O que é uma investigação longitudinal?

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

Neste estudo, o criador da pesquisa não interfere nos entrevistados observados por um período de tempo que varia de meses a décadas para verificar qualquer alteração neles ou em suas atitudes.

Por exemplo, um pesquisador deseja descobrir qual doença afeta crianças de 10 a 15 anos, para que ele observe indivíduos durante esse período de tempo para coletar dados significativos.

Diferentemente dos estudos longitudinais, nos quais as variáveis ​​de pesquisa podem mudar durante seu longo curso de estudo, um estudo transversal é realizado em uma única instância, com todas as variáveis ​​que permanecem as mesmas ao longo do estudo.

Seguindo o exemplo anterior, se o estudo transversal concluir que existe realmente uma doença que afeta um determinado subconjunto da população inicial usada para a investigação, uma investigação longitudinal pode ser realizada para investigar o novo aspecto.

A diferença entre os dois estudos é a linha do tempo e a variável. No estudo transversal, o pesquisador realiza estudos com a mesma variável e é realizado apenas uma vez. Na pesquisa longitudinal, um pesquisador realiza um estudo usando diferentes variáveis ​​ao longo de um período de tempo e coleta dados com base nesses estudos.

Muitas investigações médicas são de natureza longitudinal. Embora também tenha um tremendo impacto no campo comercial, uma vez que diversos aspectos do negócio e da marca podem ser medidos e comparados através da realização de pesquisas.

Exemplos de investigação longitudinal

Alguns dos exemplos clássicos que podem ser usados para estudos longitudinais são:

Tendências do mercado e reconhecimento da marca

Para entender una tendencia de mercado y el conocimiento de la marca, la investigación de mercado hace maravillas. A través de estas encuestas, las empresas u organizaciones pueden saber lo que los clientes quieren y lo que descartan. Este estudio puede llevarse a cabo durante un período de tiempo para entender las tendencias del mercado, ya que tienden a cambiar constantemente.

Comentários sobre o produto

Se uma empresa ou marca lançou um novo produto e quer saber o que os consumidores pensam, pesquisas de opinião podem ser realizadas. Os comentários podem ser coletados por um longo período de tempo. Depois que os dados são coletados, empresas ou marcas podem colocar essas informações em prática.

Satisfação do cliente

A pesquisa de satisfação do cliente ajuda a organização a conhecer o nível de satisfação do cliente pelo tempo que desejar. Este estudo também pode durar anos.

Saiba O que é um estudo de satisfação e como realizá-lo?

Compromisso dos funcionários

Em uma organização, a gestão é o compromisso dos funcionários no local de trabalho é o mais importante. Este é um estudo contínuo em que uma pesquisa é realizada para entender o nível de comprometimento, os comentários apropriados são coletados e as ações são tomadas de acordo.

Obtenha novas ideias através de uma pesquisa de satisfação no trabalho

Como conduzir uma investigação longitudinal?

A investigação longitudinal é útil, não apenas no campo da ciência e da medicina, mas também em muitos outros. Há muitas razões pelas quais um pesquisador pode querer realizar um estudo longitudinal. Um dos mais importantes é que eles fornecem uma visão única de que muitos outros tipos de pesquisa falham.

Veja um exemplo para entender como conduzir uma investigação longitudinal.

1. Hipoteticamente, considera que existe um estudo realizado para entender as semelhanças ou diferenças entre gêmeos idênticos que são criados juntos, versus gêmeos idênticos que não são criados juntos em uma variedade de variáveis. Os pesquisadores, neste caso, gostariam de observar esses participantes desde a infância até a idade adulta e entender como o crescimento em um ambiente diferente influencia características, hábitos e personalidade. Como os participantes compartilham os mesmos genes, presume-se que qualquer diferença se deva a fatores ambientais.
A investigação longitudinal é realizada por um período mais longo, variando de alguns anos a décadas; os dados coletados podem ser extremamente úteis quando mudanças são observadas ao longo de um período de tempo. Os pesquisadores coletam e analisam essas inferências.

Veja também: Diferenças entre estudo transversal e longitudinal

2.Outro exemplo é que um investigador foi contratado para estudar se existe uma relação entre violência e uso de videogame. Uma amostra é coletada para o estudo e para reduzir a quantidade de interferência é coletado um grande grupo de participantes de uma população que joga videogame. Aqui a faixa etária é restrita a pessoas entre 13 e 19 anos. O próximo passo é registrar o quão violento os participantes da amostra estão atualmente. Isso cria uma linha de base para comparações posteriores. O pesquisador deve manter um registro do número de videogames que está jogando.

Este estudo pode durar meses ou até anos. Durante esse período, o pesquisador pode fazer comparações entre os aspectos comportamentais dos participantes antes e depois para manter um registro e saber se existe um vínculo entre violência e videogame.

Guia de Pesquisa Transversal

Tipos de investigação longitudinal

Existem três tipos principais de estudos longitudinais:

Painel de estudo

Um painel de estudo é um tipo particular de investigação longitudinal em que há uma amostra de pessoas de uma população maior e é realizada em intervalos específicos durante um período de tempo mais longo.

Uma das características mais importantes do painel de estudo é que os dados são coletados repetidamente da mesma amostra em um momento diferente. A maioria dos estudos de painel é projetada para análise quantitativa, no entanto, eles também podem ser facilmente usados para a coleta e análise de dados qualitativos.

Estudo de corte

Um estudo de corte é uma forma de pesquisa longitudinal que coleta amostras de um grupo de pessoas que normalmente experimentavam um evento comum por vez. É utilizado essencialmente no campo da medicina.

Alguns podem argumentar e chamar os ensaios clínicos uma forma de estudos de corte; no entanto, há uma mera observação da amostra ou dos participantes envolvidos.

Estudo retrospectivo

O estudo retrospectivo utiliza os dados existentes porque um tipo semelhante de pesquisa foi realizado anteriormente. Ao conduzir um estudo retrospectivo, o investigador usa um banco de dados administrativo existente, registros médicos pré-existentes ou uma entrevista pessoal.

Vantagens de uma investigação longitudinal

  • A investigação longitudinal é usada excepcionalmente devido à sua capacidade de identificar e se relacionar com eventos.
  • Ao realizar esses tipos de estudos, a cronologia dos eventos é conhecida, principalmente na área médica.
  • Como o estudo longitudinal é realizado por um longo período de tempo, ajuda a identificar e estabelecer uma sequência específica de eventos.

Pesquisa seccional – conheça suas vantagens e desvantagens

Desvantagens da investigação longitudinal

  • Como esse estudo pode durar um período de tempo, a quantidade de dinheiro necessária para a realização deste estudo é bastante alta.
  • Um período prolongado de tempo pode significar que o número de entrevistados sai da pesquisa. As pessoas ficam entediadas e provavelmente não participam até o final da investigação.
  • As pessoas podem começar a agir de maneira diferente porque sabem que estão sendo vigiadas. Isso é inconveniente em termos de dados coletados. Não permanecerá imparcial.

A investigação longitudinal ajuda a fornecer insights significativos que podem não ser possíveis com outras formas de estudo, como estudos transversais. Além disso, permite que os pesquisadores acompanhem o desenvolvimento por um longo período de tempo, em vez de simplesmente tirar conclusões precipitadas.

Se você deseja conduzir uma investigação longitudinal por meio de uma ferramenta on-line, faça-o com a QuestionPro!

Solicite uma demonstração da nossa plataforma de coleta de dados e conheça todas as nossas funções.

Também recomendamos: Pesquisa empírica: conheça as etapas para executá-lo

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.