicas para pesquisadores, essa se destaca. Já que o fato de preencher uma pesquisa com informações falsas ou aleatórias pode fazer com que a investigação tenha sido em vão.

Os dados obtidos de pesquisas off-line ajudam as empresas a tomar decisões. Assim, se a informação não fosse fornecida pelas pessoas selecionadas para responder à pesquisa, o projeto de pesquisa e todo um negócio poderão falhar.

Por isso, a importância de selecionar entrevistadores de campo comprometidos com o projeto. Também que compreendam a importância de coletar informações e a finalidade delas, para que valorizem a importância de seu trabalho.

Esperamos que essas dicas para pesquisadores de campo ajudem você a ter um projeto bem-sucedido. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas necessárias para realizar sua pesquisa online ou offline. Caso necessite, também pode ler: Como criar um questionário online

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.