Pesquisa realizada pessoalmente, para que serve?

Uma pesquisa realizada pessoalmente é um método de coleta de dados feito cara a cara, a fim de obter uma grande quantidade de informações com profundidade.

Geralmente, na pesquisa  realizada pessoalmente, há um tipo de interação em que o pesquisador toma nota das respostas do respondente. No entanto, às vezes apenas a pesquisa é entregue, por exemplo, em uma plataforma online e o participante registra suas respostas através do site.

Uma pesquisa realizada pessoalmente, por meio de um software de pesquisa + o entrevistador,  é muito útil. Pois, a gravação dos dados coletados é feita em tempo real, para que você possa ter um relatório instantâneo dos detalhes da investigação, mesmo se a pesquisa é feita em uma área onde não há conectividade. Para isso, as pesquisas offline são usadas. Saiba mais em: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Tipos de pesquisa realizadas pessoalmente

Uma pesquisa realizada pessoalmente pode ser de dois tipos:

Pesquisa de interceptação

Geralmente, o pesquisador está localizado em espaços públicos. Como por exemplo, shopping centers ou parques. O entrevistador realiza uma entrevista com perguntas concisas para as pessoas que compõem sua amostra de estudo. Veja também: Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Pesquisa porta a porta

Nesses tipos de pesquisas, o pesquisador vai de casa em casa e pede ao participante um determinado tempo para aplicar o questionário.

Vantagens de realizar uma pesquisa pessoalmente

Entre as principais vantagens de realizar uma entrevista pessoalmente estão:

  • O pesquisador pode observar diferentes comportamentos: os pesquisadores, além das respostas que os participantes oferecem, têm a oportunidade de observar seus comportamentos e anotá-lo.
  • As entrevistas são mais pessoais: a abordagem pessoal pode ajudar você a testar as respostas dos entrevistados. Quando você faz perguntas abertas oralmente, permite que eles se expressem melhor do que por escrito.
  • Alta taxa de resposta: como a natureza da entrevista é cara a cara, os entrevistadores podem coletar uma grande quantidade de informações. É mais provável que as pessoas respondam a perguntas sobre um produto quando têm alguém esperando que ele responda. Leia também: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor para você?

Desvantagens de conduzir uma pesquisa pessoal

  • O processo é caro: pesquisar pessoalmente é mais caro do que enviar uma pesquisa on-line, já que é possível que os participantes não estejam em um espaço geográfico próximo ou você tenha uma grande amostra de estudo.
  • O tempo da investigação pode ser longo: esse tipo de pesquisa não tem um limite de tempo, portanto, a coleta de dados dos respondentes pode ser um processo longo. Geralmente, isso acontece porque os participantes não estão no mesmo local e é necessário viajar para encontrá-los. Também recomendamos a leitura de: Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa

Para que realizar uma pesquisa pessoalmente

Realizar uma pesquisa pessoalmente permite que você colete informações sem que haja uma grande quantidade de evasão entre elas. Por exemplo, se uma pessoa responde à pesquisa até o final e se oferece respostas adequadas para cada pergunta. Normalmente, uma pessoa se sente mais confiante para expressar suas opiniões verbalmente com alguém quando já se envolveram pessoalmente.

Se você deseja realizar uma pesquisa de mercado, a pesquisa realizada pessoalmente é apropriada. Por exemplo, quando você tem que mostrar um produto e testá-lo. Dessa forma, os entrevistados darão uma opinião precisa sobre o produto depois que usá-lo. Leia também: O que é um estudo de mercado?

Com a QuestionPro é possível realizar uma pesquisa pessoalmente através das diferentes opções oferecidas em nossa plataforma. Os entrevistadores podem ter um dispositivo móvel e preencher as respostas dos entrevistados, facilitando assim o processo. Veja mais em: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

Se você quiser realizar uma pesquisa pessoalmente usando a QuestionPro, entre em contato com um de nossos especialistas e resolva todas as suas dúvidas.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.