Painel de investigação online: tipos e importância

Um painel de investigação online é um método usado para coletar dados repetidamente de um grupo de pessoas pré-recrutadas de maneira digital.

O painel de investigação online mais popular e eficaz da atualidade são as comunidades digitais, plataformas onde participantes e empresas mantém contato próximo, interagindo e cooperando com os objetivos de cada um, de maneira online.


 

Qual a importância em criar um painel de investigação online?

As pesquisas sempre foram um grande divisor de águas para muitos, mas a digitalização das mesmas vem apresentando resultados ainda melhores. Com um painel online é possível obter muito mais dados em menos tempo e com um investimento menor.

As empresas que buscam opiniões sobre seus produtos e serviços oferecidos, pesquisam principalmente seu mercado antes de lançar uma novidade no mercado para avaliar o potencial desse produto. Eles também realizam pesquisas de mercado para obter feedback sobre produtos e serviços existentes para que entendam o que os clientes querem e possam fazer melhorias em seus produtos.

Estudantes universitários utilizam painéis online para suas teses e os professores os utiliza em suas atividades de pesquisa. As universidades realizam estudos em painéis de estudantes para compreender os desejos e interesses dos alunos e adaptar ou melhorar os cursos.

Ao aderir ao meio digital, você coleta informações mais direcionadas, o que facilita o processo de analisar esses dados e favorece a veracidade dos resultados. Além disso, o índice de respostas é muito maior, já que os membros do painel são pré-selecionados com base em critérios característicos.

 

Tipos de painel de investigação online

Comunidade online

As comunidades online são painéis interativos onde empresa e cliente se relacionam de perto por meio de pesquisas, fóruns, grupos focais, etc. Se você já possui sua lista de respondentes para pesquisas, você pode subir para a plataforma de comunidade online da QuestionPro para que eles participem de suas investigações de mercado.

Painel B2B

Um painel B2B (Business-to-Business) é um grupo de respondentes para pesquisas formado principalmente por tomadores de decisões comerciais. Eles são perfilados pelo tamanho do funcionário, ocupação, indústria, designação e receita organizacional. Os pesquisadores que utilizam painéis B2B podem acessar os tomadores de decisão em várias funções, como Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Finanças, etc., incluindo executivos de nível C.

Painel B2C

Os painéis B2C (Business-to-consumer) são compostos por indivíduos ou usuários finais de um produto ou serviço. Eles pertencem a uma ampla gama de campos de negócios como viagens e lazer, entretenimento, alimentos e bebidas, etc. As empresas podem entrar em contato diretamente com esses painelistas para conduzir suas pesquisas.

Painel geral da população

Um painel geral da população compreende um grupo de indivíduos que reflete a composição demográfica real do estado, país ou região em particular. Os indivíduos são então escolhidos deste painel para participar de um estudo, de acordo com os critérios e objetivos da pesquisa.

Painel especializado

Os painéis especializados são compostos por indivíduos que fazem um tipo específico de trabalho ou pertencem a um grupo particular de pessoas especializadas. Exemplos de painéis de especialidades incluem painéis de videogame, empreiteiros gerais, proprietários de casas, estudantes universitários, veterinários e outros.

 

Agora é hora de pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de um software para pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração