O que é um estudo transversal?

O estudo transversal é definido por pesquisa observacional, que analisa dados ​​coletados ao longo de um período de tempo. Essa pesquisa pode ser em uma população amostral ou em um subconjunto predefinido. Este tipo de estudo também é conhecido como estudo transversal, estudo transversal e estudo de prevalência.

Os dados coletados no estudo transversal são de pessoas parecidas em todas as variáveis. Exceto na variável que está sendo estudada. Essa variável é a que permanece constante durante todo o estudo transversal. Deve-se mencionar que isso é diferente do estudo longitudinal. Onde as variáveis ​​do estudo podem mudar ao longo do curso da investigação. Saiba mais sobre: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Quem pode realizar um estudo transversal?

Estudos transversais são realizados em diversas indústrias, tais como:

  • No varejo: um estudo transversal pode ser realizado com homens e mulheres. Entre 24 e 35 anos para verificar os gastos que realizam no momento da compra. E as diferenças de tendências entre ambos os sexos.
    Estudo Transversal
  • Nos negócios: o estudo transversal pode ser conduzido para entender pessoas de diferentes níveis socioeconômicos. E de uma área geográfica como respondem a uma mudança em uma oferta.
  • No cuidados de saúde: um estudo de assistência médica transversal é usado para compreender. Por exemplo: crianças entre os 2 e os 12 anos que são propensas a ter uma deficiência de cálcio.
  • Na educação: o estudo transversal é particularmente útil. Para entender como homens ou mulheres de um grupo etário semelhante. Mas de etnias diferentes, reagem ou entendem um tópico específico.

A pesquisa transversal ou o estudo transversal ajuda a coletar uma grande quantidade de dados de ação rápida. E colabora na tomada de decisões e na oferta de produtos ou serviços. Leia tambem: Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa

Tipos de estudos transversais

Descritivo

Um estudo transversal pode ser completamente descritivo. E serve para avaliar a frequência e distribuição de um tópico de estudo em um determinado grupo demográfico. Um exemplo pode ser como avaliar uma amostra aleatória de universidades. Por exemplo: em um estado para verificar a obesidade entre homens e mulheres.

Analítico

Este estudo transversal é utilizado para investigar a associação entre dois parâmetros relacionados ou não relacionados. No entanto, esta metodologia não é completa, uma vez que a presença de fatores de risco e resultados são simultâneos.

Por exemplo, para validar se os mineiros que trabalham na coleta de carvão podem desenvolver bronquite. Apenas os fatores da mina devem ser observados. Mas o que o estudo não explica. É que a bronquite poderia ser inerente ou que alguns mineiros já tinham propenção à doença.

Em um estudo transversal de vida real, os atributos de ambos os tipos são usados.
Definição de variáveis ​​de estudo transversal

Faça uma pesquisa a partir do zero

Algumas das principais variáveis ​​de um estudo transversal são:

  • O estudo transversal é realizado com o mesmo conjunto de variáveis ​​durante um determinado período de tempo. O estudo é realizado em uma única instância. Ao contrário dos estudos longitudinais, onde as variáveis ​​podem mudar durante o período da pesquisa.
  • Um estudo transversal dá ao pesquisador a flexibilidade de considerar múltiplas variáveis. C​​omo uma constante, com apenas uma variável como foco do estudo transversal.

A maneira mais fácil de encapsular um estudo transversal. É basicamente um estudo que capta as opiniões de um grupo de pessoas em um momento específico. Essas investigações são usadas para determinar o que acontece em tempo real, em um determinado momento. conheça também: Processo de pesquisa de mercado – como projetar

Você também pode usar esse tipo de pesquisa para descrever as variáveis ​​predominantes que existem em um determinado ponto. Por exemplo, dados transversais sobre os hábitos de consumo de pessoas no passado. E um diagnóstico atual de algo em particular.

Aqui estão dois exemplos que ajudarão você a entender melhor esse método:

  1. As empresas de telefonia confiam em várias funções avançadas e inovadoras para impulsionar as vendas. Suponha que uma investigação seja conduzida entre o mercado demográfico alvo por um fabricante de telefone. Que se concentre em validar a taxa de adoção antecipada e possíveis vendas do telefone.
    No estudo transversal, homens e mulheres em diferentes locais geográficos e idades registraram-se para fazer parte desta pesquisa. Se os resultados do estudo mostrarem que as mulheres latino-americanas não comprariam o telefone porque é muito grande, a empresa de telefonia móvel pode ajustar o design antes de seu lançamento ou desenvolver e comercializar um telefone menor para as mulheres.
  2. Outro exemplo de estudo transversal seria um estudo médico que analisa a prevalência de câncer em uma determinada população. O pesquisador pode avaliar pessoas de diferentes idades, etnias, localizações geográficas, origens sociais, etc. Se com a pesquisa, os resultados mostram que uma determinada idade dos homens. É mais propensa a ter a doença. O pesquisador pode realizar mais estudos para entender a razão por trás disso, como um estudo longitudinal.

Análise de estudos transversais

Em um estudo transversal, para medir a prevalência, múltiplos parâmetros são medidos simultaneamente através de perguntas, observações e respostas.

Prevalência = Número de casos em um determinado momento / não de pessoas em um determinado momento.

Variáveis ​​contínuas caem ao longo de um determinado intervalo. Para calcular a prevalência. Os valores devem estar abaixo ou acima de um nível predeterminado. Ou, caso contrário, os níveis médios não podem ser calculados. Saiba mais: Por que fazer pesquisa de mercado

Vantagens e desvantagens de realizar um estudo transversal

Estas são algumas das principais vantagens e desvantagens de realizar uma investigação através de um estudo transversal.

Vantagens de estudos transversais

  • Relativamente rápido para dirigir
  • Todas as variáveis ​​são coletadas em um único momento
  • Vários resultados podem ser investigados ao mesmo tempo
  • A prevalência de todos os fatores pode ser medida
  • Bom para análise descritiva
  • Pode ser usado como um trampolim para futuras pesquisas

Desvantagens de estudos transversais

  • Não pode ser usado para pesquisa com base em uma linha do tempo
  • Difícil encontrar pessoas que estão exatamente sob as mesmas variáveis
    As associações são difíceis de interpretar
  • Quando se trata de questões fortes que envolvem sentimentos, pode ser o caso de ter um viés nos resultados
  • Eles não ajudam a determinar a causa

Estudos transversais vs. estudos longitudinais

Embora ambos sejam métodos de pesquisa qualitativa, existem algumas diferenças entre estudos transversais e estudos longitudinais.

Em estudos transversais, as variáveis são coletadas em um determinado momento. Mas os estudos longitudinais cobrem múltiplas sessões e as variáveis podem mudar.

Estudos transversais são usados com maior frequência para encontrar pontos comuns entre as variáveis. Estudos longitudinais, devido à sua natureza, são utilizados para analisar ainda mais o assunto que está sendo investigado.

Melhore a experiência do cliente com uma pesquisa NPS

O outro fator é que, devido à longevidade da investigação, pode haver um desgaste no estudo longitudinal. Que distorce o resultado e a investigação correspondente. Isso não ocorre em uma investigação transversal, uma vez que o estudo é realizado com as mesmas variáveis.

Continue aprendendo:

Guia de pesquisa transversal

Descubra os benefícios de conduzir um estudo conjunto

5 dicas para que o crescimento do seu negócio não lhe traga dores de cabeça

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.